SEU BOLSO

Conta de luz fica mais cara para moradores de Franca e região

Aprovado pela Aneel, aumento médio será de 1,46% está em vigor desde segunda e impacta principalmente residências e pequenos comércios.

09/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Reprodução

Reajuste começou a valer nessa segunda-feira, 8
Reajuste começou a valer nessa segunda-feira, 8

Franca e municípios do interior paulista atendidos pela CPFL Paulista tiveram um aumento na conta de luz nessa segunda-feira, 8. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste tarifário anual da concessionária, que varia de acordo com o tipo de consumidor.

Para os clientes do Grupo A, que inclui indústrias e grandes comércios, o aumento é de 0,80%. Já para os consumidores do Grupo B, composto por residências e pequenos comércios, o aumento é de 1,77%, com um efeito médio de 1,46%.

Segundo a CPFL Paulista, o aumento decorre de uma série de fatores, especialmente relacionados aos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora. Estes incluem o aumento dos encargos setoriais, impulsionado pela redução do aporte proveniente da privatização da Eletrobrás, e o aumento dos custos de transmissão, devido ao reperfilamento da indenização estabelecida pela Aneel para algumas transmissoras.

Outro fator que contribui para o aumento é o aumento do custo de geração, principalmente relacionado ao processo de descotização das usinas da Eletrobrás. Por outro lado, custos gerenciados pela distribuidora sofreram uma redução devido à variação anual negativa do IGP-M, de 4,26%, descontada do Fator X, um mecanismo de compartilhamento de ganhos de produtividade aos consumidores.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Cláudio Matheus.
    09/04/2024
    Em 2021/22 eu pagava 35% a mais de energia que o valor pago atualmente. Ai vem o gado reclamar de um aumento de 1,46%. Difícil quando não se sabe fazer conta...
  • josé roberto
    09/04/2024
    Ué não entendi...Privatizou a eletrobrás no governo do bolsonazi dizendo que ia ter mais investimento e redução de tarifa...ai na matéria diz que não teve investimento da eletrobrás e subiu o custo?!?!?! Ué mas, privatizar não é sempre bom?!?!?!?!!?
  • Dirceu
    09/04/2024
    Maior cara de pau dizerem que o tal aumento será de 1,46%... quando chegar as contas, veremos o aumento real... que vai beirar os 10%.... Infelizmente ficamos mais uma vez nas mãos das operadoras..... Se pelo menos o governo tivesse a inteligência de incentivar a micro geração de energia, mas não... querem mais e mais impostos... Só pensam no lucro..
  • Ah não Aneel
    09/04/2024
    Ah não Aneel. Estão chegando as contas da escolha de 2022 na esfera federal . Agora é tarde. Não reclamem e paguem mais
  • Marcos
    09/04/2024
    Faz o L