ANGÚSTIA

Idoso de 73 anos com câncer aguarda vaga no PS de Franca há três dias: 'É uma vergonha'

'É uma vergonha. Descaso total com as pessoas, ainda mais com idosos. É muito triste ver seu pai sofrendo e não poder fazer nada', comenta filha do idoso, que espera vaga.

Por Hevertom Talles | 08/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

WhatsApp/GCN

Ilton Nunes da Silva, de 73 anos, internado no Pronto-socorro 'Dr. Álvaro Azzuz'
Ilton Nunes da Silva, de 73 anos, internado no Pronto-socorro 'Dr. Álvaro Azzuz'

A falta de vagas em hospitais públicos para transferência de pacientes atendidos em unidades de emergência e que necessitam de mais suporte, continua sendo um tormento em Franca. Desta vez, é Ilton Nunes da Silva, de 73 anos, que sofre essa angustiante realidade desde a última sexta-feira, 5.

O aposentado está internando no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, com câncer no pulmão e no fígado, infecção de urina e pneumonia.

A filha do idoso, Lais Aparecida Silva, de 22 anos, relata que o pai precisou ser amarrado na noite desta segunda-feira, 8, por conta da situação que ele se encontrava, agressivo.

“É uma vergonha. Descaso total com as pessoas, ainda mais com idosos. É muito triste ver seu pai sofrendo e não poder fazer nada. Ano político, cadê o senhor prefeito Alexandre? Ele, sim, pode mudar essa situação, mas não está nem aí, pelo jeito’”, afirmou Lais, sobre a reclamação da demora da liberação da vaga.

Mas, apesar de a Prefeitura solicitar a liberação, a autorização é feita pela Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo - Siresp (antiga Cross), de gestão estadual.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que Ilton recebeu atendimento, e após avaliação foi indicada a continuidade do tratamento. O idoso segue sendo assistido pela equipe médica e de enfermagem do pronto-socorro.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde comunicou que às 13h30 há uma consulta agendada na especialidade de pneumologia para Ilton no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Franca.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) auxiliou na regulação do paciente, que foi inserido no sistema nesta segunda-feira (8) e já teve sua transferência autorizada para a Santa Casa de Franca. O paciente está sendo acompanhado por equipe multidisciplinar e recebendo a devida assistência médica, segundo o órgão.

Matéria atualizada às 18h54

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.