ESPORTE

Franca 200 anos: Otto Sandoval, o presidente do acesso da Francana de 1977

A consagração de Otto como 'cartola' alviverde veio em 1977, quando montou o elenco campeão da Intermediária.

Por Guilherme Faber | 07/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Reprodução

Otto Roberto Sandoval nasceu em 31 de março de 1936 em Franca
Otto Roberto Sandoval nasceu em 31 de março de 1936 em Franca

Indubitavelmente, a cidade de Franca ficou famosa pela sua tradição no basquete, mas a diferença é que esse município do nordeste paulista já viveu fortes emoções no futebol, com a ajuda do Otto Sandoval, o presidente do acesso da Francana de 1977.

Otto Roberto Sandoval nasceu em 31 de março de 1936 em Franca, foi comerciante, pecuarista e industrial. Otto veio ao mundo como torcedor do São Paulo e, com o tempo, também cultivou a sua paixão pela Francana.

O interesse de Sandoval pelo futebol só aumentou, ao ponto de ter o seu primeiro mandato de presidente da Francana em 1976, época em que a Feiticeira amargou o "quase" com acesso por conta da sua desclassificação para o quadrangular final da Intermediária (Atual A2 do Campeonato Paulista).

A consagração de Otto como "cartola" alviverde veio em 1977, quando montou o elenco campeão da Intermediária ao lado de Xisto Antônio de Oliveira (vice-presidente da sede recreativa), Ginez Sanches (futebol profissional) e do trio responsável pelo conselho fiscal Rubens de Mello, André Garcia e José Essado Filho. 

O segundo lugar da Veterana na Série Brigadeiro Jerônimo Bastos a classificou para a fase final no Grupo dos Vencedores e, na sequência, o título veio na última rodada, depois da vitória por 2 a 0 em cima do Araçatuba, no Lancha Filho, na tarde de 4 de dezembro, perante 22 mil pessoas. Zé Antônio e Antenor marcaram os gols.

“A minha convivência com Otto Sandoval na Francana foi muito boa e de amizade. Era uma pessoa fácil de conviver, muito aberta e que não vivia com vaidade. Não havia a distância do presidente para os jogadores comandados. Recebeu e tratou todo mundo bem. Ele tinha uma aceitação muito grande do elenco. Essa convivência foi fundamental para nossa conquista do acesso”, relembrou o técnico Geninho, que foi o goleiro titular desse título da Francana, em entrevista exclusiva para o GCN/Sampi.

Os seus feitos como líder da Francana renderam a Comenda "Relógio do Sol" e o título "Personalidade do Ano". Após o objetivo cumprido com a Feiticeira, Otto não permaneceu como presidente para a temporada de 1978, e quem o sucedeu foi Thomaz Licursi Junior.

A contribuição do Otto Sandoval na história do basquete francano
A dedicação de Sandoval não se limitou apenas nos gramados. Ele impediu o fim do basquete de Franca em dezembro de 1976. A empresa Amazonas não atingiu o retorno financeiro esperado e anunciou o término das atividades. Otto tomou conhecimento desse fato e criou plano financeiro para Francana encampar a equipe dessa empresa, oferta que foi prontamente aceita pela direção esmeraldina.

"A saída do Grupo Amazonas foi sem aviso prévio. Franca ia ficar sem basquete, se nada fosse feito. Otto Sandoval teve uma importância ímpar nessa situação e colocou-se à frente junto com o conselho para trazer o basquete dentro da Francana”, disse o advogado e pesquisador do basquete francano Rodolfo César Pino.

Particularidades
Otto foi casado com Maria Leite de Barros Sandoval, relação que permitiu o nascimento dos filhos Vera Helena Sandoval, Eliana Maria Sandoval, Otto Roberto Sandoval Filho e Carlos Roberto Sandoval. Otto Roberto Sandoval não resistiu a um infarto e faleceu em 22 de julho de 1989. Há um viaduto com o seu nome na região central de Franca. 

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Manoel Florencio dos Santos
    08/04/2024
    Otimo e justa homegem e recordacao do Otto Sandoval ele era isto mesmo e foi mru padrinho de casamento
  • Adilson
    07/04/2024
    Lembramos bem dele, da casa dos atletas da Francana na avenida um pouco pra baixo do Champagnat, época das discotecas, do Canecão, das famílias da high-society da Vila Flores dos bigodudos fazendeiros e suas lindas filhas que sumiram todas, dos bailes e carnavais dos burgueses do Clube de Campo, do pixado na parede da Faculdade de Filosofia que dizia terra do capim mimoso e da erva braba..rsrs...O último ao sair que apague a luz, e acho que vai ser o Seu Aparecido da avenida, ahn??....