LUTA

Mulher aguarda leito UTI em Franca: ‘minha irmã está morrendo e ninguém faz nada'

Paciente teve complicações em pós-operatório, como perda dos sinais vitais e desidratação severa; Santa Casa de Franca diz que quadro é estável.

Por Pedro Baccelli | 05/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Arquivo familiar

Camila Caroline Veiga da Silva: complicações no pós-operatório
Camila Caroline Veiga da Silva: complicações no pós-operatório

Camila Caroline Veiga da Silva, de 32 anos, aguarda transferência para um leito UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Franca nesta sexta-feira, 5.

Diagnosticada com anemia crônica, sem causa conhecida, Camila foi encaminhada com urgência para a Santa Casa de São Joaquim da Barra, onde descobriu que tinha lesões no intestino e nódulos pulmonares. Estado que culminou na realização de uma cirurgia na última segunda-feira, 1°, na Santa Casa de Franca.

A paciente desceu do centro cirúrgico para o quarto, quando começou a apresentar complicações no pós-operatório, como perda dos sinais vitais e desidratação severa, que quase causaram sua morte. Apesar do quadro clínico, segundo familiares, o hospital informou que Camila havia apresentado uma pequena melhora, e cancelaram o pedido de vaga na UTI.

“Há três dias já tinha sido feito o encaminhamento de espera de leito UTI. Depois, a médica falou que ela tinha melhorado, mas não tinha. Minha irmã continuou do mesmo jeito, sem melhora nenhuma (...) ela está necessitando urgente de ir para a UTI, porque ela está morrendo. A minha irmã está morrendo e ninguém faz nada”, disse Taiane Fernanda de Veiga Silva.

Preocupação que aumentou pela composição da equipe hospitalar. Ainda segundo a irmã, o atendimento tem sido majoritariamente realizado por médicos residentes ou estagiários, sem a supervisão adequada de especialistas, levantando dúvidas sobre a qualidade do cuidado prestado.

Taiane solicitou a revisão do caso, enquanto Camila segue aguardando no quarto. Nesta sexta-feira, um segundo médico fez um novo pedido de leito UTI para a paciente. "Já colocaram sonda para ela não ficar vomitado. Hoje, voltaram, novamente, as crises, passando muito mal", completou a irmã.

Santa Casa de Franca
Em nota, a Santa Casa de Franca informou que Camila encontra-se internada - recebendo o suporte da equipe médica e multidisciplinar, que está atendendo a todas as demandas necessárias ao caso. Apesar da situação descrita pela família, o grupo hospitalar disse que o quadro é estável, não necessitando de cuidados intensivos até o momento.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.