DRAMA

Idosa aguarda vaga de internação há 4 dias na UPA do Anita, em Franca

A escassez de vagas de internação na rede pública voltou a ser preocupação em Franca.

Por N. Fradique | 04/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Colaboração

Idosa aguarda vaga de internação na UPA do Anita
Idosa aguarda vaga de internação na UPA do Anita

A escassez de vagas de internação na rede pública voltou a ser preocupação em Franca. Há registro nos últimos dias de pessoas que chegam a ficar à espera de uma vaga até uma semana, após serem atendidos nas unidades da cidade.

A idosa Alira Vieira da Silva, de 73 anos, é o retrato disso. Ela aguarda uma vaga de internação para a realização de exames há quatro dias na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Anita, zona Oeste da cidade.

A filha Lucimara Vieira da Silva diz que sua mãe vem sofrendo com problemas pulmonares e, apesar do encaminhamento médico, ela não consegue internação através da rede SUS. “Ela está aguardando na UPA uma vaga na Santa Casa para fazer uma punção no pulmão, para exame de biópsia. Já são quatro dias de espera”, relata a filha, nesta quinta-feira, 4.

Os exames foram solicitados pela equipe médica especializada do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

A Prefeitura de Franca informou que a paciente recebeu atendimento na UPA e, após acolhimento e avaliação, foi indicada continuidade do tratamento em ambiente hospitalar. Ela foi inserida no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo - SIRESP (antiga CROSS), o qual, de gestão estadual, gerencia o acesso aos leitos nos hospitais da região conveniados ao SUS. "No momento ela aguarda liberação da vaga, assistida pela equipe médica e de enfermagem da unidade", completou.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.