SEGURANÇA

Violência doméstica: Batatais adota botão do pânico por meio de aplicativo; saiba como

Após a solicitação, o próprio aplicativo envia um alerta à central de monitoramento, com a localização da vítima via GPS, juntamente com outras informações relevantes.

Por Hevertom Talles | 03/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Reprodução

Para ser acionado, o botão do pânico é preciso ter aplicativo baixado no celular
Para ser acionado, o botão do pânico é preciso ter aplicativo baixado no celular

A cidade de Batatais, na região de Franca, implantou no município nesta segunda-feira, 1º, o “botão do pânico” para combater a vidência doméstica e ajudar a reforçar a segurança nas escolas.

O dispositivo promete facilitar o pedido de solicitações de emergência, possibilitando uma reposta eficaz das autoridades policiais, tanto em casos de violência doméstica, como  para garantir a segurança dos professores, alunos e comunidade escolar.

O aplicativo que contém o serviço foi desenvolvido para prestar atendimento imediato em casos de violência doméstica, quando for acionado, especialmente quando a vítima possui uma medida protetiva de urgência, segundo a Secretaria Municipal de de Desenvolvimento e Econômico.

Para ser acionado, o botão do pânico é preciso ter aplicativo baixado no celular. Por meio do aplicativo e de uma central de monitoramento desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, as vítimas podem acionar rapidamente a GCM (Guarda Civil Municipal) em caso de agressão ou descumprimento de medidas protetivas.

Após a solicitação, o próprio aplicativo envia um alerta à central de monitoramento da GCM, com a localização da vítima via GPS, juntamente com outras informações relevantes, como fotos da vítima e do agressor. Na sequência, as autoridades poderão fazer as intervenções para garantir a proteção e prevenir crimes de violência.

A prefeitura de Batatais orienta que em casos de violência, a vítima deve procurar apoio legal e policial para estar protegida.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.