RACISMO

Sesi Franca recua após prometer banir de forma permanente envolvidos em ato racista

Nota do clube foi deletada na 4ª feira por ordem da 'superior administração do Sesi e do Sesi Franca Basquete'. Um comunicado mais curto foi feito nesta 5ª feira.

27/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min

WhatsApp/GCN

Jogo entre Sesi Franca e Palmeiras no domingo, 24, em Franca: mãe de atleta do time do Palmeiras sub-15 alega ter sido ofendida por torcedora do Sesi Franca
Jogo entre Sesi Franca e Palmeiras no domingo, 24, em Franca: mãe de atleta do time do Palmeiras sub-15 alega ter sido ofendida por torcedora do Sesi Franca

Após uma denúncia de injúria racial no último domingo, 24, em que a mãe de um atleta do time do Palmeiras sub-15 alega ter sido ofendida por uma torcedora do Sesi Franca, o clube de Franca chegou a publicar uma nota extensa em seu perfil nas redes sociais na tarde desta terça-feira, 26, porém, a manifestação foi deletada minutos depois. 

A assessoria do clube foi procurada ainda na tarde desta terça-feira, 26, para explicar o motivo de a nota ter sido apagada, e somente na tarde desta quarta-feira, 27, respondeu que a publicação foi excluída após decisão da "superior administração do Sesi e do Sesi Franca Basquete".

Ato seguinte, uma nova nota enviada nesta quinta-feira à reportagem do GCN/Sampi dizendo basicamente que posturas antiesportivas, seja por parte da torcida, dos atletas e seus responsáveis, equipe técnica e funcionários, não serão admitidas.

A nota enviada ao GCN Sampi, porém,não havia sido publicada nas redes sociais até 19h05 desta quinta-feira. Além disso, até o momento nenhum jogador ou profissional do clube se manifestou a respeito individualmente.

Áudio pressiona o clube
Circula em grupos de WhatsApp um áudio de uma pessoa se dizendo sogro da possível suspeita de injúria racial. No áudio, o homem menciona que sua nora se envolveu em uma discussão com uma torcedora do Palmeiras, que é negra e "famosa" nas redes sociais. A torcedora alegou ter sido vítima de racismo e compartilhou isso nas redes sociais, o que teria causado "mal-estar para a família" do narrador do áudio. O suposto sogro da pessoa suspeita quer saber quem publicou a nota e saber a intenção da nota ser publicada.

Diz o homem literalmente: “Ela (a torcedora do Palmeiras) não tem nenhuma prova de fazer isso, se ela tivesse prova tivesse realmente acontecido, no caso de crime de racismo, certo, isso teria sido, chegou a polícia lá, meu filho esperou duas horas a polícia chegar, o Sesi tomou todas as providências necessárias. A diretoria do Sesi fez uma reunião hoje dizendo que tá do lado da nossa família, tá do lado do que aconteceu, que vai dar todo o apoio aí, nós de repente vemos na página do Franca Basquete uma atitude dizendo que lamentava o incidente de racismo e que isso tinha que ser apurado, pelo amor de Deus".

E prossegue: "Eu juro que eu quero saber quem é que colocou, porque o Prior (presidente do Sesi Franca) disse que não foi ele, que ele não sabia, então, eu quero saber, eu quero a resposta quem foi que colocou isso, certo? Eu gostaria de saber porque eu acho que isso tem que ter responsabilidade sim, quero saber qual foi a intenção das pessoas ao colocar isso aí e saber pra quem que elas estão onde que elas estão querendo chegar".

Questionada sobre o conteúdo do áudio, a assessoria do Sesi Franca negou que tenha deletado a nota após o áudio vazado.

A nota retirada do ar
A nota oficial do Sesi Franca publicada por alguns minutos nesta terça-feira em suas redes sociais repudia com veemência o episódio de racismo. Nela o clube mostra sua indignação diante dos atos discriminatórios presenciados nas arquibancadas e reforça seu compromisso com a promoção da inclusão e diversidade em todas as suas atividades esportivas.

Além disso, o Sesi Franca Basquete assegura estar colaborando "integralmente" com as autoridades para identificar e punir os responsáveis pelos atos racistas. A nota enfatiza ainda que, se comprovada a participação dos envolvidos, estes serão banidos "permanentemente" dos eventos esportivos do clube em Franca.

Nota do Sesi Franca desta quarta-feira, 27
Após esclarecer o motivo da suspensão da nota desta terça-feira, a assessoria de imprensa do Sesi Franca encaminhou ao GCN Sampi o seguinte comunicado: "Diante do desentendimento entre torcidas, no último domingo, 24, na partida entre as equipes sub-15 do Sesi Franca Basquete e Palmeiras, o Sesi São Paulo tomou todas as medidas cabíveis para esclarecer o episódio e acionou a polícia de imediato. No momento, o caso está a cargo das autoridades competentes.

Como providência, em todas as modalidades esportivas das categorias de base, a qualquer ação considerada ofensiva e preconceituosa, os jogos serão suspensos imediatamente.

Posturas antiesportivas, seja por parte da torcida, dos atletas e seus responsáveis, equipe técnica e funcionários, não serão admitidas, e o Sesi-SP e o Sesi Franca Basquete darão continuidade às medidas educativas, que fazem parte dos valores do esporte, com todo o seu público."

Leia mais:
Mãe de atleta denuncia racismo em jogo do sub-15 entre Sesi Franca e Palmeiras

Advogados de vítima de racismo em jogo do Sesi Franca apontam suspeita à polícia; VÍDEO

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Artur
    28/03/2024
    Mas estranho isso,em Franca as pessoas não são soberbas e nem um preconceituosas, ainda acredito que quem ofendeu o menino deve ser negro...FRANCA SENDO FRANCA