LONGA ESPERA

Dengue e covid lotam PS da Unimed em Franca

Por Giselle Hilário | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo pessoal
Sala de espera do PS ficou o dia todo lotada; foi preciso paciência para esperar
Sala de espera do PS ficou o dia todo lotada; foi preciso paciência para esperar

Casos suspeitos de covid-19 e de dengue em alta em Franca lotaram o Pronto-socorro da Unimed nesta segunda-feira, 26. Muita gente precisou esperar por atendimento por mais de três horas, o que gerou muitas reclamações de usuários.

O GCN/Sampi recebeu inúmeros relatos de pessoas que estavam no local há horas aguardando por atendimento. Com a sala lotada, alguns optaram por esperar do lado de fora da unidade.

Por conta do alto número de casos de dengue na cidade, o São Joaquim Hospital abriu, no último dia 5, um novo ambulatório para atender os casos da doença. No Ambulatório da Dengue, como é chamado, são atendidos pacientes suspeitos ou confirmados. Ainda assim, o PS ficou lotado o dia todo nesta segunda.

“É desanimador”, disse um paciente. “Não tem nem lugar para sentar”, desabafou. “Um absurdo. Um verdadeiro caos”, disse outra paciente, que suspeitava estar com covid.

Ela contou que uma mulher passou mal quando foi colher sangue, e desmaiou por conta de uma queda de pressão. Mas não havia maca para levá-la. “A enfermeira comentou que tinha que ir de cadeira de rodas por falta de maca”, disse.

A Unimed foi acionada, através da assessoria de imprensa, às 15h desta segunda-feira, para explicar os motivos da demora no atendimento e que providências estavam sendo tomadas para revolver o problema, mas não respondeu até o fechamento deste texto, às 22h.

Unimed responde
A Unimed informou, em nota, no início da noite desta terça-feira, 27, que desde o último dia 5, houve um crescimento de 120% dos casos suspeitos de dengue, covid e outras viroses. Já a realização de exames subiu mais de 87% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Seguindo o planejamento sazonal para o primeiro trimestre de 2024, a Unimed Franca inaugurou, em 5 de fevereiro, o Ambulatório da Dengue, com foco no atendimento especializado dessa patologia. O ambulatório tem a capacidade atual de atender até 300 pacientes/dia. Com o crescimento exponencial das últimas semanas, dobramos o número de médicos para reduzir o tempo de espera dos clientes”, informa nota. “Em horários de pico, mais um médico é acionado para atendimento.”

A Unimed ainda cita que, nos primeiros dias, os atendimentos na unidade foram realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Porém, devido ao crescimento de casos suspeitos, os atendimentos foram ampliados até as 22h e, agora, para às 23h.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Freitas 27/02/2024
    Não é só dengue e vírus chinês não, tem outros vírus circulando e causando gripes. Mas só isso pode ser publicado na imprensa né? Nada mais acontece no mundo, não há mais nenhuma doença ou vírus circulando nos últimos anos... cadê a ciência, gente???