RECLAMAÇÃO

Sabesp: data de vencimento e fatura 'diferente' geram reclamações e dúvidas

Por Giselle Hilário | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo pessoal
Joana D’Arc Rezende, moradora do Parque Castelo, recebeu duas contas – a de dezembro e a de janeiro – com vencimento para o mesmo dia, em 25 de janeiro
Joana D’Arc Rezende, moradora do Parque Castelo, recebeu duas contas – a de dezembro e a de janeiro – com vencimento para o mesmo dia, em 25 de janeiro

Reclamações de data de vencimento errada e fatura “diferente” da usual se tornaram frequentes entre usuários da Sabesp em alguns bairros de Franca, nos últimos dias. Foi o caso de Joana D’Arc Rezende, moradora do Parque Castelo, que recebeu duas contas – a de dezembro e a de janeiro – com vencimento para o mesmo dia, 25 de janeiro.

A irmã dela, Augusta Maria, que recebeu a conta corretamente, afirma que Joana D’Arc já tentou, sem sucesso, resolver o problema. “No Poupatempo não deram uma solução. Disseram que não podiam fazer nada”, lamentou.

Joana D’Arc conta Augusta Maria toma remédio controlado e fica meio desorientada, mas ainda não desistiu de buscar uma solução.

Em nota, a Sabesp esclareceu que, por problemas na configuração de impressoras utilizadas pelos agentes de leitura, a emissão e entrega das faturas do mês de janeiro de 2024 atrasou para parte dos moradores do Jardim Aeroporto, Guanabara e Vila Nova, em Franca.

A medição do consumo foi realizada normalmente e nas datas previstas – 15 e 16 de janeiro –, mas a impressão das faturas precisou ser revista e realizada por uma gráfica.

“A Sabesp adotou esta medida emergencial e já está regularizando a entrega das faturas aos clientes”, informa a nota. A previsão era que até a última terça-feira, 30, a distribuição estaria finalizada. “A Companhia esclarece que o vencimento destas contas foi alterado para o dia 31 de janeiro, sem qualquer prejuízo aos consumidores.”

A Sabesp ainda esclarece que, excepcionalmente neste mês, a fatura emitida será em um formato diferenciado do convencional, com tamanho do papel reduzido, mas com acesso às opções de pagamento: código de barras e QR Code (Pix). Para dúvidas e informações em relação à fatura ou vencimento acesse o telefone 0800 055 0195, a Agência Virtual (www.sabesp.com.br) ou WhatsApp 11 3388-8000 (mensagem de texto).

Já sobre o caso de Augusta Maria, a companhia explicou que o imóvel tem o vencimento fixo para todo dia 25, porém em dezembro de 2023, devido ao feriado de Natal, não houve o prazo de nove dias úteis entre a data de emissão (realizada em 13/12) e o pagamento da conta.

"Então, como regra adotada pela empresa, o vencimento foi transferido automaticamente para o mês seguinte – no caso, janeiro de 2024. A Companhia esclarece ainda que o cliente, inclusive, já efetuou a quitação da conta do mês passado de forma antecipada, no dia 22 de dezembro, mesmo havendo prazo maior para efetuá-la", informa a nota.

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