PUBLIEDITORIAL

Ensino Superior: instituição de Franca é referência em educação no país

Unifran conta com reconhecimento nacional e internacional de seus cursos, infraestrutura e pesquisas

31/01/2024 | Tempo de leitura: 4 min

Divulgação/Unifran

Campus Unifran
Campus Unifran

Em 2024, a Unifran completa 54 anos. São mais de cinco décadas colaborando com a realização do sonho da educação superior da comunidade regional, afinal, são milhares de profissionais formados ao longo desses anos - nos mais de 50 cursos de graduação e 38 de pós-graduação - que se empenham para uma Franca e região cada vez melhor.

Hoje, a Unifran é referência entre as instituições de ensino superior na região, tendo nota máxima na avaliação in loco de recredenciamento do MEC (2023) e conceitos de excelência em diversos de seus cursos, como por exemplo o de Medicina, que é cinco no CPC (2020) - em uma escala de 1 a 5 - que o colocou em primeiro lugar no Brasil, além dos cursos de Educação Física, Serviços Penais e Sistemas de Informação, todos EAD, que também receberam cinco em avaliações in loco. Além disso, o curso de Medicina da UNIFRAN também recebeu em 2023 a acreditação do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), o único certificador de qualidade das escolas médicas do Brasil. Com isso, o curso, iniciado em 2012, juntou-se a outras 39 escolas reconhecidas entre as 338 existentes até o momento no país.

“Hoje, mais do que trazer estrutura de qualidade, tecnologia de ponta e educação de excelência para Franca, nós seguimos de olho no mercado e formando profissionais capacitados e engajados em levar qualidade de vida e serviços excepcionais para a sociedade”, afirma a Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi, Reitora da UNIFRAN.

Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi, Reitora da Unifran | Foto: Divulgação/Unifran

Ainda sobre reconhecimento, também em 2023, a Instituição figurou no TOP 5 entre as universidades privadas no Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras e foi classificada no Ranking da Times Higher Education (THE), no qual foram avaliadas instituições de 112 países e, entre as mais de 1,8 mil classificadas, somente 47 são brasileiras. O Times Higher Education Impact Rankings é a única tabela de desempenho global que avalia as instituições em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, além de pesquisa, administração, extensão e ensino. O THE também elegeu a Unifran como uma das melhores instituições de ensino da América Latina.

“Todas essas conquistas são um testemunho do nosso contínuo investimento em qualidade e inovação. A Unifran se destaca não apenas pela excelência acadêmica, mas também pelo compromisso com o desenvolvimento integral de nossos alunos, preparando-os para os desafios do mundo atual e futuro", conta a reitora.

Pesquisa e Inovação
A Unifran é uma instituição que se preocupa com o seu entorno e busca sempre inovar em estudos e pesquisas por meio dos seus programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu. Dessa forma, o seu compromisso com a produção científica de alta qualidade reflete e corrobora para uma cidade e um país melhor.

Laboratório de pesquisa Unifran | Foto: Divulgação/Unifran

Grandes e importantes empresas de Franca são essenciais para os trabalhos de pesquisa. Pensando nisso, a Universidade realiza anualmente o evento Café com Empresários que reúne diversos representantes da região para discutirem sobre o empreendedorismo corporativo e as transformações organizacionais.

Por conta de atuações como esta, a Unifran encontra-se no TOP 5 entre as universidades privadas no Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras 2023. Além disso, é a única instituição da região a figurar no CImago Institutions Rankings (2023), o qual avalia e classifica instituições de ensino superior de todo o mundo por um indicador que combina desempenho em impacto social, pesquisa e resultados de inovação.

Segundo a reitora, o compromisso da instituição está em proporcionar uma formação sólida e capacitadora, preparando profissionais altamente qualificados e cidadãos conscientes de sua responsabilidade social. “Continuaremos a investir em infraestrutura, pesquisa e parcerias internacionais, visando elevar ainda mais a qualidade do ensino e contribuir para o avanço do conhecimento em nossa região”.

Serviços à comunidade
Ao longo destes anos, a comunidade foi beneficiada com atendimentos realizados pelos núcleos de cursos, ambulatórios, clínicas e até mesmo Hospital Veterinário da Unifran.

Dentre os serviços oferecidos estão: Agência Experimental de Comunicação, Cursinho de Preparação para o Enem e Formação Complementar, Centro de Atendimento e Acompanhamento Pedagógico, Centro de Traduções, Centro Esportivo, Laboratório de Artes, Laboratório de Projetos em Arquitetura e Urbanismo e Núcleo de Design.

Além disso, possui as clínicas de Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Veterinária que prestam atendimento para a comunidade.  “As clínicas trazem vários benefícios aos nossos alunos, com a formação prática e de qualidade, à população, com a ampliação e diversificação de serviços, e aos profissionais, pois também são disponibilizados cursos em diferentes especializações na área odontológica”, destaca a Reitora.

Clínica Odonto: Clínica de Odontologia Unifran | Foto: Divulgação/Unifran

Vivencie a Unifran
A Unifran segue se reinventando e inovando, mantendo seu compromisso com a comunidade e entorno, ultrapassando as barreiras da sala de aula, com convênios com instituições estrangerias, incentivo à produção cientifica, tudo atrelado a uma infraestrutura de ponta. Quer vivenciar tudo isso? As inscrições estão abertas, acesse unifran.edu.br e conheça de perto.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Thalyson
    02/02/2024
    É uma publieditorial, claro que vão só falar bem da faculdade, logo após a notícia do MEC sair, infelizmente a cruzeiro do sul com essa mercantilização da educação caiu muito a qualidade do ensino da faculdade
  • Lucas
    02/02/2024
    Isso tira total credibilidade do jornal, semana passada estavam criticando e agora elogiando. O cheque da publicidade deve ter sido alto. Felizmente isso não é suficiente para esconder o declínio terrível que essa faculdade está tendo. Não recomendo nem para meu pior inimigo.
    • Redação Sampi
      02/02/2024
      Nota da Redação: o referido texto é um publileditorial, está claramente indicado desta forma. É um anúncio, como o próprio nome já sinaliza. E, reforçamos, está claramente indicado para o leitor.
  • Cristiane buzatto
    01/02/2024
    A veterinária da UNIFRAN é uma bagunça.
  • Adriano
    01/02/2024
    No mínimo estranho. Logo após uma notícia sobre o MEC estar de olho no EAD da Unifran por suspeita de poucos professores para a quantidade de alunos nos cursos sai essa matéria dizendo que a instituição é uma das melhores do país. Realmente o poder do dinheiro é impressionante. Se fosse uma universidade federal estariam descendo a lenha sem parar
  • Alberto
    31/01/2024
    Sem duvida a estrutura da Unifran faz frente a qualquer universidade do país,...... agora falar em excelência de ensino é sem duvida tendencioso. A cada dia os cursos são precarizados e a qualidade cai. Vejamos o exemplo do curso de fisioterapia onde os alunos não tem a oportunidade de fazer estágio em nenhum hospital, alunos passados de ano sem mérito e agora para economizar salários de professores bem formados alunos serão acompanhados por preceptores ( estes outros alunos recém formados ) não que estes não tenham capacidade, contudo é incomparável em relação aos mestres e doutores. E assim também esta acontecendo com outros cursos. Esta instituição particular pensa cada vez mais no lucro e menos na qualidade de ensino. É muito triste assistir esta deterioração mas a realidade está ai só não vê quem não quer.