CRIMES

Violência dispara em Franca: 25 pessoas foram assassinadas em 2023

Por Igor Araújo | Da redação
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo GCN
Carlos Henrique Miras foi encontrado morto a facadas dentro de um carro batido, na Avenida Presidente Vargas, em Franca
Carlos Henrique Miras foi encontrado morto a facadas dentro de um carro batido, na Avenida Presidente Vargas, em Franca

De acordo com levantamento baseado em dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a cidade de Franca registrou aumento nos crimes de latrocínio, roubo de veículo, estupro e homicídios na cidade no ano de 2023 em comparação com 2022.

Segundo os dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o número de homicídios dolosos, que foi de 15 em 2022, subiu para 23 em 2023, tendo um aumento  de 53,33%.

Apesar de o número de homicídios registrar 23 casos no ano de 2023, o número de vítimas chegou a 25 no ano passado, já que houve dois casos de duplo homicídio, ou seja, quatro pessoas morreram em dois crimes. Um deles aconteceu no mês de setembro, e o outro em novembro. Confira os dois casos de duplo homicídio em Franca em 2023:

Casal é morto a tiros por ex da mulher no Parque São Jorge
Um homem e uma mulher foram mortos na noite do dia 23 de setembro, por um rapaz que invadiu a residência onde estava o casal, no Parque São Jorge, em Franca. O assassino, que seria ex dela, efetuou disparos de arma de fogo, matando os dois. Tamares Justino Araújo, de 29 anos, e Éverton Lima Melo, de 36 anos, morreram no local.

O assassino se matou dois dias depois do crime, na segunda-feira, 25.  Marcos Antonio Meneghetti, de 38 anos, foi socorrido com um tiro na cabeça, na rua Francisco Marques, no bairro Vila Santos Dumont. Ele faleceu na Santa Casa de Franca.

Dois homens são baleados e mortos no Jardim Aeroporto 3
Dois homens – Guilherme Rodrigo Souza, 24 anos, e João Vitor Vioto, 23 – foram baleados no bairro Jardim Aeroporto 3, na zona Sul de Franca na noite de 27 de novembro, por volta das 21 horas.

Segundo informações da Polícia Militar, os dois rapazes estavam na calçada da rua Manoel Silva Pauli, cruzamento com a Rua Pedro Valerio, quando foram surpreendidos por um homem que efetuou vários tiros na sua direção. Não se sabe oficialmente o que pode ter motivado o duplo homicídio, mas a suspeita é de que seria um acerto de contas com ambos. O autor dos disparos não foi encontrado.

Outros crimes
Em relação a outras modalidades de crime, a tendência também é de alta. Segundo o levantamento, dois outros crimes também tiveram um aumento considerável. O estupro chamou atenção nos números: um aumento de 47,50%, passando de 80 casos em 2022 para 118 em 2023.

Além do aumento de homicídios e estupros, a cidade de Franca também registrou um latrocinio, um tipo de crime que não acontecia desde o ano de 2018.

Químico é achado morto na Presidente Vargas em Franca
No dia 5 de abril de 2023, o químico Carlos Henrique Miras foi encontrado morto a facadas dentro de um carro, batido em uma cerca, nas proximidades do Hospital do Coração, na avenida Presidente Vargas. Segundo a polícia, ele saía do motel com a namorada, quando ocorreu o ataque. Ele reagiu ao assalto e acabou morto.

Os quatro acusados de latrocínio foram identificados e presos, incluindo a mulher que estava com o químico. Quatro pessoas armaram uma emboscada para assaltar Carlos Henrique Miras, que foi roubado e morto em seguida. Os acusados são: Vanessa Fernandes da Silva, Mateus Alex Rodrigues, Suéllen Preda da Silva e Henrique Cruz Silva. Eles continuarão à disposição da Justiça até o julgamento.

Roubo de carro
Outro tipo de crime que teve aumento registrado em 2023, segundo a SSP, foi o de roubo de veículos: 99 casos registrados em 2023, contra 85 no ano anterior. Um aumento de 16,47%.

Furtos de veículos e roubos gerais em queda
Outros dois crimes tiveram uma queda no ano de 2023 comparado com 2022. Furtos de veículos foram registrados 372 em 2023 contra 507 em 2022, diminuição de 26,49%. Já roubos gerais tiveram uma queda de 23,91%, sendo registrados 414 em 2022 contra 315 em 2023.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Jose Pereira 26/01/2024
    FAZOÉLE O AMOR VENCEU