NATAL RENASCER

Encontro de Natal reúne paciente e familiares no Caps Renascer

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
O dia festivo incluiu atividades que abordaram sonhos, perspectivas de futuro e conquistas
O dia festivo incluiu atividades que abordaram sonhos, perspectivas de futuro e conquistas

Um almoço especial de Natal reuniu os pacientes atendidos no Caps AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Renascer e seus familiares nessa sexta-feira, 22. O 2º Natal Renascer foi realizado com o objetivo de promover a confraternização e fortalecer os vínculos entre pacientes e seus familiares.

Com a participação de mais de cem pessoas, o evento natalino teve início com um café da manhã, seguido por diversas atividades que envolveram tanto os usuários quanto seus familiares. O psicólogo Fernando Miguel, coordenador do Caps Renascer, destacou a importância do encontro, enfatizando a iniciativa de reunir as famílias em uma data tão especial.

"Por ser uma data festiva, em que as famílias se reúnem, este ano fizemos um encontro entre familiares e pacientes, principalmente pelo fato de que a maioria do público que atendemos tem vínculos familiares fragilizados ou rompidos pela questão do uso de drogas. Então, convidamos as famílias para a comemoração do nosso Natal, no intuito de fortalecer vínculos e despertar a vontade de reconstrução do laço familiar", afirmou o psicólogo.

O dia festivo incluiu atividades que abordaram sonhos, perspectivas de futuro e conquistas, além da exibição de um vídeo retrospectivo dos principais acontecimentos do ano de 2023. O ápice do evento foi o almoço especial de Natal, que encerrou as celebrações.

O paciente Diogo Henrique Pereira, dependente químico há mais de 20 anos e frequentador do Caps desde agosto de 2021, compartilhou sua experiência e a importância da unidade em sua vida. Acompanhado pela mãe e irmã no Natal especial, Diogo ressaltou o papel fundamental do CAPS na sua estabilidade e reconciliação familiar.

"O Caps foi peça fundamental na minha vida, me deu estabilidade. Hoje sei que não sou curado, mas me sinto mais humano, aprendi aqui a dar valor nas coisas mais simples da vida e principalmente em minha família, que é meu maior bem. O Caps ainda me ajudou a me reconciliar com eles e estar em família. Agora me sinto vivo, me cuido, busco ser melhor, com pensamentos positivos e oração diária", afirmou Diogo.

A irmã de Diogo, Patrícia Pereira, expressou sua gratidão pelos serviços oferecidos pelo Caps, ressaltando a transformação positiva que a unidade proporcionou à sua família.

"Estávamos rendidos à destruição, jogados ao abismo. Em meio às ruínas, a nossa via de salvação foi o Caps, que nos acolheu e nos deu a oportunidade de lutar pela vida; acreditou no meu irmão em meio a tantas dificuldades que o puxavam para o buraco. O Caps agiu no momento certo, resgatando a dignidade, o respeito, a vontade de seguir e de lutarmos juntos. Temos a oportunidade de sermos presenteados nesse Natal com o melhor presente, de termos o filho pródigo resgatado. O meu agradecimento especial à Família Caps", destacou Patrícia.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Renascer atende pessoas com transtornos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. Localizada na rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont, a unidade funciona 24 horas por dia, de portas abertas, sem a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3703-7780.

O serviço é gratuito, mantido pela Prefeitura de Franca e administrado pela Fundação Allan Kardec.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários