RUMO AO ACESSO

FPF aprova regulamento do Paulistão A4 com dois acessos e ingressos a partir de R$ 20

Será a sétima tentativa da Francana de retornar à terceira divisão do futebol paulista.

Por Pedro Baccelli | 29/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Reprodução/Francana

Torcida da Francana com bandeirão na arquibancada do Lanchão
Torcida da Francana com bandeirão na arquibancada do Lanchão

A FPF (Federação Paulista de Futebol) aprovou o regulamento da série A4 do Campeonato Paulista 2024. Com 16 equipes, e apenas duas vagas de acesso, a competição acontece entre os dias 28 de janeiro e 12 de maio. Desde que caiu de divisão em 2015, a Francana buscará pela sétima vez retornar a “terceirona”. Alegando problemas financeiros, o clube optou em não disputar a quarta divisão em 2016 e 2021.

Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam em turno único. As oito melhores campanhas ao final de 15 rodadas se classificam para as quartas de final. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para o Campeonato Paulista sub-23 – segunda divisão. Os critérios de desempate serão número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, cartões vermelhos, cartões amarelos e, caso necessário, sorteio.

A composição das quartas de final será o 1º colocado enfrentando o 8º; 2º x 7º; 3º x 6º; e 4º e 5º. Já na semifinal, o critério se repete: melhor campanha pega a 4ª; e a 2ª x 3ª. Ambas as fases serão com jogos de ida e volta. As duas equipes que se classificarem para final, ou seja, campeão e vice garantem vaga para a série A3 do futebol paulista.

Cada clube poderá inscrever até 26 atletas, sendo cinco sem limite de idade. Os demais deverão ser nascidos até 2001. A Francana, por exemplo, manifestou interesse em contar com Léo Melo, Matheus Prado, Marquinhos Roque, Juan Kevim e Bambam, que estavam no elenco de 2023. Como os jogadores completam 24 anos em 2024, caso estejam no plantel, deverão ir para as vagas sem limite de idade.

Os clubes poderão inscrever jogadores para a 1ª rodada até o dia 26 de janeiro. Serão 11 titulares e até dez reservas por partida. As oito equipes classificadas para as quartas de final poderão trocar até quatro atletas até o dia 5 de abril. Os treinadores não poderão atuar em mais de um time ao longo da série A4.

Os cartões serão zerados ao final da primeira fase. A exceção são os jogadores que tomaram o terceiro amarelo ou foram expulsos na última rodada e estarão suspensos da primeira partida das quartas.

Os estádios com iluminação, como o “Lanchão”, em Franca, sediarão partidas às 16 horas aos domingos, e às 20 horas nas quartas-feiras. Sem iluminação, domingos e quartas, às 15 horas. O valor mínimo dos ingressos será de R$ 20, e os jogos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube do futebol paulista.

São exigidas, pelo menos, duas ambulâncias por partida para pronto-atendimento. Poderá ser realizado exame antidoping na competição.

Disputarão o Campeonato Paulista série A4 o América, Audax, Barretos, Francana, Independente de Limeira, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Rio Branco, Taquaritinga, São Carlense, SKA Brasil, União Barbarense, Vocem e XV de Jaú.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.