MEDO

Devedores denunciam ameaça de acusados de agiotagem: 'Você tem amor na sua família?'

Três pessoas que pegaram dinheiro com os acusados procuraram o GCN/Sampi para denunciar cobranças excessivas que teriam sido feitas por dois dos sete acusados.

29/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução

Print de conversa com cobrança de acusado de agiotagem
Print de conversa com cobrança de acusado de agiotagem

Sete pessoas acusadas de agiotagem foram alvo da operação Castelo de Areia, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), na sexta-feira, 24, em Franca. Um dos quatro presos na semana passada, acusado de integrar a organização criminosa, é Evanderson Guimarães. Outros três acusados estão foragidos, entre eles o ex-policial civil Rogério Camillo Requel. Segundo o Ministério Público, essa quadrilha agia com violência para cobrar os devedores. O ex-policial seria o responsável por fazer as cobranças e intimidar os devedores.

Três pessoas que pegaram dinheiro com os acusados procuraram o GCN/Sampi para denunciar cobranças excessivas que teriam sido feitas tanto por Rogério quanto por Evanderson.

Nos prints de conversas atribuídas a Evanderson, segundo uma denunciante, há frases como: "Você ama sua vida ? A vida dos seus filhos?". As supostas ameaças teriam sido feitas após o pagamento não ser efetuado no prazo combinado.

Também há prints de conversas atribuídas aos acusados de agiotagem com aviso de que os juros estariam vencendo.

Uma pessoa que não quis se identificar afirmou que Evanderson teria dito que iria mandar três homens na casa dela.

"Eu sempre pagava por muito medo, entendeu? Sempre paguei. Na verdade, às vezes, atrasava, igual aconteceu por último agora. Ele pegou e falou que ia contratar três moços pra poder vir atrás de mim, se eu não pagasse", afirmou.

Em um print de uma conversa que seria com Rogério Camilo, há cobrança: "Tem que pagar hoje". Após a pessoa dizer que não tinha limite no PIX, o acusado de agiotagem disse para ela sacar o dinheiro que ele buscaria.

Uma outra denunciante disse que as ameaças eram constantes, e que só paravam mediante ao pagamento dos juros do empréstimo. Ela ainda conta que o ex-policial civil era o que mais a ameaçava e que mal dormia quando chegava a data de fazer o pagamento.

"Eles diziam que caso eu não efetuasse o pagamento, iriam vir no meu endereço para resolver o problema da maneira que fosse necessária. Eu não temia só pela minha vida, mas principalmente pela vida dos meus pais, pois moro junto com eles", afirmou a mulher que não quis se identificar.

Uma terceira pessoa disse que tentou quitar a dívida com os acusados, mas foi informada de que o débito só seria quitado mediante ao pagamento com juros.

No perfil das redes sociais de Evanderson, é possível ver que ele exibe em seu perfil que é sócio-proprietário de uma empresa de cobrança de nome "GUIMASCRED", onde é possível ver publicações ofertando "Precisando de dinheiro? Aqui tem", além de uma outra anunciando que a empresa faz empréstimo na promissória.

Segundo o Gaeco, as quebras bancárias dos investigados mostraram uma movimentação aproximada de R$ 36 milhões, nos últimos três anos. Parte do lucro era reinserido no próprio negócio, enquanto outra parte era objeto de lavagem de dinheiro, mediante a utilização de empresas de fachada, bem como na aquisição de veículos de luxo e imóveis, de acordo com a denúncia.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

13 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jose Souza
    30/11/2023
    É aquele velho ditado \"Passarinho que come pedra sabe o c# que tem\", ninguém foi obrigado a pegar dinheiro emprestado, se pegou foi por que quis e sabia que iria ser cobrado ué.
  • DANIELSOM
    30/11/2023
    PEGA DINHEIRO EMPRESTADO E DEPOIS NÃO QUER PAGAR, COBRANÇA É DIFERENTE DOS BANCOS...
  • L
    30/11/2023
    Tião pelo amor de Deus quanta babaquice vc comentou !!! Indignada com seu raciocínio , nem todos que pegam dinheiro emprestado com agiota tem nome sujo , vagabundo , preguiçoso .... Cara tu é muito hipócrita sem noção .
  • L
    29/11/2023
    Faz o L Tião? Que bosta oque isso tem a ver . Bolsominios de merda cada coisa nada a ver o cu com a calça
  • Fúlvia
    29/11/2023
    Engraçado que Franca toda vive de agiotagem e todo mundo finge demência! Só denúncia quem tem rabo preso ou é safado, por que os que pegam a grana e pagam direitinho não fica com essa palhaçada! GCN deveria buscar ouvir as duas versões ao invés de ficar com essas acusações.
  • TOMÉ
    29/11/2023
    ACHO ENGRAÇADO QUE ESSES QUE ESTÃO DEFENDENDO OS VAGABUNDOS QUE FORAM PRESOS, DEVEM SER PARENTES DELES, SE PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO É CRIME, MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS COMETEM ESSES CRIMES, EU ACHO QUE ESSES AGIOTAS DEVERIAM COBRAR OS JUROS DO MERCADO, E CASO ALGUEM PEDISSE EMPRESTADO QUE ELES EXIGISSEM UM BEM DA PESSOA COMO GARANTIA, E NÃO COM AMEAÇAS DE QUE VAI TIRAR O DENTE DA PESSOA, OU VAI MATAR A MÃE OU PAI DO MESMO
  • Jack On The Back
    29/11/2023
    Ah, mais na hora de pedir nao teve medo..... Vai me dizer que na sabia que os caras sao bonzinhos?
  • Dias
    29/11/2023
    Esse Evanderson ele curte putaria e fechava vários puteiros. Muito tranqueira e andava armado.
  • Thiago
    29/11/2023
    Esse Evanderson adora uma chacrinha e era casado com uma
  • Batoré
    29/11/2023
    PESSOAL TÁ DENUNCIADO, MAIS QUANDO FORAM PEGAR O DINHEIRO, ELES FORÇADO A PEGAR. QUEM PROCURA AGIOTA É PORQUE JÁ TÁ COM CPF SUJO NA PRAÇA, E OUTRA COISA TODO MUNDO SABE QUE AGIOTA É ASSIM, A COBRANÇA DELES É PESADA,
  • Tadeu Siqueira
    29/11/2023
    Tem que chamar a polícia pra esses agiotas, peraê....polícia não, melhor pagar e ficar quieto mesmo, vai que vc chama a policia e vem o cobrador, né??, ou vai na delegacia e o cara lá abre o seu celular e te canta, né??.
  • Dirceu
    29/11/2023
    Não sei quem é pior... quem empresta o $$ ou quem pega, sabendo que os caras são barra pesada. Esses devedores estão torcendo para que os caras fiquem presos pra se livrarem da dívida. Pra mim, pegar $ de agiota é crime igual a receptação... isso só alimenta esse tipo de crime.
  • Tiao
    29/11/2023
    GCN deixa de preocupar com coisas fúteis, pega dinheiro com agiota quem precisa e sabe das regras. Se não quer sofrer consequências não pega é simples, tão defendendo vagabundo faz o L, o cara não tem nome pra ir no banco, cartão e fazer da forma legalizada aí recorte a isso. Fica a pergunta o agiota bateu na porta pra oferecer dinheiro, as regras são clara ou paga ou paga. Recebaaaaaaa, já diz a lenda quer arrumar um problema pega dinheiro com agiota. Perfil de quem pega dinheiro com agiota, pessoas enrolados, caloteiro, burro, não gosta de trabalhar, preguiçoso, sem nome e o pra finalizar tá cutucando onça com vara curta kkkkkk E outra queria acertar empréstimo e não queria pagar juros, tá perto do natal mas papai noel não existe