199 ANOS

'Franca é uma cidade que oferece oportunidade para todos', diz Alexandre Ferreira

Prefeito destaca cerca de 150 obras em andamento pela cidade e celebra chance de governar a cidade no ano do bicentenário

Por N. Fradique | 28/11/2023 | Tempo de leitura: 4 min
da Redação

Reprodução/Redes Sociais

Alexandre Ferreira, prefeito de Franca: 'a cidade está no caminho certo'
Alexandre Ferreira, prefeito de Franca: 'a cidade está no caminho certo'

Franca comemora aniversário nesta terça-feira, 28. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) disse que a cidade chega aos 199 anos "grande", mesmo com os desafios constantes nas áreas da saúde, educação e, principalmente, social. Ele destacou que, durante sua administração, o município recebe vários investimentos em obras como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), hospital estadual (sob responsabilidade do Estado), novo NGA, construções de creches e escolas. Segundo ele, são 150 obras entre planejadas ou em andamento na cidade.

Em entrevista ao Portal GCN/Rede Sampi, logo após inaugurar mais um Ecoponto, no Jardim Esmeralda, zona Oeste da cidade, o prefeito disse acreditar que a cidade está no caminho certo. “É uma cidade que oferece oportunidade de emprego e renda para todos. É uma cidade que oferece lazer. Hoje, nós temos parques para as pessoas passarem o final de semana. Temos centros especializados de esportes, lazer e cultura espalhados pela cidade. Temos uma cidade com uma malha viária bem organizada, uma cidade que oferece vagas em creches para todas as crianças. Vagas em escolas no período integral para todas as crianças. Franca é uma cidade que acolhe as pessoas, uma cidade justa e, principalmente, gostosa para se viver”.

Alexandre enumerou obras, como UBSs, hospital estadual, NGA, creches e escolas, citando também o serviço permanente de recapeamento.

Perguntado o que diria a si mesmo sobre a sua administração, ele respondeu: “Eu falaria ao prefeito que o caminho que ele está seguindo está certo. Está fazendo um trabalho excepcional, pagou as contas, não deve nada para ninguém. A Prefeitura está com suas contas em dia, tem dinheiro em caixa, está executando obras. Enquanto munícipe, eu iria falar para ele (prefeito) continuar nesse processo que está dando certo, melhorando e fazendo a cidade cada vez mais forte, cada vez mais presente nos governos estadual e federal”.

Fazendo parte do grupo dos prefeitos que administraram a cidade por dois mandatos, a exemplo dos mais recentes nomes como Gilmar Dominici e Sidnei Rocha, Alexandre disse que a pessoa precisa estar bem preparada para oferecer o resultado esperado pela população.

“Nos últimos 50 anos, nós tivemos cinco, seis prefeitos só. É muito difícil, as pessoas precisam estar muito bem preparadas para poder chegar numa Prefeitura e oferecer o resultado esperado. A cidade não suporta mais uma aventura... 'Ah, porque sou bonzinho, engraçadinho com todo mundo'. A cidade não suporta mais isso, precisa de alguém firme que consiga entender os desafios da cidade e consiga dar soluções a essas dificuldades e aos problemas”.

O Orçamento de Franca, hoje estimado em R$ 1,4 bilhão anuais, inferior ao de cidades do mesmo porte do interior paulista, é um grande desafio.

“A cidade precisa de alguém firme, porque não é fácil administrar com pouco dinheiro, com uma demanda grande por serviços. O dinheiro é muito curto e precisa de alguém experiente que já administrou recursos públicos, porque aqui não é lugar de tapinha nas costas, não é lugar de ser amigo de todo mundo. Aqui é lugar de dar resultado positivo à população”.

Natural de Ribeirão Preto, mas morador de Franca desde que era um bebê de 6 meses, o prefeito que celebra aniversário no mesmo dia da cidade que governa disse que se sente privilegiado. "O cara lá de cima que põe isso na nossa frente. Se eu tivesse sido candidato à reeleição (em 2016), muito provavelmente eu não seria prefeito nos 200 anos de Franca. Mas ele quis que eu não fosse candidato e, em 2020, eu fui eleito, com essa possibilidade de estar na Prefeitura nesta data tão importante”.

Alexandre admite que existem muitos desafios e problemas na cidade para resolver, todos já conhecidos da população, como o trânsito caótico e o alto número de pessoas em situação de rua, por exemplo.

Sobre o trânsito, Alexandre reafirmou que a Prefeitura já fez um planejamento para a região Oeste da cidade, com abertura de novas vias e avenidas em alguns bairros para desafogar as alças de acesso da rodovia Cândido Portinari.

Com relação aos moradores em condições de vulnerabilidade social, lembrou que esse é um problema mundial. “O número de pessoas em condições de rua aumentou assustadoramente no mundo todo depois da pandemia. Mas vamos firme. Somos uma cidade forte e que precisamos trabalhar para organizar muita coisa", afirmou. "Eu tenho certeza absoluta que Franca será cada vez mais próspera, justa, acolhedora, mais humana, que vai receber e cuidar de todos os francanos da melhor maneira possível".

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Mag
    29/11/2023
    “É uma cidade que oferece oportunidade de emprego e renda para todos.\" PRA TODOS DA SUA LAIA, SÓ SE FOR.
  • Donizete
    28/11/2023
    Esse Prefeito é mentiroso! A cidade esta entupida de lixo, as praças abandonadas, escolas precarizadas, além disso, a cidade esta cheia de licitações mequetrefes, continuam rasgando o dinheiro dos cofres publicos, nao tem investimentos em arte, em cultura, em lazer, em educacao...
  • Marcio Antônio Goulart
    28/11/2023
    Iluminação pública, de má qualidade na sua quase totalidade. Asfalto, de péssima qualidade. Trânsito: CAÓTICO, avenidas e ruas estreitas e com mão dupla. Centro da cidade: ABANDONADO. Os gestores públicos Sr. Alexandre, precisam trabalhar paea tornar a cidade atrativa a novos investimentos em, novos empreendimentos, novos negócios fora a indústria calçadista, aos serviços (comercio, hotelaria, bares restaurantes), diminuir a burocracia para acelerar a aprovação de projetos. Enfim Sr. Alexandre, sua segunda passagem pela prefeitura, ficou muito desejar.
  • Marcos
    28/11/2023
    Ao invés de ficar aparecendo, pega e manda cortar os matos dos bairros, que estão largados e fazer uma limpeza de qualidade na cidade, pois a cidade está um lixo só, com moradores de rua ocupando canteiros, se amotinando em construções, etc. E você ainda liga na prefeitura, para solicitar limpeza dos terrenos PÚBLICOS, os funcionários informam que o doutor prefeito, mandou priorizar o centro e a estação devido aos enfeites de natal, tenha santa paciência.
  • Oscar Gold
    28/11/2023
    Esse prefeito investe bastante nos médicos, nessa e em sua outra ad, está de parabéns. :^)