TEMPO

Tempestade com vento de 74 km/h derruba temperatura e causa estragos em Franca

Em alguns pontos houve quedas de galhos árvores, fiação e placas de publicidade e de obras. Na parte central da cidade, os semáforos de trânsito também desligaram.

15/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

N. Fradique/GCN

Outdoor caiu na rua Cuba devido ao vendaval
Outdoor caiu na rua Cuba devido ao vendaval

O tempo fechou em Franca no meio da tarde desta quarta-feira, 15. Após um calor de quase 35ºC às 14h, nuvens pretas tomaram conta do céu da cidade, seguidas de raios e trovões. A chuva caiu, acompanhada de rajadas de vento que atingiram 74 km/h, causaram estragos e derrubaram a energia elétrica em diversos bairros da cidade.

A tempestade que começou pela região Sul logo tomou conta de praticamente toda a cidade. Relatos de chuva e vendaval foram feitos vindos de bairros como Recanto Elimar, Guanabara, Jardim Consolação, Progresso, Polo Clube, Aeroporto, Pulicano, Chico Júlio, Santa Cruz, Ângela Rosa, Piratininga, Vila Aparecida, Jardim Brasilândia, Jardim do Éden e Jardim Palma.

O temporal atingiu Franca de Norte a Sul e de Leste a Oeste. No Distrito Industrial, o telhado de uma fábrica ficou danificado. No Leporace, Portinari, Júlio D’Elia, Guanabara e Esmeralda, houve queda de energia.

Há relato também de queda de granizo no Jardim Tropical. Em alguns pontos houve quedas de galhos árvores, fiação e placas de publicidade e de obras. Na parte central da cidade, os semáforos de trânsito também desligaram, exigindo muita atenção dos motoristas.

Na rua Cuba, próximo à avenida Antônio Barbosa Filho, um outdoor caiu, ocupando a via. O trânsito ficou interrompido. A chuva não chegou a encher as calhas dos córregos que cortam a cidade.

A Defesa Civil de Franca não registrou nenhuma ocorrência grave, mas pediu atenção à população. Já a Defesa Civil Estadual emitiu alerta de chuva com raios e ventos entre Franca e Altinópolis. Segundo o órgão, ventos fortes devem atingir o Estado de São Paulo, incluindo a região de Franca, entre sexta-feira, 17, e domingo, 19.

Por volta das 15h30, o temporal perdia força na zona Sul de Franca. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), durante o temporal, choveu 7,8 milímetros em Franca e a temperatura caiu de 34,9ºC para 27,2ºC. Às 16 horas, os termômetros marcaram 20,3ºC.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito! Abra o QR Code.

Participe da Comunidade

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito!

Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Vidente
    16/11/2023
    Se prepararem! Cuidem da natureza e de suas familias! Ore! Ainda naontivemos aquele chuvao que arrebenta franca!
  • Qual é o nome do filme ?
    15/11/2023
    E o vento levou !