REDE MUNICIPAL

Alunos de escola de Franca estão sem aulas de educação física desde o começo do ano

Por Karla Rodrigues | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Rede Social
Alunos da EMEB 'Dorotéa Paulino Ferro' estão sem professor de educação física desde o começo do ano letivo
Alunos da EMEB 'Dorotéa Paulino Ferro' estão sem professor de educação física desde o começo do ano letivo

Quase no fim do ano letivo, parte dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica "Dorotéa Paulino Ferro", na Vila Rezende, zona Oeste de Franca, não tiveram aulas de educação física em 2023. Pais se preocupam com a falta de momentos de lazer das crianças.

De acordo com os responsáveis, os filhos têm aulas de educação física aproximadamente uma vez a cada dois meses. A baixa frequência das atividades ocorre devido à falta de profissional para substituir o professor da disciplina que, segundo a Secretaria da Educação de Franca, está com problemas de saúde.

A situação tem provocado preocupação entre os pais. “É um momento de desenvolvimento, de compartilhar. As atividades são muito importantes, até porque, se não fosse, não tinha aula de educação física. Eles sentem muita falta”, afirma a mãe de duas alunas, Eloísa Ribeiro.

Além dos benefícios à saúde, a educação física desempenha um papel fundamental na socialização e na formação de habilidades essenciais, segundo o Conselho Federal de Educação Física (Confef). A disciplina é um componente curricular obrigatório da educação básica pela lei nº 9.394/96.

A Secretaria de Educação do município informou, por meio de nota, que solicitou aos gestores da escola para fazerem o trabalho de compensação de conteúdos para os alunos das salas não ficarem prejudicados. Porém, não informou o motivo de não haver um profissional substituto, nem se pretende contratar um profissional habilitado para suprir a demanda.

Enquanto isso, os pais dos alunos aguardam uma ação efetiva para garantir uma formação completa aos filhos. “Eu espero que eles tenham uma atitude de contratar, pelo menos, um professor substituto. Se o atual teve que ser afastado com algum problema de saúde, tem que haver um substituto”, disse a mãe de um aluno.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

4 Comentários

  • Anônimo 06/11/2023
    Liguei semana passada (antes da matéria) na prefeitura não consegui nenhum contato com o comitê de atribuição, nos recursos humanos questionei o porque o concurso de educação física de 2022 a lista praticamente não chama e a lista que as VEZES chama é do concurso de professor de educação física substituto, depois vi essa matéria e deu pra entender a organização (ou a falta dela) da prefeitura.
  • Anônimo 04/11/2023
    Cadê concurso prefeito?
  • Wesley Aparecido da Silva Araújo 03/11/2023
    Tanto professor sem trabalhar e a escola não consegui um professor, isso é uma piada
  • Ro 03/11/2023
    Alguma coisa precisa ser feita . Educação Física é uma disciplina muito importante para os alunos. Isso que está precisando nas escolas . Educação Física , Música e Artes.