SUJEIRA

Terreno abandonado no Jardim Paineiras, em Franca, causa transtornos a moradores

Mato alto e entulho atraem insetos e bichos peçonhentos para casas no entorno.

Por Karla Rodrigues | 02/11/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Reprodução

Animal foi encontrado no quintal do vizinho do terreno no domingo, 29
Animal foi encontrado no quintal do vizinho do terreno no domingo, 29

O mato alto e a sujeira de um terreno na rua João de Souza Medeiros, no Jardim Paineiras, em Franca, tem levado problemas aos moradores do entorno há aproximadamente dois anos. Insetos, escorpiões, aranhas e até cobra já foram encontradas em casas próximas ao local recentemente.

De acordo com um vizinho, o proprietário não limpa o local há pelo menos dez meses. Na última vez, a situação foi tão crítica que o mato invadiu a casa dele. "Meu corredor parecia uma selva", diz.

O motorista de aplicativo acredita que o proprietário só limpou o terreno porque foi autuado pela prefeitura. “Não sei se ele recebeu alguma notificação. Ele mandou um funcionário cortar a grama”. Apesar disso, o mato foi deixado no local. “Ele cortou, mas não limpou”.

Além do mato alto, outro problema é o acúmulo de entulho na calçada do terreno, o que dificulta a circulação dos moradores e contribui para o mau cheiro do ambiente. Segundo relatos, os próprios moradores descartam o lixo no local de forma indevida, o que atrai muitos insetos.

Na casa do motorista, aparecem insetos diariamente. “Todo dia mato aranha, e não é daquelas pequeninas, não”. Para tentar amenizar o problema, ele colocou tela e comprou veneno. “Todo dia acho um inseto morto aqui”. Apesar da iniciativa, no último domingo, ele encontrou uma cobra no quintal e a matou logo em seguida.

Posição da Vigilância Sanitária
De acordo com a Vigilância Sanitária, o proprietário do terreno já foi notificado, mas não atendeu ao prazo previsto de 10 dias para a limpeza do imóvel. “Será emitido um auto de infração, com novo prazo de 10 dias para que ele faça a limpeza. Caso descumpra, será multado e a limpeza será efetuada pela Secretaria de Meio Ambiente, com o envio da cobrança do serviço para o proprietário”, afirmou o órgão.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito! Abra o QR Code.

Participe da Comunidade

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito!

Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.