Dados do Procon de Franca divulgados no dia 30 de outubro, apontam as posições das empresas que mais recebem reclamações dos consumidores no órgão.
De acordo com o ranking, das dez primeiras colocações, os bancos ocupam cinco posições que mais receberam reclamações.
Veja a lista das dez posições, as empresas e a quantidade de reclamações registradas no período 01/01/2023 a 30/10/2023:
- Claro S.A. – 399
- Banco Pan S.A. – 147
- Magazine Luiza S.A. – 147
- CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz – 144
- Algar Telecom S.A. – 133
- Banco BMG S.A. – 126
- Banco Santander S.A. – 116
- Sabesp - Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – 106
- Caixa Econômica Federal – 100
- Banco Mercantil do Brasil – 85
Luis Murari, diretor do Procon de Franca, ressalta que o consumidor, sempre quando tiver alguma situação na relação de consumo, algum conflito ou mesmo dúvidas, pode procurar o Procon de forma presencial na Alameda Vicente Leporace, 4.655, das 8h às 16h, ou ainda acessar o site da própria fundação e fazer sua reclamação.
O Procon é um órgão público de defesa do consumidor, que entre suas funções, registra as reclamações para mediar soluções. Além disso, também realiza a fiscalização e ações de orientação.
Posicionamento das empresas citadas
O Portal GCN/Rede Sampi procurou todas as empresas citadas no ranking das dez posições para dar o seu posicionamento sobe as reclamações no Procon.
Magazine Luiza
Em nota, a assessoria do Magazine Luiza, afirmou que está há mais de 60 anos no mercado varejista, e que reforça o seu compromisso com a excelência no atendimento aos seus clientes. A empresa relatou que tem uma dos maiores taxas de solução em diversos índices, como Ranking Sindec (PROCONs), Consumidor.gov e Reclame aqui – plataforma que possui certificação RA1000, o que demonstra segundo a empresa seu total compromisso com o atendimento aos seus clientes.
Sabesp - Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
A Sabesp afirmou que reitera o seu compromisso de atender com qualidade todos os clientes e para isso investe de forma permanente em novas tecnologias, serviços e capacitação de suas equipes. Segundo a Companhia, em Franca, possui cerca de 142,6 mil ligações ativas, beneficiando mais de 350 mil moradores do município com serviço de saneamento.
“A Sabesp informa que se mantém atenta às demandas da população e trabalha de maneira contínua para oferecer um atendimento eficiente nos canais oficiais de relacionamento com o cliente. A empresa reforça ainda que os clientes que buscaram o Procon foram tratados com a devida atenção e cuidados”, afirma trecho da nota. A Companhia ressaltou os seus canais oficiais de atendimento para reclamações ou solicitações de serviços: 0800 055 0195 (ligação gratuita); pelo WhatsApp 11 3388-8000 (mensagens de texto); ou pela Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br).
CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Segundo a CPFL Paulista, a empresa tem investido para melhorar a qualidade dos serviços prestados. A empresa disse que no primeiro semestre de 2023, investiu aproximadamente R$ 33 milhões em obras e iniciativas de expansão, modernização, manutenção e atendimento ao cliente na cidade.
“O que demonstra seu comprometimento em atender as necessidades dos consumidores e solucionar eventuais problemas de maneira eficiente. A CPFL Paulista também enfatiza que, por meio de seus representantes locais, está sempre à disposição do Procon para ouvi-lo nas questões que impactam a satisfação dos clientes. Esse ano, por exemplo, a empresa realizou o 3º encontro bianual entre representantes do Procon das cidades onde atua e o diretor presidente da CPFL Paulista, com propósito genuíno de buscar cada vez mais oportunidades de melhoria e aprimorar a experiência dos consumidores”, afirmou a CPFL.
Algar Telecom
Segundo a Algar Telecom, a empresa conta com diversos canais de relacionamento com o cliente e promove melhorias constantes para levar a melhor experiência aos consumidores. “O cliente está no centro de todos os processos da companhia e reafirmamos que vamos seguir trabalhando para que nossos serviços sejam a cada dia mais completos e atendam da maneira mais eficiente os clientes".
Banco Pan
O Banco Pan disse que está comprometido com a constante melhoria na experiência de seus clientes e com foco na redução das reclamações procedentes. O banco afirmou que tem realizado investimentos em estrutura e nos canais de atendimento para entregar uma jornada ágil, simples e inteligente. “O Pan reforça sua posição de respeito junto aos clientes e segue focado em avançar nessa agenda”, disse trecho da nota.
Caixa Econômica Federal
O banco informou que realiza frequentes ações de melhoria para qualificar o atendimento prestado à população de Franca. Segundo a Caixa, na cidade, tem cinco agências e um posto de atendimento bancário, 22 Lotéricas e 25 Correspondentes Caixa Aqui. Segundo a Caixa, as demandas registradas pelo banco são avaliadas sempre com foco na conciliação de conflitos e resolução das solicitações. Além do tratamento individual das solicitações, elas também são avaliadas permanentemente como insumos para melhoria de produtos, serviços e processos.
Sobre o ranking mencionado, a Caixa relatou que é prática do banco o treinamento e aperfeiçoamento contínuo dos seus empregados a fim de estabelecer um atendimento de excelência aos clientes, bem como o acompanhamento e resposta de todas as reclamações registradas.
Banco Mercantil
O banco informou que adota políticas e normas que estejam estritamente em conformidade com as legislações vigentes do Banco Central do Brasil e do código de defesa do consumidor. E que analisa, constantemente, as sugestões de melhorias para que o atendimento ao cliente seja otimizado. “Para o Mercantil, mitigar quaisquer tipos de reclamações e manter uma relação de transparência com seus clientes são prioridades”, afirmou o banco em nota.
As outras três empresas: Claro, Santander e Banco BMG não retornaram a solicitação de contato feita pela equipe de reportagem
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Tudo pelo social 03/11/2023Como prêmio de consolação para os banqueiros e FEBRABAN, o atual governo que está aí, que se diz tudo pelo social, autorizou na semana passada os Bancos a tomarem os bens dos devedores, sem processo judicial.