DIA DAS BRUXAS

Abóboras mal-assombradas, fantasias, doces e muita alegria: Franca comemora o Halloween

O Dia das Bruxas, comemorado a 31 de outubro, vem ganhando espaço no comércio, aprendizado e na vida dos francanos.

Por Clara Meireles | 29/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Clara Meireles/GCN

Alunos da escola KnowHow aprendem inglês enquanto se divertem com atividades e desfiles de fantasias
Alunos da escola KnowHow aprendem inglês enquanto se divertem com atividades e desfiles de fantasias

O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween em inglês, no dia 31 de outubro, é uma data comemorativa norte-americana que vem, cada dia mais, conquistando o cenário brasileiro, e em Franca também. Ao caminharmos próximo a essa data pelas lojas de Franca, percebe-se que a tradição de fantasias e decorações ‘mal assombradas’ já está consolidada.

Tatiele Magnani, neste sábado, 28, procurava uma fantasia do Drácula para o filho de 10 anos. “Consegui comprar a última, não estava achando”, conta.

A Escola Estadual Professora Carmem Nogueira Nicácio, onde o filho de Tatiele estuda, comemorará o Dia das Bruxas na segunda-feira, 30. Os alunos deverão ir fantasiados e levar guloseimas para as atividades. “Ele está bem animado, queria até que eu comprasse mais abóboras para colocar em casa”, diz Tatiele.

No Shopping das Utilidades, na Rua Marechal Deodoro, 1.326, no Centro, a demanda foi maior do que o esperado. “Com o preço normal, nós já estávamos vendendo bem. Agora que está tudo com desconto estamos vendendo muito bem mesmo, estamos até espantados”, diz Poliana Erica, gerente do Shopping das Utilidades.

Segundo ela, em 2022 as vendas foram mais tranquilas, mas este ano as fantasias e decorações de Halloween estão vendendo muito melhor que todos os outros anos, algo que não era esperado. “As crianças estão muito animadas, mas às vezes parece que os adultos estão mais ainda”, brinca Poliana. A procura por fantasias é grande entre as crianças, o que indica um aumento de comemorações da data, principalmente em escolas. Bruxas, Pânico e Drácula são as fantasias mais vendidas no local.

A Ilha das Fantasias, loja de aluguel de fantasias na Rua Distrito Federal, em Franca, teve um fluxo de clientes tão alto neste sábado, 28, que anunciou em seu Instagram que não estava conseguindo atender a todas as mensagens pelo WhatsApp. “O Halloween tem muita demanda mesmo”, diz Cleusa Maria Borges, dona da loja. Foram alugadas mais de 120 fantasias para a data de Halloween, muito mais do que a média dos outros meses. “Eu fico feliz porque eu trabalho com alegria, com festa, e os clientes chegam aqui muito animados”, conta Cleusa.

Aprendizado
Além de diversão, o dia das Bruxas também é de aprendizado, como conta Eline Quirino, diretora-executiva da escola de idiomas KnowHow.

“O Halloween é muito importante para escola, primeiramente pelo aspecto cultural. Estamos lidando com a cultura americana, mas muito mais do que isso, o Halloween já se tornou mundial”. Ela conta que para a escola é muito importante fazer a ligação da cultura estadunidense com os alunos da escola, que tem o estudo da língua inglesa como o principal objetivo.

“O segundo motivo é a alegria. Como os amigos gostam, se envolvem. Essa inserção da cultura traz felicidade, alegria e senso de pertencimento aos alunos”, diz Eliane.

Na KnowHow, o planejamento do semestre leva em consideração a data, e atividades são programadas para todas as turmas. Decoração, brincadeiras, concursos e um desfile de fantasias são algumas das atividades realizadas pela escola, que mergulha os alunos na cultura do Dia das Bruxas.

Morcegos e abóboras
As decorações mal assombradas extrapolam as escolas e lojas de fantasias e tomam conta do comércio da cidade. Ao caminhar pelo Franca Shopping, nota-se morcegos, abóboras, fantasmas e até mesmo atendentes maquiados para a data.

O centro de compras realizará atividades de Halloween neste domingo, 29. Um desfile de fantasias e atividade acontecerá às 15h e 17h para crianças interessadas. E das 14h às 18h, as crianças poderão participar de uma Caça aos Doces, pelas lojas do shopping, que estão devidamente decoradas.

Com a inserção da cultura do Halloween na vida dos francanos, é esperado que, a cada ano, a data ganhe mais reconhecimento.

“Vamos procurar disponibilizar mais variedades de produtos de Halloween, porque vimos que está agradando bastante o público. Acho que ano que vem vai ser melhor ainda, a expectativa é essa”, diz Poliana, gerente do Shopping das Utilidades.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Francaninho
    29/10/2023
    O brasileiro é sem noção mesmo, em especial o francano. Cultuando e romantizando coisa da Terra do Tio Sam....ninguém comemora nosso folclore né ?. É lamentavel gastar recurso com isso daí....depois reclamam que as coisas estão caras...mas é bom pro comércio.
  • Gabiroba
    29/10/2023
    Acho super válido para as crianças se fantasiarem e experimentar um dia de halloween como nos filmes! O duro é ver adultos tendo que se submeter a estes papelões ridículos em empresas moderninhas. É muito forçado! Mas vale umas fotinhas no Instagram, aí tá tudo certo né! Kkk