EM BUSCA DO BI

Em meio a briga entre CBB e LNB, Sesi Franca é confirmado na Champions; veja o grupo

Após o NBB perder a chancela da CBB, existiam dúvidas se o Sesi Franca, Flamengo e São Paulo continuariam com as vagas para a BCLA.

Por Pedro Baccelli | 27/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Ala-pivô Lucas Dias levantando o troféu de campeão da BCLA pelo Sesi Franca Basquete
Ala-pivô Lucas Dias levantando o troféu de campeão da BCLA pelo Sesi Franca Basquete

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) anunciou nessa quinta-feira, 26, as três equipes brasileiras que disputarão a BCLA (Basketball Champions League Americas): Sesi Franca Basquete, Flamengo e São Paulo.

Atual campeão das Américas e do mundo, o time francano caiu no mesmo grupo da última edição do torneio. Novamente, os adversários serão o Obras Sanitárias, da Argentina; e o Universidad Concepción, do Chile. Naquela ocasião, foram duas vitórias contra cada equipe.

A confirmação acontece durante o imbróglio entre a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e a LNB (Liga Nacional de Basquete). Em julho, a CBB retirou a chancela da LNB e, dessa forma, o NBB (Novo Basquete Brasil) perdeu a condição de campeonato oficial nacional.

Como a Confederação é responsável por distribuir as vagas brasileiras em torneios internacionais, as equipes que se classificaram pelo NBB para disputar a Copa Sulamericana e a BCLA poderiam perder o direito de jogar os respectivos campeonatos. O Sesi Franca, por exemplo, mesmo sendo o atual campeão do NBB, ficaria de fora da BCLA.

Sem definições anunciadas para as próximas temporadas, o foco é na participação garantida nesta edição e, claro, buscar repetir o feito histórico. “A BCLA é, sem dúvidas, o maior campeonato do continente. Ficamos muito felizes por participarmos e, também, a motivação para buscarmos o bicampeonato aumenta ainda mais depois do título Intercontinental”, pontua o técnico Helinho Garcia.

A BCLA começa no dia 13 de dezembro. Serão quatro grupos de três equipes, totalizando 12 times. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final, marcadas para os dias 4 a 10 de março. Já a fase final – semifinal e final – está prevista para abril de 2024.

CBB x LNB
O objetivo da CBB era fortalecer o Campeonato Brasileiro, que, na última temporada, foi disputado pelo AZ Araraquara (SP), Basket Osasco (SP), Basquete Pinda (SP), Basquete Santos/BlueMed/Fupes (SP), Blumenau (SC), Brusque (SC), Cruzeiro Basquete (MG), Liga Sorocabana (SP), Praia Clube (MG) e Vitória (BA). O Cruzeiro (raposa) é o atual campeão.

A discussão ganhou força após o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, cogitar a possibilidade do rubro-negro disputar os dois campeonatos – o NBB e o Campeonato Brasileiro da CBB.

Caminho que foi descartado pelo Sesi Franca Basquete. Em reportagem publicada pelo Portal GCN/Rede Sampi no dia 7 de setembro, o presidente Luís Aurélio Prior afirmou que o compromisso da equipe francana é com o NBB. “A posição do Sesi Franca é disputar somente o NBB, somos fundadores da Liga e ela se fortalece mais a cada ano”, disse na época.

A decisão não diminuiu o fôlego do NBB, que tem recorde de clubes participantes nesta temporada. Ao todo, 19 equipes disputam o título. Com oito clubes, o Estado de São Paulo é o recordista na competição.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.