O eclipse solar anular que acontece neste sábado, 14, poderá ser observado de Franca, ainda que não completamente. O fenômeno, quando a lua se sobrepõe ao sol, terá início a partir das 15h34, de acordo com o Museu de Ciências da cidade.
De acordo com a Nasa, a visibilidade do eclipse em Franca deve ficar próxima dos 50%. O fenômero será visto com mais intensidade no Norte e Nordeste do Brasil.
Para auxiliar os francanos que pretendem acompanhar o eclipse, o Museu de Ciências divulgou em seu Instagram cuidados que devem ser tomados pela população, como o uso de equipamentos adequados.
Segundo o Museu, não devem ser utilizados óculos de sol, óculos 3D, folha de raio X, fundo de garrafa âmbar ou telescópio. O correto, de acordo com a publicação, é o uso de filtro de soldador número 14 ou superior, filtro Baader ou filtro Mylar.
O Museu alerta ainda que, em hipótese alguma, se deve olhar para o eclipse sem o uso dos equipamentos.
O Observatório de Astronomia de Franca não abre aos sábados, portanto, não será possível acompanhar o eclipse de lá.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Thiago 14/10/2023Momento tão importante para a astronomia e o observatório não abre -
Verdade isso? 14/10/2023Parabéns aos envolvidos nesse observatório, quando chega uma data de mobilizar pessoas a conhecer o mesmo, com um fato que não acontece sempre esse fenômeno o mesmo vai continuar fechado. -
Lorena veiga 13/10/2023Fenômeno raro de acontecer e o laboratório não pode abrir uma vez em um sábado depois de quase 30 anos de um fenômeno desse. Isso que é Franca