
Há quanto tempo você está no seu emprego? Imagine se fosse há 30 anos. Mesmo nos dias de hoje, quando a rotatividade é cada vez maior, ainda existem aquelas pessoas que fazem história em uma empresa. Esse é o caso de José Santos da Silva, conhecido como Coquinho, que trabalha no Franca Shopping desde o início de sua construção.
Nascido em Surubim, município do interior de Pernambuco, ele se mudou para São Paulo em busca de trabalho. A empresa em que atuava o designou para a obra em Franca em fevereiro de 1993. "Naquela época, estávamos construindo o shopping... trabalhei até a inauguração."
Assim que o Franca Shopping foi inaugurado, em outubro de 1993, o encanador retornou a sua cidade natal por um curto período de seis meses. Ele ainda não sabia, mas seria em solo francano que passaria os melhores anos de sua vida.
Apesar dos 2,3 mil quilômetros de distância de sua terra natal, voltou e, aos poucos, começou a chamar Franca, e em especial o Jardim Luiza, de casa, ao voltar a trabalhar no shopping. “A idade que tenho no shopping, tenho no Jardim Luiza. Quando cheguei só tinha pasto. Não tinha rua, não tinha energia, não tinha água e esgoto. Não tinha nada”, disse.
Na Zona Norte, ele construiu sua família. Casado com Izildinha de Souza, 66, natural de Pedregulho, José Santos tem quatro filhos: Patrícia, de 28 anos; Suely, de 32; Sivaldo, de 34; e Severino, de 43.
Ao longo do tempo, o encanador de 63 anos testemunhou a transformação do shopping. “Ele foi mudando. Teve a revitalização, aí mudou completamente. Hoje, está muito mais bonito. É muito gratificante. Aqui é bom demais de trabalhar.”
Como planeja um merecido descanso, pode ser que Coquinho não esteja presente em uma possível expansão do shopping, que está sendo estudada pela diretoria. Após 30 anos de trabalho, ele pensa em descansar. "Não sei se vou chegar lá, porque já me aposentei. Estou com 63 anos e não pretendo ficar trabalhando por muito tempo. Quero descansar um pouco".
Mesmo que ele pare de trabalhar amanhã, uma coisa é certa: José Santos da Silva já deixou sua marca na história do Franca Shopping. "Somos uma família".
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Iraci mattos domingos 09/10/2023que lindo, amo nossos nordestinos, honestos, trabalhadoeres, meu amado esposos e nordestino