DEFINITIVO

Ex-pivô do Sesi Franca Lucas Mariano é suspenso por doping até fevereiro de 2024

O exame foi realizado em partida entre Sesi Franca e São Paulo pela primeira fase do NBB, no dia 7 de janeiro.

Por Pedro Baccelli | 04/09/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Lucas Mariano com os troféus conquistados pelo Sesi Franca nas últimas duas temporadas
Lucas Mariano com os troféus conquistados pelo Sesi Franca nas últimas duas temporadas

A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) publicou na última sexta-feira, 1°, a suspensão definitiva do ex-pivô do Sesi Franca Basquete Lucas Fernandes Mariano após exame antidoping.

A suspensão foi atribuída após confirmação de “presença de substância proibida”. O exame apontou a ingestão de N-didemetil-sibutramina; N-demetil-sibutramina, Furosemida e Hidroclorotiazida. Os dois primeiros têm ação de inibir o apetite e geralmente são utilizados para tratar obesidade, enquanto os outros são medicamentos com ação diurética.

O período de afastamento compreende do dia 22 de agosto até 29 de fevereiro de 2024. A lista contém 14 páginas com nomes “pegos” pelo doping, em diferentes esportes, como atletismo, basquete, ciclismo, futebol de campo e natação.

O exame foi realizado em uma partida entre Sesi Franca e São Paulo pela primeira fase do NBB (Novo Basquete Brasil), no dia 7 de janeiro. Com vitória francana, por 105 a 103, Lucas Mariano foi relacionado, mas não chegou a entrar em quadra.

O atleta estava suspenso temporariamente desde o dia 4 de julho. Na época, em nota oficial, o Sesi Franca disse que tinha tomado conhecimento sobre os acontecimentos e destacou o respeito irrestrito aos valores do esporte. O texto também menciona que o contrato de Lucas Mariano com o clube foi encerrado no dia 30 de junho.

Nascido em Franca, o jogador foi formado na categoria de base do time da cidade. Lucão, como é conhecido popularmente, foi campeão Paulista, da Copa Super 8, do NBB e da BCLA (Basketball Champions League Americas) na última temporada. Frequentou a lista de pré-convocados da seleção brasileira na Copa do Mundo de Basquete.

Leia mais:
Lucas Mariano é suspenso provisoriamente por doping

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Bras cubas
    07/09/2023
    Se fosse na NBA tomaria 10 jogos de suspensão no campeonato da NBA, mas poderia jogar em outros campeonatos, inclusive na G-League - liga secundária - da NBA, não é mesmo Didi Louzada? Esporte de \"alto nível\" e baixa qualidade, onde o doping faz a diferença, como exemplos: Bia Hadad no tênis, Tandara no volei, Rafaela Silva (judoca) Cesar Cielo (nadador) Etiene Medeiros (nadadora) Jaqueline do voley, Maurren Maggi salto extensão, Thiago Braz, do salto com vara,, entre muitos outros. Como disse o Xuxa da natação, sem doping não há medalha, ou ainda o Ben Jhonson: uns são pegos outros não.