BASQUETE

'Veia francana de formação de atletas vai saltar agora', diz Pablo Costa

Assistente técnico vai comandar o Sesi Franca no início do Campeonato Paulista; equipe joga fora de casa neste sábado em Osasco.

03/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Pablo Costa durante treino do Sesi Franca: assistente assume o time neste início de temporada
Pablo Costa durante treino do Sesi Franca: assistente assume o time neste início de temporada

Não será a primeira vez que Pablo Costa, assistente técnico do Sesi Franca Basquete, assumirá o comando da equipe adulta, mas será mais uma chance dele poder mostrar porque é o braço-direito do treinador Helinho Garcia.

Com a ausência de Helinho, que está com a seleção brasileira, o assistente técnico do clube terá a responsabilidade de comandar o time neste início de Campeonato Paulista. O desafio de Pablo ainda é maior porque não poderá contar com alguns jogadores que também estão servindo a seleção, caso de Lucas Dias e Georginho.  A seleção se prepara para o Mundial em Singapura.

Além dos jogadores que estão com a seleção, o Sesi Franca perdeu dois de seus principais jogadores da temporada passada: Lucas Mariano e Michael Smith, que não renovaram contratos. “É orgulho eles estarem lá (na seleção) e uma grande oportunidade para os atletas mais novos poderem ter uma experiência. A veia francana de formação de atletas vai saltar agora nesse momento em que os jovens terão mais oportunidades. Eles estão vivenciando a experiência de treinar com o time adulto, e ao mesmo tempo vejo o que cabe para mim também com a ausência de Helinho. Eu podendo assumir o time, tendo um protagonismo e uma situação um pouquinho diferente que serve para minha evolução, meu desenvolvimento”, disse Pablo.

Nesse período de treinamentos, Pablo busca estabelecer o sistema de jogo aplicado pela equipe e transmitir os conceitos do clube ao pivô Wesley, recém-contratado. “O importante é conseguir encaixar os jogadores que estão chegando. Os jovens que estão subindo que vão ter outros papéis, caso de Reynan, Zu Jr, Edu Marília e Nathan. Esse ano a expectativa é que eles consigam participar um pouco mais, com uma efetividade maior. Vamos ver como eles se saem nesse papel. O Paulista vai ser muito importante para isso. Manter essa consistência, a mentalidade vencedora”, completou Pablo.

Wesley, a única contratação do Sesi Franca para a temporada até agora, disse que vem treinando bem e a preocupação é buscar o entrosamento com os companheiros o mais rápido possível. “Esse início vai servir para isso, para irmos incorporando um ritmo legal e pegar entrosamento com os jogadores que já estavam no clube. A equipe foi montada pensando em coisas grandes e, a expectativa é chegar às finais dos campeonatos com o maior rendimento possível e conquistar títulos”, disse o pivô.

O ala Jonathan, um dos mais experientes do time, disse que o momento é de oportunidade para os jovens jogadores, lembrando que a temporada é longa. “É uma plantação, abrir a terra, colocar a semente regar de pouquinho em pouquinho para a gente colher os frutos lá na frente”.

A estreia do Sesi Franca no Campeonato Paulista será neste sábado, 19h, contra o Osasco, fora de casa.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.