BASQUETE

Helinho diz que Sesi Franca precisa contratar um armador e um ala

Mike Smith, Lucas Mariano e Georginho não seguem no elenco para a temporada 2023/2024.

Por Pedro Baccelli | 02/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Marcos Limonti/Divulgação

Técnico Helinho Garcia, durante treinamento
Técnico Helinho Garcia, durante treinamento

A três dias da estreia no Campeonato Paulista, as saídas de três jogadores do Sesi Franca Basquete seguem repercutindo entre os torcedores. O técnico Helinho Garcia disse ao Portal GCN/Rede Sampi que carece de duas contratações para a temporada 2023/2024: um armador e um ala.

Desde o início das negociações, o clube não escondeu o desejo de manter a base do elenco multicampeão. Mas não obteve sucesso com três atletas. Após meia temporada em Franca, o ala-armador Mike Smith foi anunciado como reforço do Nacional, do Uruguai. O pivô Lucas Mariano teve o contrato encerrado no dia 30 de junho, e deve reforçar o Flamengo.

A terceira – e inesperada saída – foi do ala-armador Georginho. MVP das últimas finais do NBB (Novo Basquete Brasil), o jogador da seleção brasileira foi anunciado nessa segunda-feira, 31, pelo Ratiopharm ULM, da Alemanha. A ida para o Velho Continente está prevista após a disputa da Copa Intercontinental, em setembro, em Singapura.

A única contratação anunciada pela diretoria, até agora, foi a do pivô Wesley Castro, ex-123 Minas. O atleta, teoricamente, vem para repor a saída do Lucão. Helinho pede dois reforços para a temporada.

“Com a saída do Georginho, precisamos de um armador. Mensurar a necessidade de mais um jogador que pode ser um lateral (ala) ou um jogador que, de repente, possa atuar em duas posições, que tenha uma versatilidade importante”, disse o treinador que está em São Paulo, junto da seleção brasileira, da qual é auxiliar técnico.

O clube já havia confirmado ao GCN que está no mercado para a sequência da temporada. “Tivemos perdas importantes, que, sem dúvidas, fariam e fazem diferença para qualquer equipe. É um momento de nos readaptar”, completa Helinho.

Categoria de base
Enquanto outros reforços não são anunciados, o Sesi Franca pretende apostar nas pratas da casa. “Este ano com certeza vamos utilizar mais esses jogadores, com maior tempo de quadra. Fico muito feliz que eles tenham crescido dentro dos conceitos e valores que a gente tanto preza”.

Uma das principais apostas do clube é o ala-armador Reynan. Cestinha da seleção brasileira na Copa do Mundo sub-19, o jogador participou de 43 partidas da última edição do NBB, com 9,6 minutos em quadra. A média é de 3,7 pontos, 1,3 rebotes, 0,5 assistência e 4 de eficiência.

O Sesi Franca também conta com o armador João Mini, ala-armador Zu Jr., ala-pivô Edu Marília, pivô Nathan Fernandes, entre outros jovens talentos.

Outro formado na base, mas já bem conhecido da torcida, é o ala-pivô Márcio. O jogador deve ganhar mais espaço.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.