ESPORTE

Jogos Regionais começam nesta sexta-feira; Franca busca o bicampeonato

A delegação francana tem 407 atletas que vão disputar todas as 43 modalidades

Por Jéssica Reis | 14/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Franca busca o bicampeonato na disputa, que é realizada em Barretos
Franca busca o bicampeonato na disputa, que é realizada em Barretos

Começa nesta sexta-feira, 14, a 56ª edição dos Jogos Regionais do interior. Este ano, Franca busca o bicampeonato, após ter vencido a classificação geral de 2022. Atualmente, a cidade tem os dois últimos títulos: em 2019 foi campeã; em 2020 e 2021 a competição não aconteceu por conta da pandemia e, no retorno dos jogos, Franca conseguiu se manter no primeiro lugar do pódio.

A competição é promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com a cidade de Barretos, que sediará as disputas esportivas este ano. Em 2022, não houve uma sede fixa e as modalidades foram disputadas em cidades diferentes. Este ano, o maior campeonato esportivo do interior volta a acontecer com apenas uma sede, durante 10 dias.

No total, serão 43 modalidades disputadas, sendo Basquete Feminino e Masculino, Damas Feminino e Masculino, Handebol Feminino, Vôlei de Praia, Ciclismo Feminino e Masculino, Capoeira Feminino e Masculino, Karatê, Futebol Masculino e Feminino, Malha, Atletismo, Ginástica Artística, Tênis, Futsal Masculino e Feminino, Tênis de Mesa, Taekwondo, Badminton, Handebol Masculino, Bocha, Xadrez, Natação, Voleibol Feminino e Masculino, Ginástica Ritmica, Judô e Biribol.

Segundo o cronograma da competição, os atletas francanos já estreiam nesta sexta-feira, com o Basquete Feminino 21 enfrentando Ipuã e o Vôlei de Praia Feminino joga com Pitangueiras. Ainda hoje, será a vez do Handebol Feminino 21 enfrentar a equipe de Restinga e o Vôlei de Praia Feminino disputa com Serrana. Nesta sexta-feira, estão programados os congressos técnicos de Damas, Atletismo, Ciclismo e Karatê.

Para o sábado, as equipes de Vôlei de Praia voltam a competir. Pela manhã, o feminino contra Monte Alto e o masculino joga com Monte Azul Paulista e depois, enfrenta Santa Rosa de Viterbo. A Malha disputa com Jaboticabal. O basquete masculino 21 compete contra Ipuã. Já o Futebol Masculino Sub-20 enfrenta Matão e o Handebol Feminino 21 entra em quadra para jogar contra Olímpia. Neste dia, está marcado o congresso técnico de Capoeira e o início da programação do Ciclismo, Karatê e Atletismo.

Os Jogos Regionais demonstram a qualidade do trabalho esportivo realizado no interior.  No caso de Franca, a cidade disputa as modalidades no sub-21, como oportunidade de demonstrar a força da base esportiva do município. “Estamos indo com uma grande delegação. Somos a única cidade que tem todas as modalidades esportivas e acreditamos que esse seja o momento de demonstrar a força do nosso trabalho diário com as escolinhas esportivas. Grande parte dos nossos atletas são bolsistas e já representam a cidade em outras competições. Temos as melhores expectativas”, disse Mateus Caetano, presidente da Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura).

No ano passado, Franca foi campeã da classificação geral, seguida de Araraquara, Ribeirão Preto, Barretos e Sertãozinho. “Nosso foco é conquistar a primeira colocação e manter o primeiro lugar que conquistamos nos últimos anos”, explicou Mateus Caetano.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.