Com apenas 29 anos de idade, o jovem francano Guilherme Cintra Ferreira tem no seu currículo profissional uma bagagem muito grande na produção de projetos de comédia no Brasil. Ele já assinou projetos audiovisuais com a participação de grandes figuras do humor brasileiro, entre eles Fábio Porchat, Dani Calabresa, Leandro Hassum, Mauricio Meireles, Otaviano Costa, Katiuscia Canoro, Evelyn Castro, Sérgio Loroza e Xuxa.
Nascido em Franca e criado no bairro Jardim Barão, Gui se mudou em 2011, com 17 anos de idade, para São Paulo para estudar comunicação. Fez publicidade na ECA-USP (Universidade de São Paulo) e roteiro na Academia Internacional de Cinema (AIC).
Gui revela que desde novo demonstrava traços com o humor. “Eu escrevia piadas na escola, me descobri um escritor porque eu escrevia piadas na escola. Quando eu era criança, entregava para o professor ler na frente da turma, ele lia, todo mundo dava risada e eu falava, acho que tem um coisa aí..”, diz Gui.
Com o passar dos anos, Gui revela que sentiu que tinha uma veia criativa forte e foi gostando, pegando o hábito de escrever para o público. A primeira ideia foi estudar publicidade, quando então ele se mudou para São Paulo. O jovem talento se apegou ao entretenimento e depois foi fazer intercâmbio na Espanha para estudar cinema.
De volta ao Brasil, Gui começou a participar como roteirista de projetos de humor. “Eu gosto de comédia, gosto de fazer as pessoas rirem. Fui trabalhar com o Fábio Porchat na Record TV, meu primeiro programa de televisão, ele me chamou para ser roteirista. Lá eu escrevi mais de 200 episódios. Eu assinei em 2017, e recebemos as mais diversas personalidades”, descreve Gui.
Após esse trabalho, o francano ganhou destaque no meio e começou a se consolidar como roteirista/produtor e participar de outros projetos audiovisuais para TV aberta, streamings, TV por assinatura, cinema, internet, publicidade e teatro.
“A cultura de Franca me ajudou a estar aqui hoje. Eu fico muito orgulhoso da onde eu vim, eu acho que o povo de Franca é um povo conversador, mais extrovertido até. Eu tenho isso dentro de mim, me ajuda de certa forma a lidar tanto atrás das câmeras, acho muito bacana”, diz Gui. Ele relata que sempre que pode vem a Franca para visitar os familiares, que continuam morando na cidade.
Na pandemia, ele montou com um outro sócio uma produtora de conteúdo audiovisual chamada Farra. A agência, fundada em São Paulo, tem 22 funcionários e realiza desde a criação inicial de um projeto até a sua finalização final: roteiro, produção e pós-produção.
Gui relata que antes do apresentador Jô Soares morrer, ele e outros amigos do meio estavam escrevendo um projeto juntos com o apresentador. Esse projeto deverá ganhar continuidade e sair do papel para se tornar um filme.
“Meu maior desafio agora é expandir internacionalmente, me levar e levar a cultura brasileira, e por que não de Franca, pro resto do mundo, porque querendo ou não, o mercado brasileiro audiovisual ainda dá umas engatinhadas. O maior desafio é se estabelecer nesse lugar criativo e exportar os nossos produtos em vez de importar”, comenta Gui.
Veja alguns trabalhos produzidos pelo jovem francano roteirista e produtor:
- Criador e Diretor Geral da série Do Que Riem? (Comedy Central/Paramount+), formato original criado e produzido pela Farra.
- Roteirista do longa-metragem de ficção As Visões de Ulisses (Disney), produzido pela Conspiração Filmes e protagonizado por Otaviano Costa, com Katiuscia Canoro, Evelyn Castro, Sérgio Loroza e Xuxa no elenco.
- Criador e Roteirista da série de ficção B.O. (Netflix), protagonizada por Leandro Hassum.
- Diretor Geral do programa Foi Mau (RedeTV!), produzido pela Farra.
- Roteirista do Programa do Porchat (RecordTV), onde assinou mais de duzentos episódios.
- Criador e Roteirista do seriado O Mais Espetacular e Magnífico Espetáculo da Comédia (TNT), com Victor Lamoglia, Leticia Lima, Ed Gama e Fafy Siqueira no elenco.
- Criador e Roteirista do especial seriado 2000 e Vish (TNT), protagonizado por Leandro Hassum.
- Membro da equipe de roteiro da série de ficção 171 - Negócio de Família (Universal/Globosat), finalista do Prêmio ABRA de Roteiro na categoria ficção/comédia.
- Roteirista do seriado Tá Pag (TNT/WarnerMedia), apresentado por Leandro Hassum.
- Roteirista do talk-show Posso Explicar (Disney+/National Geographic), apresentado por Miá Mello.
- Roteirista do Bravo! (ESPN/Disney), reality-show esportivo realizado no Brasil em parceria com a La Liga.
- Chefe da equipe de 12 roteiristas da CCXP Worlds, o maior evento geek do planeta.
- Diretor do talk-show apresentado por Bianca Andrade (Boca Rosa) Boca a Boca (Youtube), produzido pela Farra e vencedor do prêmio MTV Miaw 2020.
- Diretor da comédia Coach Nada, série de ficção exclusiva do Instagram para o IGTV, produzida pela Farra e indicada a Melhor Série Vertical na edição de 2020 do Rio Webfest.
- Diretor do talk-show Tudo Combinado, branded content produzido para a internet em parceria com a C&A, apresentado por Fernanda Souza, Giovanna Lancellotti e Fernanda Rodrigues
- Diretor dos especias ao vivo Foca em 2020 e Foca em 2021, retrospectivas pop apresentadas por Foquinha, e Omelete No Oscar 2021, do grupo Omelete.
- Roteirista e Produtor Associado do filme A Última Peça (Europa Filmes), dirigido por André Moraes, em exibição na Amazon Prime Video.
- Roteirista de dois projetos de ficção com o grupo de comédia Hermes e Renato: o seriado “Tony Berg” e o longa-metragem Muambeiras, ambos em pré-produção pela MYMAMA.
- No teatro, é autor da peça Mundo do Rezende: O Show, estrelado por Rezende Evil, que estreou no Tom Brasil com ingressos esgotados.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.