AVALIAÇÃO

Pesquisa GCN/Sampi/Ágili: 60,49% aprovam governo Alexandre Ferreira; 28,89% reprovam

Entre as áreas que mais preocupam os moradores de Franca, despontam a Saúde e Segurança Pública.

Por Denise Silva | 14/05/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Editora da rede Sampi

Dirceu Garcia/GCN

Após uma reviravolta na sua trajetória política, Alexandre Ferreira conquista a aprovação de mais da metade da população
Após uma reviravolta na sua trajetória política, Alexandre Ferreira conquista a aprovação de mais da metade da população

“Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra você é morto uma vez, mas, em política, várias vezes.” A célebre frase do estadista inglês Winston Churchill, um dos responsáveis por acabar com a II Guerra Mundial, também não deixa de ser verdadeira, décadas depois, na nossa distante Franca. Principalmente para um personagem atual da política francana: o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).

Pesquisa realizada pelo Instituto Agili a pedido do portal GCN/rede Sampi, realizada entre os dias 10 e 12 de maio de 2023, mostra que 60,49% dos francanos aprovam a atual gestão de Alexandre Ferreira. Apenas 28,89% reprovam e 10,61% não sabem ou preferiram não responder.

Foram realizadas 590 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais, obedecidas as quotas de sexo, faixa etária e graus de instrução proporcionais aos dados dos eleitores de Franca registrados no TRE/SP. A margem de erro é de 4 pontos, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Quando a população é perguntada sobre como avalia o governo entre ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, 8,02% consideram ótimo. Para 35,33%, a administração é boa. Para 42,28%, regular. Apenas 5,20% consideram o governo ruim e 6,69%, péssimo.

Os números nem de perto se equiparam aos registrados por momentos vividos pelo prefeito entre os anos de 2013 a 2016. Depois de ser eleito em 2012 o sucessor de uma das maiores figuras políticas da cidade, o ex-prefeito Sidnei Rocha (PSDB), Alexandre se viu cair no limbo da opinião pública: perdeu o apoio de Sidnei, foi alvo de uma CP na Câmara Municipal e, por apenas um voto, não perdeu o mandato, envolto na polêmica dos falsos médicos no Pronto-socorro Municipal.

Depois, com a volta de Sidnei como concorrente, foi impedido de disputar a própria reeleição, pleito que acabou vencido por Gilson de Souza (então DEM, hoje Republicanos) num movimento raramente registrado na história da política brasileira.

Fora da Prefeitura, tentou uma vaga de deputado federal. Acabou derrotado na disputa. Mas, como profetiza um ditado popular mais moderno que Churchill, “o mundo não gira, ele capota”.

Distante da sombra de Sidnei Rocha, conseguiu se eleger prefeito novamente em 2021. Deixou de lado o perfil autoritário e explosivo, aparentemente abandonou a crença de que sozinho pode tudo, garantiu distância de escândalos e construiu um amplo arco de alianças na Câmara Municipal. Tudo isso começa a render frutos para o prefeito.

ÁREAS PRIORITÁRIAS
Apesar de não ser uma área que define a aprovação ao atual governo Alexandre Ferreira, a Saúde continua sendo a maior preocupação do francano.

A pesquisa também levantou quais áreas devem ser tratadas como prioridade pela administração municipal.

Surpreendentemente, temas que costumam gerar muito ruído em grupos de política no WhatsApp e em redes sociais parecem descolados da percepção das pessoas. Transporte Público (3,61%), Esporte e Lazer (1,94%), Cultura (0,63%) e Limpeza Urbana (0,39%) estão distantes de serem preocupações reais da população

Como era de se esperar, a área considerada como de maior prioridade pelos moradores de Franca é a Saúde, com 39,28%. Em segundo lugar está a Segurança, com 12,45%, seguida da Educação, com 11,53%.

Os recentes casos de falta de leitos para internação e de pacientes que passaram dias no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azuz” esperando uma vaga de internação na Santa Casa, claramente preocupam o cidadão de Franca. Mas, ainda assim, a questão parece estar longe de significar uma nova morte política de Alexandre Ferreira, que está mais forte e mais vivo como nunca.

SÉRIE DE PESQUISAS
A rede Sampi de portais fechou uma série de pesquisas com o instituto Ágile, sediado no Paraná e que tem quase 20 anos de experiência na realização de levantamentos estatísticos no Brasil, para os próximos meses. Serão feitas pesquisas nas regiões de Bauru, Campinas, Franca, São José dos Campos e Taubaté.

Além das avaliações das respectivas administrações municipais, são feitos também pesquisas de intenção de votos, avaliação das Câmaras Municipais, do governo Estadual e Federal, além de dados específicos de cada região. “Acreditamos profundamente em dados concretos, em pesquisa e ciência para ajudar na construção de um jornalismo de qualidade e para balizar as decisões dos atores políticos, estejam ele no governo ou na oposição. Ter números concretos é muito melhor do que achar apenas. Esta é uma contribuição da rede Sampi para as regiões onde atuamos”, explica o CEO, Corrêa Neves Jr.

Nesta segunda-feira, o portal GCN/Sampi vai trazer os dados de dois cenários eleitorais pesquisados na cidade de Franca. Durante a semana, trará também como os francanos avaliam as gestões de Lula e Tarcísio de Freitas, além de um dado inédito que vai mostrar qual o time do coração da cidade: o basquete, do Sesi Franca, ou o futebol, da Francana.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

10 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Tiago
    15/05/2023
    Acredito mais na picanha para todes do que nas pesquisas GCN
  • Claudinei
    15/05/2023
    Quem será que fez essa pesquisa??? O próprio prefeito??? Kkkkkk
  • Ana
    15/05/2023
    Tem meu voto se candidatar novamente
  • Sebastião
    15/05/2023
    Gilson & Alexandre, imagine essa dupra cantano Bejinho Doce na Expoagro em 2024?....kkkkk
  • maria
    15/05/2023
    Como somos idiotas e enganados. Como diz o ditado \"me engana que eu gosto\". Olha o caos na saude, olha o caos com o aumento de pessoas e famílias moradores de rua, sem programa par tirá-los da rua. E com tanto recursos que sobrou por conta da pandemia
  • Francano
    15/05/2023
    Parabéns ao povo de França, querem ficar mais 4 anos sem médicos, com a cidade suja, cheia de moradores de Rua, sem segurança e com prefeito que resolve tudo no futuro andando de carrão.
  • carlos
    15/05/2023
    Ótimo trabalho sendo feito.Gilson some.
  • José Roberto
    15/05/2023
    O povo acha que segurança pública é responsabilidade do prefeito quando na verdade o maior Responsável é o carioca que está no Palácio dos Bandeirantes.
  • Reinaldo Santorelli
    14/05/2023
    O caminhada pra ele agora será tentar ir pra deputado, mas, se não conseguir, o Gilson de Souza tá procurando uma segunda voz, já pensou??, Gilson & Alexandre na Expoagro/24??.
  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    14/05/2023
    Essa Pesquisa não representa a Realidade.