RELIGIÃO

As promessas do espírito

A Palavra de Deus nos ensina que sem o Espírito Santo nossa vida não tem sentido. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 14/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

A Palavra de Deus nos ensina que sem o Espírito Santo nossa vida não tem sentido. Só Deus é a “Verdade” que necessitamos.

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 8
Durante os primeiros cinco ou seis anos após a morte de Jesus a Igreja não se amplia para além da cidade de Jerusalém. Os apóstolos ainda não tinham entendido o que o Evangelho deve ser anunciado aos homens do mundo inteiro.

A partir deste momento a Igreja deixa de estar ligada exclusivamente ao povo de Israel e começa a abrir-se aos outros povos, aos que não são descendentes de Abraão.

A leitura de hoje narra o que aconteceu a Filipe. Nós encontramos o seu nome na leitura do domingo passado: ele é um dos sete escolhidos para servir os pobres.

O Espírito acompanha este primeiro missionário, infundindo força às suas palavras e confirmando com milagres a sua pregação. A vida das pessoas daquela cidade passa por uma transformação e todos estão repletos de alegria.

Segunda leitura: 1ª Carta de Pedro 3
Pedro exorta os cristãos para não desanimarem diante da perseguição que começou e que, com maior ou menor violência, vai durar mais ou menos 250 anos. O que fazer em situação semelhante? Antes de mais nada deve-se sentir o Cristo perto de si no próprio coração. não é contra os discípulos que se desencadeou o ódio, mas contra o Senhor.

Além do mais os cristãos devem sempre estar preparados para responder a todos os que lhes perguntarem o motivo da esperança que os anima.

Evangelho: João 14
O Evangelho de hoje é a continuação daquele do domingo passado, pertence ao primeiro daqueles que nós denominamos discursos de despedida, pronunciados por Jesus durante a Última Ceia.

Os discípulos entenderam que Jesus está prestes a deixá-los, estão entristecidos e se perguntam como lhes será possível permanecer unidos a ele e continuar amando-o, se ele vai embora.

Jesus promete não deixa-los sós, sem proteção e sem guia. Diz-lhes que pedirá ao Pai para lhes enviar o seu Espírito que permanecerá para sempre com eles.

Mas quem pode receber este Espírito? Jesus esclarece antes de tudo que o Espírito está reservado aos que o amam, aos que observam os seus mandamentos, aos que praticam o amor aos irmãos, como ele ensinou. O mundo não pode recebê-lo.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.