EXPECTATIVA

Estudo dá nota 10 para saúde e segurança de Franca, e a coloca como 7ª melhor de SP

Por Jéssica Reis | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/Prefeitura de Franca
A cidade de Franca ficou na 7ª colocação no estudo feito sobre as melhores cidades paulistas para se morar
A cidade de Franca ficou na 7ª colocação no estudo feito sobre as melhores cidades paulistas para se morar

Franca é destaque no ranking do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades). Entre os municípios do Estado de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, a cidade ficou com a sétima colocação geral, sendo referência em Educação e recebendo nota 10 em Saúde e Segurança

Por considerar quesitos específicos e dados do ano passado, a pesquisa ignora a crise de falta de leitos hospitalares que a cidade enfrenta atualmente e a disparada no registro nos índices de homicídios e estupros no primeiro trimestre de 2023.

A apresentação do estudo foi feita nessa quarta-feira, 26, em São Carlos. O evento contou com a participação de vários municípios do Estado. Franca foi representada pela secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado.

“Ver Franca entre as 20 melhores cidades desenvolvidas do Estado, principalmente, com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes nos últimos anos, mostra que as políticas públicas implementadas pelo governo estão sendo eficazes e atendendo o propósito. Franca é uma cidade promissora e com grandes oportunidades para se desenvolver cada vez mais”, comentou.

O NEC é composto por professores da USP (Universidade de São Paulo), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Jaú e apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios paulistas, considerando Economia, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança, Mobilidade e Finanças Públicas.

“Os indicadores de Educação, Saúde e Segurança são de nível da Bélgica, um dos países mais desenvolvidos do mundo. Franca tem conseguido fazer muitas coisas mesmo com baixa arrecadação”, disse o professor da USP de São Carlos e coordenador do projeto, Coca Ferraz.

Segundo o estudo, na Saúde, Franca é a cidade com menor taxa de mortalidade infantil entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. A cidade recebeu nota 10 do NEC, considerando a taxa de mortalidade infantil, a pontuação no parâmetro Longevidade do Índice Paulista de Responsabilidade Social e a taxa de mortalidade por Covid-19.

A capacidade hospitalar não é considerada pela pesquisa. Neste ano, Franca chegou a ter mais de 40 pacientes internados provisoriamente em unidades de emergência, como prontos-socorros, por conta da falta de vagas em hospitais públicos. Pacientes ficaram até cinco dias esperando vaga em hospital. Pelo menos, duas pessoas morreram.

Já na Educação, foram considerados as notas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do aprendizado no ensino fundamental, e pontuação de Escolaridade do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social). Franca tem a média 6,22 e está na 4ª colocação, atrás somente de Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos.

Em segurança, Franca recebeu nota 10, sendo considerada a terceira cidade mais segura para se viver. Nesse quesito, o NEC usou o IECV (Índice de Exposição a Crimes Violentos) do Instituto Sou da Paz, que considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, expresso em ocorrências por 100 mil habitantes.

Apesar da nota máxima obtida com os dados do ano passado, os crimes de homicídios mais que dobraram no primeiro trimestre de 2023 em Franca, passando de 5 registros de janeiro a março de 2022 para 11 nos três primeiros meses deste ano. Os estupros subiram de 16 para 27, também na mesma comparação, colocando o início de 2023 o mais violento desde o início da série histórica em 2021.

No quesito Meio Ambiente, Franca garantiu uma boa posição, com sua pontuação no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, com 82,85, e os programas ambientais, com média de 8,40, o que mostra que o município tem índices positivos em esgoto tratado, água, gestão de resíduos sólidos, biodiversidade, arborização, educação ambiental, estrutura e qualidade do ar.

Por fim, no quesito de Mobilidade, a cidade garante uma nota normalizada de 7,60, considerando a taxa de mortalidade no trânsito, transporte coletivo e motorização (número de veículos a cada 100 mil habitantes.

Ranking 

Confira abaixo o ranking geral e por categorias:

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

10 Comentários

  • MAIKON FIRMINO RODRIGUES 31/12/2023
    Primeiramento quero destacar que a pesquisa veículado por esse orgão jornalistico não reflete a vida que os francanos tem vivido. Franca tem aumento e muito indice de criminalidade e não se as altas horas noite as viaturas da PM realizar suas rondas osntensivas, se não bastasse tão situação ainda temos as filas por cirurgias eletivas, falta de leitos, medicamentos, demora na realização de exames. Como uma cidade pode receber nota dez se amédia foi de 8,67 como pode ser observado na matearia acima e como confiar em tanta manipulação se há meses a Prefeitura de Franca vem negoiciando com o instituto de pesquisa para realizar pesquisa em nossa cidade?? Fica claro e evidente a manobra da Gestão pública atual que tenta de todas as formas mentir pra sociedade.
  • Francano 28/04/2023
    este estudo foi feito com dados antigos, antes do atual prefeito, ou a coleta de dados foi direcionada, pq não condiz com a realidade de hoje para os moradores.
  • Renato 28/04/2023
    Não acredito nesta pesquisa é só procurar as redes de saúde de Franca e ver que situação que está estou precisando de fazer um procedimento aqui em Franca não tem o aparelho tem que ser mandado para Ituverava já faz dois
  • Guilherme 28/04/2023
    A melhor piada do dia! Façam o favor de ter vergonha na cara de falar uma coisad dessa, vai ja unimed ver mais de 50 pessoas COM CONVÊNIO na fila de espera. Quantas pessoas tem na fila para internação na santa casa vocês sabem? Todos os dias neste mesmo site informando sobre roubos e assassinatos e esse núcleo afirmando nota 10? Então nota zero para a credibilidade desse núcleo.
  • Darsio 28/04/2023
    Deixa eu ver se entendi! Estamos enfrentando a tragédia de falta de leitos para internação, somada a inanição do governo estadual e, ainda assim somos modelo? Imagino a situação das cidades com as piores colocações.
  • APARECIDO DONIZETE NUNES 28/04/2023
    Deixa eu entender, nota 10 acho que é muito heim, então a Saude em Franca ta funcionando uma Beleza.
  • ADILSON 28/04/2023
    Saude , segurança ? cidade ta um caos na saude , marca consulta para 6 meses , para ser atendido , se tiver vivo * segurança , ate sequestro , esta tendo .... estranho essa pesquisa , imagina as cidade abaixo de franca .... desgoverno total estado de sao paulo ... já estao preocupados com a proxima eleição
  • Maria 28/04/2023
    Imagina como deve estar as outras então.
  • José Roberto 28/04/2023
    Já tem que atualizar a pesquisa, pois falta hospital e tem ocorrido muitos crimes. Acho que ainda está longe da Bélgica.
  • Cleytinho 28/04/2023
    Estudo comprado, só pode!