OPINIÃO

Entre Tiradentes, o Descobrimento do Brasil e a Previdência Social: desvendando conexões

Você já parou para pensar na relação entre Tiradentes, o Descobrimento do Brasil e a Previdência Social? Leia o artigo de Tiago Faggioni Bachur.

Por Tiago Faggioni Bachur | 23/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Você já parou para pensar na relação entre Tiradentes, o Descobrimento do Brasil e a Previdência Social? Em um primeiro momento, pode parecer que esses temas não têm muito a ver entre si, mas a verdade é que a proteção social é um legado histórico que está presente em todos eles.

O Brasil é um país com uma história rica e diversificada, repleta de personagens e eventos marcantes. De Tiradentes a Pedro Álvares Cabral, nossos heróis e descobridores desbravaram esse território, moldando-o conforme suas vontades e necessidades. Mas você sabia que a Previdência Social também teve um papel fundamental nessa história?

Ao longo dos anos, a Previdência Social se tornou uma das instituições mais importantes do país, garantindo direitos e benefícios aos seus segurados. Desde a aposentadoria até a licença-maternidade, passando por auxílio-doença e pensão por morte, são alguns dos diversos benefícios que o INSS oferece aos seus segurados.

Mas, afinal, o que isso tem a ver com Tiradentes e o Descobrimento do Brasil? Bom, tudo começa com a chegada dos portugueses ao nosso território, em 1500. Desde então, eles exploraram as riquezas naturais do país, como o pau-brasil e o ouro. E foi durante o período do ouro que surgiu a figura de Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira, que bravamente lutou pela independência do Brasil e pela justiça social.

Assim, a luta de Tiradentes por uma sociedade mais justa e igualitária é um ideal que se mantém até hoje (o que acaba sendo reforçado pela Seguridade Social). Por meio dos benefícios pagos pelo INSS, é possível garantir a segurança e o bem-estar daqueles que desejam o desenvolvimento do nosso país.

Mas a história não para por aí. O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, também está ligado a essa história. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do nosso território, e sua cultura e tradições são parte fundamental da nossa identidade nacional. Infelizmente, esses povos também foram vítimas de opressão e violência ao longo dos anos.

Por isso, é importante lembrar que a Previdência Social também oferece benefícios aos povos indígenas, como a aposentadoria rural do indígena, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, salário maternidade e a pensão por morte. Esses benefícios ajudam a garantir o bem-estar desses povos, que tanto contribuíram para a formação da nossa cultura e história.

Pois é, a história é cheia de surpresas. E se você tem dúvidas sobre seus direitos previdenciários, não hesite em procurar um advogado especialista de sua confiança. Afinal, conhecer seus direitos é o primeiro passo para conquistá-los e garantir um futuro mais seguro e tranquilo.

Tiago Faggioni Bachur é advogado e professor especialista em direito previdenciário e direito do agronegócio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.