PUBLIEDITORIAL

Grupo Santa Casa de Franca prioriza segurança e saúde de funcionários e público usuário

Por |
| Tempo de leitura: 7 min
Divulgação
Equipe multidisciplinar do SESMT do Grupo Santa Casa de Franca
Equipe multidisciplinar do SESMT do Grupo Santa Casa de Franca

O Grupo Hospitalar Santa Casa de Franca é formado por três grandes unidades hospitalares – Hospital Geral, Hospital do Coração e Hospital do Câncer – com um contingente de 2.018 colaboradores atualmente, sendo a segunda maior empregadora no município. Somando-se a isso o fato de que o trabalho hospitalar é cercado de inúmeros processos e procedimentos que envolvem riscos à saúde física e psicológica dos profissionais, a instituição possui um setor específico e competente para promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho – é o SESMT - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho.

O SESMT é composto por uma equipe de profissionais como Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Engenheira de Segurança do Trabalho – mantendo sua atuação no acompanhamento da saúde ocupacional, através de consultas médicas, controle vacinal e desenvolvimento de atividades que visam a promoção de saúde para o trabalhador. Complementando a equipe, além dos profissionais que obrigatoriamente devem fazer parte do SESMT, o Grupo Santa Casa de Franca mantém ainda em seu quadro duas psicólogas para atendimento aos colaboradores.

Dr. Alan Riboli Costa e Silva, responsável geral pela área do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) fez as seguintes observações: “O SESMT do Grupo Santa Casa de Franca é um setor amplo, abrangente, atuante em diferentes frentes, mas sempre focado em um único objetivo: no bem-estar e segurança de nossos colaboradores; pois temos a certeza de que somente mantendo um ambiente saudável e seguro é que podemos oferecer um atendimento de excelência à população de Franca e de mais 21 municípios da região, que confiam em nosso trabalho e nos resultados alcançados. Aproveito o ensejo para agradecer e parabenizar a equipe multidisciplinar que atua no SESMT, pois formam um time coeso, competente e focado em sua missão”, concluiu.

Saúde Mental
O trabalho na área da saúde por vezes é muito árduo, demandando dos colaboradores uma estrutura emocional e física muito grande, por se tratar de um contexto delicado com muitas vulnerabilidades. Por isso, o Serviço de Psicologia visa proporcionar aos colaboradores um espaço onde eles possam através da terapia pessoal expressar sentimentos e ter um momento de autocuidado, visto que antes precisamos cuidar de nós mesmos, para que possamos ter recursos emocionais para estar com o outro.

Este serviço oferece aos colaboradores do Grupo Santa Casa de Franca atendimento psicológico individual, mantendo duas psicólogas disponíveis. Assim, o colaborador que desejar - de forma espontânea - passar pelo processo terapêutico (uma sessão por semana com duração de 40 minutos) manifesta interesse via WhatsApp do Serviço de Psicologia, ao qual apenas as psicólogas têm acesso - ou então, comparece no SESMT e manifesta interesse em ser atendido; desta forma os colaboradores do setor irão informar o número do WhatsApp da psicologia para o próprio colaborador fazer contato. Posteriormente, a psicóloga agendará com este solicitante um horário para iniciar e dar andamento ao processo terapêutico, que não tem prazo fixado para término, respeitando assim o tempo de cada pessoa. Conforme o Código de Ética da Psicologia, as psicólogas respeitam o sigilo do paciente a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações a que tenham acesso no exercício profissional. Por fim, o principal objetivo deste serviço é proporcionar bem-estar aos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.

Segurança do Trabalho
A equipe de Segurança do Trabalho atua em inúmeras ações preventivas de acidentes de trabalho através de análises de riscos, treinamentos e inspeções de segurança contínuas, com o principal objetivo de proteger a integridade física dos colaboradores através de estudos e análises técnicas dos locais de trabalho. Entre essas ações destacamos algumas, como:

. Treinamentos
Ao ser admitido, o colaborador recebe um treinamento inicial de integração, no qual são informados os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho, as medidas adotadas pelo Grupo Santa Casa para eliminar ou reduzir tais riscos e o procedimento em caso de acidente de trabalho. Além deste treinamento específico, o SESMT possui um cronograma anual de treinamentos, com foco na apresentação das principais Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho e medidas preventivas aos riscos ocupacionais, conforme a atividade realizada em cada setor de trabalho.  Dentre os temas tratados, destacam-se: proteção contra riscos biológicos; manuseio seguro e descarte de materiais perfurocortantes; proteção contra radiações ionizantes; uso de EPI (equipamentos de proteção individual); uso de extintores de incêndio; treinamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio), entre outros.

. Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde
O SESMT possui representante na Comissão de Gerenciamento de Resíduos do Grupo Santa Casa de Franca. O principal objetivo da Comissão é realizar estudos e definir diretrizes para o controle da emissão de resíduos, assim como para a correta segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário e disposição final. Mensalmente, são realizados treinamentos nos setores de trabalho a fim de conscientizar os colaboradores no descarte adequado para uma correta disposição final, de forma a preservar o meio ambiente e a segurança dos trabalhadores envolvidos.

. CIPA
O Grupo Santa Casa de Franca mantém uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) para cada unidade hospitalar da instituição (Hospital Geral, Hospital do Coração e Hospital do Câncer). O treinamento das comissões é realizado pelo SESMT que também participa regularmente das reuniões e ações da CIPA.

. Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho
Cada acidente de trabalho ocorrido é investigado e analisado pelo SESMT, a fim de verificar a(s) causas e propor medidas preventivas ao risco. 

. Brigada de Incêndio
O Grupo Santa Casa de Franca possui em seu quadro, funcionários que foram treinados e fazem parte da brigada de incêndio, visando preservar a vida e os bens patrimoniais existentes na instituição. Os integrantes da Brigada de Incêndio são treinados para agir em situações de combate a incêndios e na prestação de primeiros socorros a vítimas.

. Evasão de emergência
Com foco na garantia da segurança de seus pacientes, profissionais e usuários, a diretoria administrativa do Grupo Santa Casa de Franca junto ao SESMT, tem trabalhado incessantemente para atender a todas as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e já executou praticamente 80% do projeto de proteção contra incêndios, visando a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) – que é muito amplo e além da instalação da escada externa para evacuação das pessoas em caso de incêndio, envolve várias outras adequações nos ambientes internos, como instalação de sensores de incêndio, disponibilização de rotas de fuga, instalação de portas corta-fogo, entre outros; e para que todo este aparato de segurança alcance integralmente sua eficácia, o Grupo Santa Casa de Franca investe fortemente no treinamento de todos os colaboradores, para que estes sejam agentes eficientes e eficazes, auxiliando nos procedimentos de segurança e ainda atuando em primeiros-socorros, no intuito de garantir a integridade física das pessoas presentes no ambiente durante um eventual incêndio ou incidente de outra natureza.

Saúde Ocupacional
O SESMT realiza ainda a gestão de Medicina do Trabalho para mais de 2 mil colaboradores somente em Franca.

Esse serviço envolve diversas frentes, sempre em acordo com a legislação trabalhista vigente, como exames admissionais e demissionais, exames periódicos, mudanças de função; além de controle de atestados médicos – que passam por avaliação do médico do trabalho, analisando cada caso em particular, com o intuito de identificar a frequência desses atestados e possíveis impactos que estejam ocorrendo na saúde do colaborador. Ainda atua no acompanhamento de funcionários afastados pelo INSS ou judicialmente; controle de vacinação obrigatória para proteção de funcionários da saúde, realizando campanhas internas e avisando aos colaboradores sobre os vencimentos e prazos, para que possam procurar as Unidades Básicas de Saúde do município e atualizarem seus cronogramas.

Existe ainda a frente de Acidentes de Trabalho com instrumentos perfurocortantes, que em se tratando de um ambiente de atendimento de saúde, há riscos reais de contrair doenças por acidentes com instrumentos que estejam em contato com sangue e outros fluidos corporais; assim, o setor faz o trabalho de prevenção e de acompanhamento do funcionário acidentado, oferecendo todo o suporte médico.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Marcio Musete Funes 18/04/2023
    Parabéns a Santa Casa , por ter dado andamento em um trabalho muito importante, que começou a muitos anos