OPINIÃO

Escola não é lugar de violência

Massacres em escolas têm como alvo não apenas suas vítimas diretas e indiretas, mas todo o senso de humanidade de uma sociedade. Leia mais no artigo de Guilherme Cortez

Por Guilherme Cortez | 11/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a rede Sampi

Reprodução

Atentados em escolas são sintomas de sociedades adoecidas. Durante a minha infância, esse tipo de ocorrência parecia distante da realidade do Brasil. Nunca fui para a escola cogitando que algo parecido pudesse ocorrer. As notícias de massacres em escolas americanas pareciam uma anomalia de um país que cultuava armas e conflitos militares. Foi só em 2011, quando 12 estudantes foram assassinados na Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo na cidade do Rio de Janeiro, que me imaginei nessa situação.

De 2002 até 2023, foram 12 ocorrências em escolas no Brasil – 8 delas desde 2017 –, deixando 41 vítimas. Na última semana, 4 crianças entraram para essa estatística após um atentado contra uma creche na cidade de Blumenau (SC). Na retrasada, uma professora de 71 anos foi assassinada na Escola Estadual Thomazia Montoro, na capital paulista. Quatro anos antes, o palco foi a Escola Estadual Professor Raul Brasil, na cidade de Suzano (SP), quando 8 pessoas foram mortas.

Segundo pesquisa, 68% dos professores consideram as escolas estaduais de São Paulo violentas. Entre alunos, esse índice sobe para 69%. Os professores da rede pública enfrentam diariamente a sobrecarga de trabalho, a baixa remuneração e o quadro insuficiente das unidades escolares, enquanto os estudantes convivem com a pressão dos exames pré-vestibulares, conflitos familiares e pessoais e a necessidade de conciliar os estudos com o trabalho. Agora, além disso, também passam a lidar com o medo dentro das salas de aula.

Massacres em escolas têm como alvo não apenas suas vítimas diretas e indiretas, mas todo o senso de humanidade de uma sociedade. Seus autores têm o objetivo de espalhar o pânico e o horror, atingindo as partes mais frágeis, conseguindo fama para si e incentivando outras pessoas. Desde o atentado na E. E. Thomazia Montoro, a Polícia Civil de São Paulo identificou 279 planos de ataques em escolas, além de dezenas de brigas com facas envolvendo alunos.

O que há em comum entre esses casos? Na maioria deles, os autores compartilhavam conteúdos violentos e participavam de redes de ódio na internet. O responsável pelo atentado contra a E. E. Thomazia, por exemplo, se envolveu em um episódio de racismo uma semana antes, portava símbolos associados a movimentos supremacistas brancos, fazia menção ao atentado de Suzano nas suas redes e chegou a anunciar no Twitter que cometeria o crime.

Não deve ser coincidência, portanto, que o número de ocorrências em escolas cresceu junto com a proliferação de grupos do ódio e o incentivo ao armamentismo no país, principalmente com a ascensão da extrema-direita. De acordo com pesquisadores, o número de grupos neonazistas cresceu 270% até o ano passado, envolvendo 530 núcleos e até 10 mil pessoas.

Na contramão das soluções simplistas, como a proposta de colocar um policial armado em cada escola – ignorando que muitas unidades não têm sequer inspetores – ou o absurdo projeto de capacitar professores já sobrecarregados com treinamentos antiterroristas, é necessário em primeiro lugar desmantelar esses grupos de ódio. Da mesma forma, em uma sociedade adoecida é mais necessário do que nunca efetivar a Lei Federal 13.935/2019, que determina que escolas públicas e privadas do país contem com serviços de psicologia e serviço social.

O incentivo ao ódio e à intolerância, mais cedo ou mais tarde, cobra um preço que ninguém gostaria de pagar. Não se pode, no entanto, isentar de culpa aqueles que naturalizaram gestos de armas até mesmo entre crianças e defenderam a violência como a melhor forma para resolver conflitos. As escolas não podem ser espaços livres para a barbárie. Enfrentar as redes de ódio e impor restrições duras contra a disseminação desses discursos, fortalecer as relações dentro das comunidades escolares e efetivar o atendimento psicossocial é o caminho.


Guilherme Cortez (PSOL) é advogado e deputado estadual por São Paulo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

26 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Darsio
    17/05/2023
    M´úmú! Certamente o seu sumiço é porque deve estar em agum posto, aguardando a redução do preço da gasolina. Que bom em alex m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´m´! No governo do BOZO GENOCIDA LADRÃO DE JOIAS E FALSIFICADOR DE CARTÃO DE VACINA já chegamos a pagar mais de 7 reais o litro, hein. Múúúúúúúúúúúúúúú´zinho! aparece seu danadinho!!!!!!
  • Darsio
    11/05/2023
    O muuuuuuuuuuuuuuuuuuzinho sumiu!!!!
  • Darsio
    06/05/2023
    Ei alex múúúúúúúúúúúúúúú! Estou sim com inveja. Inveja do número 1 do seu vôMITO, o tal ex-majo Ailton. Aquele mesmo que, está preso e que no seu celular foi descoberto que tramava-se o golpe e até mesmo a prisão do Alexandre de Moraes. Viu só! Ele foi expulso das forças armadas e, mesmo assim, sua ex-esposa foi contemplada com um belo salário de 21 mil reais mensais. Como não ter inveja dessa grana, múúúúúúúúúúúúúúú. Mas, em que pese tudo isso, eu lhe desejo um bom dia múúúúúúúúúúúú´e, em gadês: b´´eééééééééééééééééééééééééééééé´!!!!!!!
  • Darsio
    04/05/2023
    Béééééééééééééééééééééééééééé! Alex múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú! A cadeia está mais próxima do seu vôMITO. Quem diria, hein! Torrou milhões com o cartão corporativo, com gastos superfaturados; recebeu de suborno, digo presentes, trocentas joias no valor de milhões e mais milhões de reiais e, tudo fez para escondê-las. Induziu milhões de pessoas a se exporem ao vírus e a não se vacinarem, assim como tudo fez para atrasar a compra das vacinas, o que explica grande parte das milhares de mortes; induziu a invasão de terras indígenas e o abandono dos mesmos, de modo que centenas de crianças e idosos morreram de fome e contaminação por mercúrio. Comprou centenas de imóveis em dinheiro vivo e num valor muitíssimo superior a renda declarada. E, agora ele falsificou até cartão de vacinação! Tá dificíl hein múúúúúúúúú´! Mas, um bom dia a você muuuuuuzinho querido, em gadês é claro.
  • Darsio
    01/05/2023
    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuzinho! Boa Tarde! Aliás, múúúúúúúúúúúúúúúúúúú! Não seria muita coincidência o estado com o maior número de células neonazistas ser o estado de maior devoção ao seu cristo, o tal VÔMito? O mesmo estado em que terroristas bolsonaristas invadem escolas e creches e matam criancinhas? Ei alex múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúuúúúúúú?Bééééééééééééééééééé. Eu disse boa tarde em gadês.
  • Darsio
    28/04/2023
    Ei muuúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú´zinho! Já tomou seu medicamento a base de morfina? Oras! Se o seu cristo, o MITO GENOCIDA LADRÃO DE JOIAS, disse estar sob efeito de morfina para justificar os crimes cometidos, porque um ruminante como você não segue esse argumento iteligentíssimo para justificar o monte de merda tirado de sua boca?
  • Darsio
    26/04/2023
    Bom dia alex múúúúúúúúúúúúúúú´! O que você vai tirar de sua privada hoje? Afinal, você tem defecado muito nesse espaço e, pela boca é claro. Mas, mesmo assim eu lhe desejo um bom diz muúúúúúúúúúúúúú´zinho.
  • Alex
    25/04/2023
    A inveja é f.o.d.a. KKKKKKKKKKKKKKK
  • Darsio
    25/04/2023
    Ei alex múúúúúúúúúúúúúúúúúúúú! Viu só o que prefeito de Araucária, apoiador do seu MITO GENOCIDA fez? O cara tem 65 anos e se casou com uma adolescente de 16 aninhos. Mas, múúúúúúúúúúúúúúúúúú, o problema não é esse. É que o prefeito, seguindo o exemplo da família bozo, nomeou a sua sogra como secretária da cultura. Múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú ´do céu! Haja tetas no Estado para alimentar vocês bolsominions, hein! Mas, diga aí ô múúúúúúúúúúúúúú´! Fora as barrinhas de ouro para pastores, o que mesmo o seu GENOCIDA fez pela educação?
  • Alex
    24/04/2023
    Caro puldo véio lelé da cuca! Já lhe disse que não perco tempo lendo a baboseira que escreves, então se não leio não tenho o que responder. Meu principal intuito é só te irritar e esperar ver você escrever textão para defender o cachaceiro e criticar o MITO. Morro de pena vendo você implorar minha atenção, é deprimente, é muita falta de amor próprio. Tome o seu revotril e vai descansar, cuide de sua pressão e da sua saúde.
  • Darsio
    24/04/2023
    Muuuuuuuzinho! Você ainda não me respondeu por qual motivo nada diz sobre o seu mito, a reencarnação do cristo falso? Mas, esse seu silêncio já era de se esperar por duas razões. Uma porque você como todo bolsominion não passa de acéfalo e, outra porque não há nada de positivo para falar do seu mito GENOCIDA ladrão de joias. Afinal, só na educação foram quatro ministros e todos eles encolvidos com maracutaias como distribuição de barrinhas de ouro para pastores e falsificação de diplomas. E, viu só múúúúúúúúúú´? Há uma boa possibilidade de Franca receber um instituto federal de ensino no governo Lula. Mas, diga aí ô múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú! O que mesmo o seu falso cristo fez mesmo pela educação? Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuzino, responde, vai?
  • Alex
    23/04/2023
    Escrevi meu comentário antes de você. Não citei você em nenhum momento. Então só posso acreditar que você deve ter algum fetiche com minha pessoa. Kkkkkkkk. Pare de implorar atenção dos outros, isso é deprimente. Tome seus remédios controlados e viva em paz. Kkkkkk
  • Darsio
    23/04/2023
    Mas, diga aí o múúúúúúúúúúúúú! Por que tu não falas nada do seu MITO GENOCIDA, a reencarnação do falso Cristo de vocês? Certamente é porque estamos voltando ao normal. Mais de 2 bilhões de reais repassados as universidades e institutos federais, depois de quatro anos sem verbas e com cortes e mais cortes dos poucos recursos que tinham. Aumento robusto das bolsas de iniciação científica e de pós-graduação, revigorando a pesquisa e a ciência nesse país. Aumento do valor da verba da merenda escolar, pois ao passo que o MITO GENOCIDA superfaturou com o cartão corporativo (mais de 75 milhões de reais), crianças tiveram que se contentar com bolacha seca e água. A retomada do Mais Médicos, para então enviar enfermeiros, dentistas e médicos a comunidades carentes e abandonadas pelo MITO GENOCIDA LADRÃO DE JOIAS. O aumento do valor do Bolsa Família, para o qual o mito não havia deixado dinheiro. OLha o Minha Casa, Minha Vida de volat, múúúúúúúúúúúúúú´. Além disso, com Lula vidas importam, ou seja, expulsou garimpeiros que devastavam a floresta em terras indígenas e de imediato prestou socorro aos ianomâmis, haja vista que por estarem completamente abandonados e violentados pelos garimpeiros apoiados pelo MITO GENOCIDA, passavam fome e centenas de crianças mortas por desnutrição ou por estupros cometidos pelos garimpeiros. Os policiais federais e todos o funcionalismo público do executivo federal tiveram aumento nos salários depois de quatro anos sendo desmoralizados pelo Guedes, aquele mesmo que enviou para paraíso fiscal a sua fortuna, para então não pagar impostos. E, o que dizer do protagonismo do país ser retomado no exterior? Viu só a recpção dos governos chinês, de Portugal e dos Erirados Árabes Unidos? Cara! Enquanto isso aguardamos a prisão em definitivo de muitos terroristas bolsominions que, seguindo seus líderes, tentaram dar o golpe em 8 de janeiro. E, olha que é tudo gente de qualidade como como vovó do tráfico, ex-policial condenado por 8 roubos, sonegadores, neonazistas, supremacistas e tantas outras coisas do gênero. Ops! E a gasolina, tirando o retorno do IPI determinado pelo seu mito para janeiro desse ano, mas que o governo atual não o retornou por completo, teve algum aumento? É verdade, né, pois se fosse o seu mito, já teríamos pagos três ou quatro aumentos. E, olha que o dieesel ficou até mais barato. Vai lá múúúúúúúúúúúúúúú´! Solte aquele berro garoto.
  • Alex
    19/04/2023
    KKKKKKK Ver o puldo velho implorando por minha atenção não tem preço. KKKKKKKKKK
  • Darsio
    19/04/2023
    Ô mateus! vai uma picanha aí, vai? Fica tranquilo que o alex múúúúúúúúúúúu´a divide com você, viu. Aliás, o que seria um chaveiro diante das joias de 16 milhões de reais que a ressureição de Cristo, o GENOCIDA, nos tentou roubar. Mas, onde mesmo estão os seus argumentos? Não vale se comunicar com os marcianos com celular sobre a cabeça ou muito menos cantar o hino para um pneu, viu. Lhe sugiro voltar para as genitálias do GENOCIDA, pois ao menos você estará bem quentinho. Ô ALEX MÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ! VAI MAIS UMA PICANHA?
  • Isa
    18/04/2023
    Incrível como o Darsio não consegue fazer um comentário sem mencionar político. Saia dessa bolha cara, a vida não gira em torno desse povo que mora em Brasília não.
  • Matheus
    18/04/2023
    Esse Darsio é um comédia. Achei que depois que o ladrão de 9 dedos ganhasse ele ia sossegar, mas, pelo visto, continua sendo um chaveirinho do nosso querido deputado francano.
  • Matheus Bortoletto
    18/04/2023
    Tá explicado o tema. Fez um tremendo malabarismo pra culpar quem pensa diferente. Como já disseram, os ataques foram feitos com armas brancas e o inquérito concluiu que o maníaco não estava ligado à nenhuma célula supremacista. O deputado e o seu chaveirinho Darsio precisam parar de viajar na maionese e enxergar qual a real causa desses ataques. Talvez o cara simplesmente é um psicopata. Mas, a vontade de lacrar é maior né.
  • Darsio
    15/04/2023
    Os bolsonaristas vivem no mundo da lua e acham que a solução da violência está nas armas, ignorando por completo a cultura do massacre nos EUA, mesmo as pessoas tendo todas as facilidades para adquirem armamento pesado nesse país. Na verdade, antes desse extremismo de direita ascender com o bolsonarismo, esse tipo de violência e a insegurança dela derivada, não eram comuns nas escolas. Neonazistas e supremacistas brancos estão se sentido empoderados e conectando redes pelo país e, se nada for feito para colocar essa escória bolsonarista na cadeia, infelizmente não demorará para que a enxurrada de armas liberadas pelo desgoverno do bozo provoque mais tragédias nas escolas. É preciso que a CF seja cumprida e, com isso prender essa escória xenófoba e militante da ideia de limpeza étnica.
  • João Gomes
    14/04/2023
    Gostaria de saber o porque de meus comentários não serem divulgados.
  • João Gomes
    13/04/2023
    Narrativa completamente política. Quer fazer de palanque as desgraças que assolaram famílias. E ai deputado esquerdista, o que vc propõe para ajudar a resolver essa insegurança??? Ou você está ocupado tentando descobrir quem matou Marieli? Ridículo em demasia esse texto!
  • Tiago
    13/04/2023
    Noooossa que gênio. Estou impressionado com a perspicácia.
  • Isa
    13/04/2023
    Sr Guilherme, vamos lá. Nesse trecho do artigo você escreveu: \"Não deve ser coincidência, portanto, que o número de ocorrências em escolas cresceu junto com a proliferação de grupos do ódio e o incentivo ao armamentismo no país\", me fale em qual desses últimos ataques foram feitos com armas de fogo? Em todos eles os \"suspeitos\" utilizaram armas brancas para cometer tal atrocidade. Vamos parar de analisar os fatos com visões ideológicas, e sim pensar em como poderíamos resolver essa situação. Não vi você em momento algum defender penas mais rígidas para os que cometeram esses crimes, não vi você se pronunciar defendendo mais segurança nas escolas. Qual o motivo de não ter policiamento dentro das instituições de ensino? Sendo que em todos os lugares possuem segurança como, por exemplo, hospitais, bancos, até no cemitério tem guarda. E na escola, onde estão nosso maior tesouro, não podem ter uma proteção maior? Bem material a gente repõe, trabalha e compra outro, agora a vida dos nossos filhos é ´única e não tem preço, então ela deveria ter o maior zelo e cuidado em todos os aspectos. Ouvir o relato da pessoa que prestou socorro na creche em Blumenau, dizendo que viu uma criança com o machado enfiado na cabeça e pedindo socorro com a mãozinha e ele não pôde fazer nada, deveria cortar o coração de vocês, e com isso trabalhar com todas as forças para enfiar esse demônio na cadeia e lá apodrecer. E não ser tratado como um pobre coitado que teve um surto psicótico.
  • André
    13/04/2023
    Você tem 20 funcionários em seu gabinete, pagos por nosso dinheiro e até agora fez nada pra combater isso?
  • Darsio
    12/04/2023
    Excelente artigo. Bolsonaro, o GENOCIDA E LADRÃO DE JOIAS, estimulou os neonazistas e suprematistas brancos a deixarem os seus armários e a praticarem o ódio e a violência e, até mesmo criando todas as facilidades para que essa escória tivesse acesso a armas de uso exclusivo das forças armadas. Mas, não vamos nos esquecer do tal MBL que, sob o discurso da escola sem partido, também promoveu o ódio e perseguição de professores. Aliás, recentemente o secretário da educação paulista alegou que os problemas da escola possuem suas origens no interior da própria instituição, como se ela estivesse numa bolha, isolada dessa sociedade doente, violenta e impregnada de ódio. É um pensamento típico de quem nada entende de educação, muito menos de sala de aula. Enfim, devemos a Deus o fato de não haver maiores tragédias, pois a depender do descaso e despreparo do governo, podemos esperar pelo pior.
  • Alex
    11/04/2023
    O engraçado é que o tal deputado não disse que quem promulgou a Lei 13935/19 é o mesmo que ele critica. Seria isso um tipo de hipocrisia? Ou tentativa de emplacar uma narrativa? Não vejo ações ou palavras do tal deputado para, quem sabe, endurecer as penas para quem comete este tipo de crime, mas vejo sempre a necessidade de culpar o adversário político e passar a mão na cabeça do criminoso. Isso cansa, o amor venceu, deixem o ódio para traz e vamos comer picanha e tomar cervejinha com o o Putin e o Zelensky.