
Um dos homens presos pela Polícia Civil na última quarta-feira, 29, por integrar uma célula neonazista no Sul do país, morou e trabalhou como carteiro nos Correios em Franca.
A investigação sobre o grupo foi divulgada pelo Fantástico no último domingo, 2. Segundo a Polícia Civil, o plano do grupo era implementar no Brasil uma célula radical de supremacia branca.
De acordo com informações exclusivas do portal GCN, Rodrigo de Jesus Tavares veio para Franca com os pais ainda adolescente e depois se mudou com a esposa para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, antes de 2020.
Considerado por amigos uma pessoa tranquila e que não apresentava risco à sociedade, Rodrigo não falava abertamente sobre o tema. Muitos até descobriram que ele participava do grupo neonazista quando ele já havia se mudado da cidade.
Em Franca, Rodrigo chegou a fazer parte de um motoclube, mas acabou sendo expulso após descobrirem que ele estava envolvido com a ideologia neonazista.
Rodrigo ainda trabalhava nos Correios quando foi preso. Ele foi indiciado por organização criminosa, racismo e apologia ao nazismo. Em nota, os Correios lamentaram o ocorrido.
"Os Correios lamentam o ocorrido e repudiam quaisquer comportamentos dissociados dos valores defendidos pela estatal. A empresa está à disposição para colaborar com as autoridades, no que couber, e tomará as medidas administrativas e cautelares cabíveis ao caso".
Grupo queria crescer, mas com critério
Segundo mostrou o Fantástico no último domingo, os integrantes da célula, que está presente em Portugal, Alemanha e Estados Unidos, onde estaria mais organizada, pretendiam recrutar futuros membros, mas acabaram sendo descobertos.
Ainda de acordo com o programa, esse grupo de supremacia branca surgiu nos anos 80, nos EUA, e se expandiu ao redor do mundo pelas bandas de rock neonazistas, que pregavam em suas letras o ódio racial.
“De fato, encontramos um grupo de indivíduos adeptos e integrantes de uma organização skinhead neonazista transnacional. Localizamos toda a vestimenta utilizada por eles, toda a indumentária que identifica eles como um grupo neonazista”, disse o delegado Arthur de Oliveira Lopes.
Moto Clube Caveiras de Aço se manifesta
O Moto Clube Caveiras, do qual Rodrigo participava, emitiu na noite desta terça-feira, 4, após a divulgação desta matéria, a seguinte nota:
"O Moto Clube Caveiras de Aço repudia de todas as formas qualquer ato de racismo ou antissemitismo.
Infelizmente, em reportagem no programa Fantástico, da rede Globo, apareceu um ex-integrante do Moto Clube, envolvido em grupo neo-nazista, que foi preso no Sul do país. Na foto que aparece na reportagem, é possível ver uma tatuagem escrito CDA na barriga e um pedaço de outra tatuagem no braço direito, onde aparece parte do nosso escudo.
Trata-se de Rodrigo, conhecido como Malequiavel, que foi expulso do Moto Clube, quando soubemos que iria fazer parte desse movimento e foi orientado, na oportunidade, a remover as tatuagens ligadas ao Moto Clube.
O Moto Clube Caveiras de Aço, tem em seu escudo a CAVEIRA. Nosso símbolo maior, que representa a igualdade entre todas as pessoas, afinal, por debaixo da pele, todos somos CAVEIRAS. Em nosso Moto Clube, temos integrantes de diversas raças e credos. Por este motivo, não aceitamos e repudiamos qualquer ato de discriminação, seja de cunho racial, religioso, social ou político."
Matéria atualizada às 20h39
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
18 Comentários
-
Darsio 08/04/2023Pelos comentários, é preciso maior investigação por parte da PF, pois tudo parece que nesse clube de motociclistas há mais nazistas. E, para nazistas, cadeia é pouco!
-
Anônimo 07/04/2023Kkkkkkkk tanta gente comentando que sabia o que rolava no CDA e só agora manifesta largam de ser oportunista não to criticando comentários nenhum mais tem uns sem noção e lógico que sou contra esses tipos ai
-
Junior Silva 06/04/2023Um ambiente que se tem uma bandeira da \"banda\" que era contrária à abolição dos escravos norte americanos não precisa de mais nada pra ser considerada neonazista, sugiro criarmos uma força-tarefa, um abaixo-assinado ou sei lá o que, para exigir que a Polícia Federal investigue essa gangue!
-
ira 06/04/2023com um nome tao lindo JESUS, e com essas ideias,SAO JOSE, MARIA E JESUS, olhe por essa humanidade, que Deus criou,
-
Antifa161 06/04/2023Nao era so ele nao, tinha a companhia nazista toda la dentro, sem contar agressões que rolavam la pra mostrar poder, eu tenho varios nomes que se forem investigados vão cair, podem investigar mais que vocês vão achar.
-
Darsio 05/04/2023BOZO GENOCIDA E LADRÃO DE JOIAS incentivou muitos neonazistas a deixarem os seus armários. Neonazistas merecem a pena de morte e, que o capeta que nos perdoe por lotar os confins do inferno com esse tipo de lixo.
-
Policia Federal 05/04/2023Espero que estejam investigando esse motoclube, pode espremer q dai vai sair muita merd4
-
Alex 05/04/2023Independente se o nazi em questões fazia parte de um grupo de motoqueiros , não se pode tornar uma parte como todo . Se alguém tem mais prova e informações que exite nazi em algum canto da cidade que denuncie e deixe que investiguem . Pre julgamentos não funcionam .
-
saint 05/04/2023Sim, o C.D.A é um reduto neonazista, podem investigar seus membros.
-
Lele 05/04/2023Grupo de motoqueiros fascistas que sempre flertou com a extrema direita... Não é supresa pra quem acompanha as opiniões políticas de alguns membros em sua redes sociais
-
Alice 05/04/2023Bom, todo mundo sabe o que significa Caveira e tbm todo sabe o que significa a bandeira dos confederados que tinha no bar.
-
Fafa 05/04/2023Olhaasa.... O grupinho de motoqueiros de extrema direita que financiou suas motos no governo Dilma kkkkkkkkkkk fck nzs
-
Lou 05/04/2023Agora os moleques do CDA ficam tudo santinho n´é ??? Será que eles acham que ja esquecemos de tudo que já rolou naquele buteco ??? São sim racistas, homofobicos, fascistas apoiadores do verme maior miliciano ladrão de joias !!! Bando de xaropes. Filho de papai que gostam de fazer cara d mal. Quer enganar quem ??? Explica pra nós a bandeira separatista ? explica pra nós quando expulsaram as meninas namoradas do bar ? explica pra nós essa tal \"igualdade\" que pregam e ao mesmo tempo apoiam o fascista genocida ? CARA DE B0ST4
-
Miguel de Souza 05/04/2023No CDA tinha uma bandeira da confederação Dos EUA skksksksk Então nenhuma surpresa nisso
-
Gustavo 05/04/2023O que o Luíz e o Eduardo falou tem toda razão. Este seria o primeiro a ir para câmara de gás, e sim Eduardo muita coincidência, isto não é um caso isolado estamos cheios de pessoas com este mensalidade fraca, que ficam disseminado uma ideologia boba.
-
Eduardo 04/04/2023Mas no bar cda havia uma bandeira dos confederados americanos. Coincidência?
-
José Roberto 04/04/2023Faz o \"B\" fascistóides!
-
Luiz Gonzaga Lisboa 04/04/2023Mas olha o tipo \"ariano nazista\" do cara.... em 1943 seria um dos primeiros a ir pra câmara de gás de Auschwitz.