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Alunas do ensino médio participam de projeto de iniciação científica júnior na Unifacef

Por Jéssica Reis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo pessoal
As alunas do ensino médio Kamila e Ana Carolina: empenhadas com o desenvolvimento de projetos científicos na Unifacef
As alunas do ensino médio Kamila e Ana Carolina: empenhadas com o desenvolvimento de projetos científicos na Unifacef

Duas alunas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Pedro Nunes Rocha – Kamila Borges e Ana Carolina Guimarães –, ambas de 17 anos, estão tendo a oportunidade de vivenciar o ensino universitário e experenciar através do Projeto de Iniciação Cientifica Júnior do Centro Unifacef.

O projeto, disponibilizado pela instituição de ensino, é voltado para incentivar alunos do ensino médio a realizarem pesquisas científicas. "Nós informamos a área que temos interesse, recebemos orientação de um professor especializado nessa área e junto com ele escolhemos um tema com o qual trabalhar. No meu caso é engenharia, e meu tema é "Hortas Urbanas como alternativa ao combate à fome". Dentro desse tema, realizamos pesquisas, leitura de artigos e alguns relatórios. Além de que o projeto disponibiliza uma bolsa de 300 reais para os alunos de ICJ", disse Kamila.

Já Ana Carolina explica a importância de participr de um projeto assim. "Ele é um grande passo para quem tem interesse em realizar uma faculdade ou ainda está em dúvida sobre, pois é onde aprendemos a ser autônomos, realizar pesquisas, leituras, descobrimos quais tipos de trabalho científico existem e como realizá-los, além de aumentar nossa responsabilidade. É importante também para termos certeza do que queremos fazer. No meu caso, eu já estava decidida que iria fazer psicologia e através do projeto, descobri que não é. Que prefiro a área de engenharia de produção", contou.

Para poder participar do projeto, que conta com mais oito alunos do ensino médio, as estudantes precisam ficar atentas em suas rotinas, mas reconhecem a necessidade de se correr atrás. "É corrido e um pouco cansativo, mas temos apoio familiar e dos nossos professores, que nos ajudam no que podem, conseguimos conciliar tudo", disse Ana Carolina.

A estudante Kamila reconhece que é preciso saber aproveitar as oportunidades. "Estudei em escola pública minha vida inteira, e vou me formar em uma também. Mesmo com os desafios, é muito interessante frequentar academicamente uma universidade, é como dar uma espiada no futuro e perceber que é isso que eu quero", destacou.

O projeto de iniciação científica júnior na Unifacef, da qual as meninas fazem parte, tem duração de 10 meses e previsão de encerramento no fim do primeiro semestre deste ano. Em breve, a instituição deve divulgar novas vagas para a edição do projeto 23/24.

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