VISTORIA

TCE fiscaliza de surpresa quatro unidades de saúde de Franca

Fiscais estiveram nas UBSs do Aeroporto, Ângela Rosa, Parque do Horto/Miramontes e UBS-ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Luiza; relatório ainda não foi divulgado.

Por N. Fradique | 31/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Arquivo/GCN

UBS do Parque do Horto: uma das unidades fiscalizadas por agentes do TCE nesta semana
UBS do Parque do Horto: uma das unidades fiscalizadas por agentes do TCE nesta semana

O TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizou uma fiscalização surpresa em quatro unidades de saúde de Franca nesta quinta-feira, 30. Os fiscais visitaram as UBSs do Jardim Aeroporto, Ângela Rosa, do Parque do Horto/Miramontes e a UBS-ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Luiza.

Além de Franca, o Tribunal fiscalizou outras 442 unidades de saúde em 236 municípios do Estado. A ação conjunta envolveu total de 448 agentes.

O objetivo foi verificar as condições estruturais nas unidades como obras incompletas, faixa de cobertura populacional, instalações e equipamentos obrigatórios, falta e/ou desperdício de medicamentos, exames, métodos contraceptivos e vacinas.

A fiscalização também buscou identificar se há problemas de gestão referentes à dificuldade para agendamento ou encaminhamento de pacientes a serviços referenciados, ausência de dados da produção e não disponibilização de sistemas de informações obrigatórios.

O TCE informou nesta sexta-feira, 31, que ainda não concluiu o relatório que pode ou não apontar alguma irregularidade nas UBSs de Franca e de outros municípios. O relatório final da ação deverá conter todos dados e imagens das situações de cada unidade de saúde fiscalizada.

“Por hora, temos apenas um relatório preliminar acerca da fiscalização como um todo. No decorrer da semana que vem começaremos a ter informações específicas”, disse o Tribunal, através de nota.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que as Unidades Básicas de Saúde dos Jardins Ângela Rosa, Aeroporto, Horto e Jardim Luíza receberam a visita de representantes do TCE, porém ainda não há "nenhuma notificação a respeito".

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Marta Hari
    01/04/2023
    Uma fiscalização desse tipo seria possível na Santa Casa de Franca??????
  • Falcone
    01/04/2023
    Se tribunal de contas chegar de surpresa em uma cidade vizinha a franca sai muita gente presa secretários que vai 1 dia na semana tanta coisa errada na saúde na assistência social e nos cargos comissionados