RELIGIÃO

O difícil chamado de Jeremias

O chamado que recebemos de Deus vem sempre na hora certa. Na hora de Deus. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 25/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para o GCN

“Mas o Senhor me disse: Não digas: eu sou uma criança, porque onde quer que te enviar, irás, e tudo quanto te mandar dirás.”
Jeremias.1.7

O chamado que recebemos de Deus vem sempre na hora certa. Na hora de Deus. O que muitos de nós temos dificuldade de entender é que este chamado não encontra razão na razão humana, ou seja, geralmente não se explica. Por que eu, Senhor? Logo eu, Senhor? Custamos a entender, ou quase nunca entendemos que faz parte da mente e dos propósitos daquele que muitas vezes, contrariando a própria lógica, arranca de pessoas como nós, bons resultados.

Os planos e objetivos do Senhor são a raiz do seu chamado. E chama pelo que pode fazer através de nós, não pelo que somos ou podemos a partir de nós mesmos nem pelo quanto somos capazes de convencê-lo a nos chamar.

Jeremias é uma das inúmeras provas disso. Uma daquelas pessoas que jamais alguém se arriscaria a investir ou dar um cargo. Por ter nascido num dos piores momentos da história de Israel, provou de todas as formas os efeitos daquela insustentável crise social e religiosa. Emocionalmente, era o próprio resultado do caos do seu tempo. Sofria vendo seu povo sem saída, sem fé, sincretizado pelo paganismo assírio, ferido pelas flechas e espadas babilônicas e egípcias. Apenas uma criança, Jeremias era tudo o que o povo não esperava de Deus para a indicação de uma saída e restauração da fé no Deus de Abraão, Isaac e Jacó. Se fôssemos Deus, jamais chamaríamos alguém assim.

Chorão, complexado, negativista, depressivo, Jeremias foi chamado. Custa entender, mas Deus mais uma vez nos prova que é capaz de revirar pelo avesso a história a partir de pessoas simples como nós. Portanto, ninguém deve se opor ao chamado do Senhor, baseando-se em suas próprias limitações. Jeremias até que tentou, mas, por fim, preferiu entregar-se como barro nas mãos do Oleiro, permitindo assim ser moldado numa nova pessoa.

Foi aí que o Senhor o fez profeta. “Mas o Senhor me disse: Não digas: eu sou uma criança, porque onde quer que te enviar, irás, e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque eu o Senhor sou contigo para te livrar, diz o Senhor.”  Essas palavras são o prêmio para os que ao Senhor dizem sim, apesar da alma cansada, apesar da humana desaprovação e do despreparo. A obediência muitas vezes nos leva a contrariar nossa própria vontade. Os temores na alma não são álibi para o nosso não.

Caros leitores, escrevemos para quem há muito disse não. Para aqueles que após terem caminhado um tempo com o Senhor, por qualquer motivo disseram, não. Para quem, em sua vida, tem dado mais ouvido à cômoda voz da razão do que ao desafio e aos riscos da voz divina. Para aqueles a quem Deus viu e escolheu com base nas suas insondáveis razões. Errado é não atender, imperdoável é desistir! Jeremias foi uma bênção, um profeta inesquecível. Suplantou todas as expectativas, foi fundamental para Israel na restauração da esperança e do temor ao Senhor. O menino triste encontrou sentido para sua vida perdida enquanto servia fiel aos propósitos do Deus que o chamara. Portanto, que aquele que chama, nos conduza sempre ao centro do seu chamado.

Deus vos abençoe.
Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • ANDREIA FERRON
    01/04/2023
    PALAVRA PODEROSA, QUE NOS VENHAMOS ESTAR ATENTOS A VOZ DO SENHOR E ESTAR DE PRONTIDÃO.