RELIGIÃO

A Vocação de Abrão

A vocação de Abraão, a missão de Jesus e a nossa vocação têm muitas coisas parecidas. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 05/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

A vocação de Abraão, a missão de Jesus e a nossa vocação têm muitas coisas parecidas.

Todos são chamados a viver perto do Pai e, nas atitudes, revelam quem Ele é.

Primeira Leitura: Gênesis 12.
Essa leitura apresenta o começo da história da salvação. Tudo começou com a manifestação de Deus a Abraão e com seu chamado a ser o pai de um grande povo.

Com a vocação de Abraão, Deus intervém para formar para si um povo, através do qual a salvação atingirá todos os homens.

Abraão sabe interpretar, nos acontecimentos que o envolvem, a vontade de Deus, confia, deixa-se conduzir por ele.

O que aconteceu a Abraão é imagem de tudo o que acontece na vida de todos. Deus não revela para Abraão, desde o início, para onde o que conduzir, e tão pouco lhe indica todas as difíceis etapas que deverá percorrer. Hora por hora, dia após dia, convida-o a dar a sua resposta, a pronunciar o seu “sim” ao Pai que o vai guiando.

Segunda Leitura: IIª Carta a Timóteo 1.
Timóteo é ainda muito jovem quando começa a dedicar sua vida inteira à causa do Evangelho. Ele é muito bom e desfruta da estima de todos, mas é também bastante retraído.

No trecho extraído da carta deste dia, o autor quer reanimar os discípulos em suas duras provações. Lembra-lhes que a fidelidade a Cristo implica riscos ponderáveis e ainda muitos sofrimentos. Não é próprio de Deus conduzir os homens por caminhos fáceis.

Não foi fácil a vida de Abraão, nem a de Cristo, nem de Paulo, nem de Timóteo. Tão pouco o será aquela dos cristãos.

Evangelho: Mateus 17.
Mateus quer levar os cristãos das suas comunidades e nós também a compreender quem é Jesus.

Quer nos apresentar Jesus como o novo Moisés.

O semblante resplandecente e as vestes luminosas indicam, a presença de Deus na pessoa de Jesus.

O mesmo sentido tem a nuvem luminosa que envolve a todos com sua sombra. A voz do céu é o modo de apresentar o que Deus pensa de um determinado acontecimento.

Quem são Moisés e Elias? O primeiro é aquele que deu a Lei ao seu povo, o outro é considerado como o primeiro dos profetas. Para os israelitas estes dois personagens representam todo o Antigo Testamento.

Pedro, como de costume, não entende o significado do que está acontecendo.

Neste ponto Deus intervém para corrigir a falsa interpretação de Pedro: Jesus não é somente um grande legislador, ou um simples profeta, é o “Filho predileto” do Pai. É a ele e somente a ele que os discípulos devem dar ouvidos.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.