BASQUETE

Ex-atleta Dexter Shouse está na cidade: 'Torcida francana é a mais calorosa de todas'

Por Jéssica Reis | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Jéssica Reis
Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, e seu ex-companheiro de equipe Dexter Shouse
Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, e seu ex-companheiro de equipe Dexter Shouse

Com olhos atentos aos novos talentos francanos, o armador Dexter Shouse, de 59 anos, está em Franca para visitar seus amigos e resolver negócios. Na tarde desta terça-feira, 7, a reportagem do GCN esteve com o ex-atleta que fez história no clube francano.

"Entre idas e vindas, fiquei em Franca por praticamente três anos. E jamais esqueci tudo o que vivi e conquistei aqui. Estarei em Franca por uma semana, não apenas visitando amigos, mas a família que fiz aqui", contou o ex-jogador, que está no hall da fama do basquete mundial, como atleta aposentado da NBA (National Basketball Association).

Nascido em 24 de março de 1963 em Terre Haute, Indiana, com 1,88m de altura, Dexter se formou na Universidade do Sul do Alabama, treinou no Los Angeles Lakers, mas foi draftado pelo Philadelphia 76ers na temporada 1989/90.

Mas foi na temporada de 1992/93, sob o comando do técnico Hélio Rubens Garcia, que Dexter fez história. "Nunca me esqueci de todos os ensinamentos que o Hélio Rubens me passou. Eu era muito agitado e impulsivo. Ele vinha até mim e me aconselhava. Sempre me orientando para que eu fosse o melhor que pudesse. Sou muito grato por ter tido ele como técnico. Quero ver ele antes de ir embora", afirmou o estadunidense.

Ele foi Campeão Paulista, Campeão Brasileiro e Campeão Sul-Americano. O armador fez parte do time que detém a maior sequência invicta da história do Sesi Franca, com 35 jogos de invencibilidade. Shouse teve outra passagem pelo time francano, em 1998. E para ele, a melhor torcida do basquete sempre será a francana. "Joguei em muitos lugares, mas a torcida mais calorosa e apaixonada por basquete que já vi, foi em Franca".

Dexter Shouse lembra sua passagem por Franca que lhe rendeu boas memórias e grandes histórias. "Tudo o que eu tenho por Franca é gratidão. Fiz amigos, como Chuí, que hoje são como minha família. Helio Rubens, Helinho e muitos outros fazem parte da minha vida", concluiu. O ex-jogador ainda fez questão de dizer que sua visita para Franca não é apenas de férias. "Vim primeiramente visitar todos os amigos que tenho na cidade. Mas também venho fazer negócios no setor calçadista e no setor esportivo", contou rindo.

Com uma trajetória que chama a atenção, o jogador fez questão de deixar um recado para a nova geração. "Estudem, se dediquem, o basquete não é para sempre. Mas sejam corajosos, treinem forte e sejam a melhor versão que puderem de si mesmos", finalizou.

Ele ainda avaliou a atual equipe do Franca. "Eles são excelentes. Tem feito um belo trabalho. Não só o basquete francano, como o basquete nacional tem crescido, e cada vez está com mais qualidade", comentou.

Homenagem
A passagem do ex-armador, que fez história na equipe francana, não passaria batido. O Sesi Franca Basquete aproveitará a presença do ex-atleta e fará uma homenagem em quadra para ele. A ação será durante o jogo da próxima quinta-feira, 9, quando o Sesi Franca Basquete jogará contra o Corinthians pelo NBB (Novo Basquete Brasil), às 20h30, no Ginásio Pedrocão.

Dexter atuando como armador da equipe francana durante a temporada 1992/93
Dexter atuando como armador da equipe francana durante a temporada 1992/93

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

8 Comentários

  • anonimo 09/02/2023
    mostro
  • Ronaldo dos Santos 08/02/2023
    Ao lado de tato Lopes os 2 maiores jogadores estrangeiros que jogou aqui
  • JOSI RUFINI MACHADO 08/02/2023
    Dexter foi o maior estrangeiro que passou pelo basquete brasileiro, chutava muito, era show
  • Ezequiel Antônio Monteiro 08/02/2023
    Realmente o Dexter foi o melhor americano que teve no nosso basquete de franca joga mui
  • Anônimo 08/02/2023
    Dexter esse representou franca e até hj lembra daqui parabéns guerreiro
  • 07/02/2023
    Esse aplicava na prática o famoso “deixa que eu resolvo!!!” monstro!!!
  • Roni.rio 07/02/2023
    Dexter...o maior de todos, de todos que passaram por aqui...simples assim!!!
  • Glauco O. Pessoa 07/02/2023
    Rocky Smith, Patrick, Tato Lopes......