CONTAMINAÇÃO

Funcionários da Santa Casa apontam contaminação na água por vazamento de esgoto

Canos de esgoto teriam quebrado e material poluído teria se misturado com a água da caixa; Sabesp foi acionada, e Santa Casa confirma entupimento do esgoto.

Por Heloísa Taveira | 30/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Dirceu Garcia/GCN

Santa Casa: 'Foi realizada a limpeza completa do local e todos os testes que garantem a qualidade da água'
Santa Casa: 'Foi realizada a limpeza completa do local e todos os testes que garantem a qualidade da água'

Funcionários da Santa Casa de Franca denunciaram um problema na rede de encanamento do hospital há algumas semanas. Isso teria resultado na contaminação da água de vários setores. Os canos de esgoto teriam quebrado e se misturado com a água da caixa.

Bruno Teran Silva, auxiliar de farmácia, trabalha há nove anos na instituição. Após ingerir a água, passou mal e teve que ir ao plantão médico.

“Muitos funcionários ingeriram essa água, inclusive eu. Tive muito mal-estar por dois dias, virose e diarreia”, disse Bruno, ressaltando que a água e os ralos tinham cheiro forte.

O funcionário afirmou que, pela insegurança, não está utilizando mais a água do hospital. “Além do constrangimento, temos que gastar nosso salário para comprar água todos os dias, pois nossa função exige muito desgaste físico e mental”.

Um outro funcionário, que preferiu ter sua identidade preservada, afirmou que o hospital não deu nenhuma posição e que não forneceram exame às pessoas que trabalham no local. “Vários funcionários de atestado com os mesmos sintomas”.

Sabesp confirma
A Sabesp informou que houve um problema interno no sistema de abastecimento de água da Santa Casa, e que a instituição solicitou apoio. “A Companhia atendeu e prestou o auxílio necessário para que o hospital não ficasse desabastecido”, disse a empresa, em nota.

Posição da Santa Casa
Procurada, a Santa Casa de Franca informou que na última quarta-feira, 25, em uma manutenção de rotina, foi verificado o entupimento no esgoto do hospital geral, e que o local foi desentupido no mesmo dia, no período da noite, por uma empresa especializada.

"A Sabesp foi acionada e fez o abastecimento direto nas caixas d'água superiores de todo o hospital. Foi realizada a limpeza completa do local e todos os testes que garantem a qualidade da água", afirmou a instituição, através de nota.

Não houve retorno, até o fechamento desta matéria, sobre a contaminação da água e sobre os funcionários que se sentiram mal após a ingestão.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • 31/01/2023
    Observando a matéria... o funcionário do hospital passa mal e vai em outro local para ser atendido. Isso sim é confiança. Seria cômico se não fosse trágico
  • Marta Hari
    31/01/2023
    Já comentei aqui várias vezes,a santa casa está caindo aos pedaços,fazen reformas e mais reformas,mas onde precisa nem chegam perto, torneiras que vazam água 24 horas, banheiro mal cuidado, comida péssima, servem a mesma coisa no almoço e na janta,pão velho, parece que estão economizando com a parte do SUS para investir no particular, que é a única preocupação deles no momento, depois nosso governador diz que a santa casa comporta o número de habitantes??? Desculpa pra receber mais verbas e sumir com o o dinheiro no saco sem fundo da Santa casa
  • Ministro
    31/01/2023
    Oq podemos fazer?
  • Sueli. Aparecida da Silva
    30/01/2023
    Eita