NEGÓCIOS

Francanos usam grupos de vizinhos no WhatsApp para empreender

Venda de comida caseira, bolos, bolsas, roupas, prestações de serviço. Tudo pode ser resolvido em alguns cliques.

Por Jéssica Reis e Dirceu Garcia | 29/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Jéssica Reis

A vendedora Rita Acuio criou vários grupos no aplicativo
A vendedora Rita Acuio criou vários grupos no aplicativo

Durante o período de pandemia, quando a maior parte das pessoas precisou ficar em casa um novo jeito de se fazer negócio começou a tomar conta de Franca. Os grupos de WhatsApp se tornaram uma grande plataforma de negociações e vitrine de produtos.

Foi no intuito de facilitar trâmites locais no Condomínio Franca Garden, que fica na zona Sul de Franca, que a vendedora Rita Acuio criou vários grupos no aplicativo. "Sempre percebia que moradores novos ficavam perdidos com algumas informações do condomínio e suas regras, foi aí que surgiu a ideia de criar um grupo para informativos. Logo, quando a pandemia começou precisamos nos reinventar e para um começar ajudar o outro criamos vários grupos, cada um com um setor, para auxiliar também no comércio interno", explicou a francana.

Dessa primeira ideia, surgiram grupos de informação, vendas de comidas, trabalhos manuais e outros. "O primeiro grupo que criei foi o Food Garden, que é voltado para comida, depois o compra, vende e troca, para negócios em geral. Quando ele cresceu demais, fizemos o grupo venda local do Garden. E ainda temos o Aluguel Vende Garden e também o Garden Emprego, onde os próprios moradores postam sobre vagas de emprego", disse Rita.

Ela reforça que é necessário que todos sigam as regras de manter cada assunto em um grupo e outras regras. Rita também destacou a importância desses grupos no período de pandemia, em que muitas pessoas passaram a realizar pequenos trabalhos e também culinária para revenda.

Esse também foi o pensamento da empreendedora Tamires Eloisa, que é administradora de um grupo de quase 200 pessoas. "Hoje a grande maioria da população fica parte do dia no WhatsApp, redes sociais, e um bom vendedor precisa estar onde seu público está", comentou.

Tamires destacou que mantém grupos montados por foco, como bairros, condomínio e cidades, para facilitar trâmites como entrega e retirada. "Isso facilita para nós mantermos o nosso público-alvo. Produtos são postados e os interessados já chamam para negociação. Usamos aquela velha divulgação do boca a boca, um vai passando o link para outro e outro. Já administro seis grupos de negociações", finalizou.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.