RECLAMAÇÃO

Empresas de telefonia são o maior alvo de reclamações na internet e Procon

Setor de telefonia, planos de saúde, alimentação e serviços de transporte são as maiores reclamações em Franca.

Por Jéssica Reis | 26/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Setor de telefonia é o alvo de maior parte das reclamações em sites e no Procon
Setor de telefonia é o alvo de maior parte das reclamações em sites e no Procon

A prestação de serviços de empresas de telefonia em Franca é o maior alvo de reclamações via internet. Segundo o site Reclama Aqui, a prestação de serviços como linhas telefônicas e linhas de internet são o maior alvo de reclamações, além dos preços abusivos que tornam essas empresas figurinhas carimbadas de reclamação.

"Por insistência de seus vendedores, acabei adquirindo um plano de internet e telefone fixo. Para minha surpresa, preciso cancelar o serviço e empresa quer cobrar um valor absurdo, com venda do modem, que eles instalaram para fornecimento do serviço (equipamento deles). Se tivessem deixado claro a cobrança do modem (o que vou fazer com isso!), não teria contratado o serviço, pois nunca outra operadora que já contratei, não tiveram esta prática. Seu quisesse comprar modem, ia em uma loja especializada e eu mesmo ia escolher o modelo", disse um usuário.

Outra pessoa reclamou também da dificuldade de cancelar uma linha. "Já liguei várias vezes na empresa, pedindo cancelamento. Porém em toda ligação a mesma historinha 'Já vamos cancelar' só que não. Operadoras entendam quando o cliente não quer mais. Acho essa empresa a melhor operadora, celular, fixo e Internet. Porém essa reclamação teria sido desnecessária se o cancelamento tivesse ocorrido. Isso é aqui em Franca SP. Aguardo o cancelamento pra ontem!!!", escreveu.

Apesar do grande número de reclamações, as empresas tem respondido as solicitações realizadas no site. O Reclama Aqui, ainda conta com reclamações sobre planos de sáude com preços abusivos e empresas no setor de educação. 

Procon
Recentemente, o Procon divulgou atráves do Diário Oficial uma lista com 251 reclamações de consumidores contra várias empresas em 2022. Entre elas, a maior porcentagem de reclamações são para empresas no setor de telefonia.

Segundo o diretor do Procon Franca, Luís Murari, é necessário sempre manter a população consciente. "Nós insistimos que as pessoas pesquisem preço justo tanto em produtos como prestação de serviço. Que exijam qualidade nos serviços e caso não tenham, que podem acionar o Procon que tentaremos notificar as empresas", explicou Murari.

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