
Quando a polêmica da mudança do Centro Pop se iniciou em meados de fevereiro de 2021, os moradores de um dos bairros mais antigos de Franca foram contra a implementação do equipamento e temiam que as pessoas em situação de rua e usuários de drogas tirassem o tão sonhado “sossego” deles.
Quase dois anos depois, e com o Centro Pop fixado no meio da Vila Formosa, os moradores, além de dividirem as ruas com traficantes, usuários e até a prática de sexo em via pública, enfrentam a instalação de barracos do tamanho de um apartamento em terrenos baldios.
“Agora, além de invadirem as ruas eles, estão criando favelas aqui no bairro. Onde consumem drogas, expondo as crianças que ficam brincando na rua. Teve criança aqui da rua que presenciou sexo explícito. Está difícil. Está perigoso”, disse um morador que com medo de represálias preferiu não se identificar.
O local onde o morador relata fica entre as ruas Francisco Deocleciano Ribeiro e Sebastião Amparo. Ele já flagrou a comercialização de drogas em uma dessas barracas montadas. Local há algumas quadras do Centro Pop.
“O local foi abandonado. Agora, a gente se priva dos nossos direitos. Temos medo de sair, deixar a casa sozinha e quando voltar ela estar revirada. Eles acamparam ali na rua e dominaram o local. Não aguentamos mais”, continuou o homem.
Já na rua Tuffy Jorge, que faz cruzamento com a Deocleciano Ribeiro, a situação é parecida. Um terreno foi invadido e imagens de julho do ano passado e de janeiro deste ano mostram o aumento de barracas no local.
Com medo, os moradores decidiram não dar depoimento. A reportagem do portal GCN foi até o local e os problemas se repetiam. Moradores em situação de rua vão até as barracas e pegam drogas com os traficantes.
Promessas não cumpridas
Quando a discussão entre moradores da Vila Formosa e Prefeitura de Franca se iniciou, a Secretaria Municipal de Ação Social emitiu um documento com algumas garantias, mas, de acordo com os moradores, as promessas nunca foram cumpridas.
"Esse documento assinado pelo prefeito e pela Gislaine (secretária da pasta) nunca foi cumprido. Ronda 24 horas. Um telefone que nunca existiu e outras coisas. Estamos sem segurança aqui no bairro. É difícil. Esses dias, um morador de rua tentou entrar aqui dentro da minha casa. Foi Deus viu. Consegui ter força e tirar ele de dentro da minha garagem, porque ele ia fazer alguma coisa comigo", disse a moradora Solange Aparecida Borges.
Criminalidade
No último balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), na região da Vila Formosa, que pertence ao 3º Distrito Policial, entre janeiro e novembro de 2022, foram registrados 949 furtos - um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2021.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
11 Comentários
-
LUAN 16/01/2023COM ESSE LULA NO GOVERNO .AGORA AS COISAS SÓ TEM DE PIORAR
-
Diná Santana 16/01/2023Desesperador, sábado 14/01/23 , passei de carro na porta do centro pop, tinha um bando de vagabundos mostrando os órgãos genitais. Sinto muita pena dos moradores daquela região, que são obrigados a conviver com tamanha vergonha. São um bando de marginais, escória da sociedade. Prefeito Alexandre, por favor enfrente o Ministério público, seja homem.
-
Luiz Antonio 16/01/2023Não são ladroes! são jovens na procura de podr beber uma cervejinha com os amigos! Crias dos desgovernos da primeira decada do seculo! Faz o L paiii!!! que novas geraçoes serao feitas!
-
Maria Mauro 15/01/2023Que tal montar o Centro Pop no bairro em que mora o prefeito Alexandre ou a secretária Gislaine. Eles não iriam gostar.
-
Abreu* 15/01/2023Que coisa, né??, todos nós nascemos do que se poderia dizer o útero da humanidade, mas uns devoram os seus irmãos para não ser devorados por estes.
-
José Viscondi 15/01/2023Deve ser desesperador para os moradores da vila Formosa. Passo por ali de vez em quando e o cenário junto ao Centro POP é repugnante. Concordo que essas pessoas sejam assistidas, porém em lugar adequado ao manejo dessa mazela social. Nunca os moradores desse Bairro ou de outro qualquer devem pagar esse preço tão alto de ter uma vizinhança assim. Como esse assunto há anos esta na mídia local, lembro-me que na mudança do Centro POP da A. Hélio Palermo para o local atual foi abordada, Cogitou-se coloca-lo num local próximo ao Posto Paineirão e um Padre Católico muito conhecido na cidade foi contra e a mudança acabou acontecendo para a Vila Formosa. Sr. Prefeito, cabe ao Sr. resolver essa situação de extrema gravidade.
-
Josi Malta 15/01/2023Sou moradora da vila Nicácio, rua Torquato Caleiro, aqui infelizmente, por conta do centro pop, e dos moradores das barracas da rua tuffy Jorge, nossa paz no bairro acabou! São ladrões, bandidos que roubam as casas, especialmente à noite! Está um horror! Temos que pedir + ajuda à polícia, ao nosso prefeitos! Infelizmente a cidade , em particular nosso bairro, está infestado de bandidos malocados nessas favelas! Temos que tirá-los urgentemente !
-
Sr. Ze 15/01/2023Além dos problemas criado pelo Centro pop , bem dizer no centro da Cidade, fui reclamar do valor do IPTU na prefeitura eles me disseram que é caro porque aqui onde eu moro é lugar NOBRE. VIXXII.
-
Francano morador das imediacoes 15/01/2023Gcn por favor nos ajude a divulgar com matérias sobre essa situação que não dá mais ...a prefeitura coloco7 vasos na calcada para tirar eles de lá..foi como colocar o alicersse para colocar as lonas ..e um absurdo o poder público prefeito fingir que não vê nada ..e foi ele que levou para lá o centro pop..queria ver se fosse em frente a casa dele ..já tinha resolvido..a população pede ajuda imediata ou vai ficar pior foque esta ..nos ajude a fiscalizar e resolver essa situação..que os francanos não aguenta mais os sinaleirslos da região virou ponto de encontro ..
-
No dos outros 15/01/2023Já falei prefeito nenhum tem coragem de colocar isso no bairro dele, garantias não cumpridas, desvalorização de imóveis, insegurança, tenho parentes lá e nunca mais voto nesse prefeito
-
Alexandre 15/01/2023Com a palavra o senhor Prefeito....