OPINIÃO

Ano Novo, Velhos Problemas!

Como professor e analista político, administrativista, não tenho por objetivo agradar a todos, mas tão somente descrever os atos e fatos. Leia o artigo de Toninho Menezes.

Por Toninho Menezes | 31/12/2022 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para o GCN

Certa vez, nos anos 80, assistindo documentário sobre moralidade e probidade no ocidente, ouvi do professor e filósofo James Burnham que: “Este mundo é um vale de lágrimas. Não espere que haja justiça nele. Os ímpios, em sua arrogância, crescem como um cedro frondoso. Os bons estão fadados a ser permanentemente traídos e decepcionados. O melhor que podemos esperar é que um equilíbrio entre diferentes senhores, entre males maiores e menores, permita que os humildes desfrutem de uma prosperidade moderada e temporária”. E terminava sua participação no documentário com a seguinte frase: “Dê o melhor de si para encontrar o seu caminho até essa clareira na selva”.

Como professor e analista político, administrativista, não tenho por objetivo agradar a todos, mas tão somente descrever os atos e fatos, avaliando e tratando as ideologias políticas internas e globais. Assim, ao término de mais um ano, por obrigação devemos advertir os cidadãos para que não confiem nos “slogans” idealistas que mascaram as realidades cruéis de todo poder.

Apesar das informações inverídicas plantadas, a verdade é que o Brasil termina bem o ano frente aos índices apresentados por outros países no pós-pandemia.

O grande problema é que a persistir as linhas traçadas e divulgadas pelo novo governo, teremos o retorno de “velhos problemas” já vivenciados. Agora, porém diferenciados e agravados pelo apoio do Poder Judiciário e negociados com o Legislativo.

Que Deus nos guarde, ilumine e ampare.

Um Feliz Ano Novo a todos!

Toninho Menezes é mestre em direito público, advogado e professor universitário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

9 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Moacir Schmidt
    31/01/2023
    Olha o nivel dos coment´ários! Só servem para mostrar que o professor está certo
  • Darsio
    06/01/2023
    De novo professor. Pensando na sua preocupante análise administrativista, como fica o seu olhar sobre o fato de que a esposa do ex-lutador de MMA, José Aldo, que estão hospedando o Bolsonaro GENOCIDA em sua mansão, ter recebido 3.600 reais de auxílio emergencial? Ou ainda do José Aldo ter viajado várias vezes para o Brasil e ter tido as passagens e diárias pagas com dinheiro público, não sendo ele funcionário público? No governo GENOCIDA, os seus bajuladores não apenas mamavam nas tetas do Estado, como também as dilaceravam.
  • Darsio
    06/01/2023
    Aproveitando-se do seu papel como analista político e administrativista, o que o senhor tem a nos dizer sobre as 3.993 obras abandonadas pelo seu Bolsonaro, somente na educação? Não se trata de fake news professor, pois os dados são do Tribunal de Contas da União que, também aponta que nesse abandono foram injetados 12 bilhões de reais. Mas, diga aí professor! No MEC havia dinheiro para barrinhas de ouro para pastores amigos do Bozo e frequentadores assíduos do Palácio do Planalto, mas não havia dinheiro para a construção de creches, hospitais universitários, escolas etc? Professor! Onde está a sua análise administrativista e preocupação com o erário público?
  • Darsio
    05/01/2023
    Vamos ao discurso de um de seus últimos artigos, no qual o senhor se mostrava preocupado com as contas ´públicas. Então professor. O senhor está por dentro do fato de que empresa contratada pela SEE de São Paulo para fornecimento de material de informática, possui como um dos seus proprietários o próprio secretário da educação, Renato Feder? Tudo bem que a empresa foi contratada na gestão do Garcia, mas quando isso se deu esse fato, Renato Feder já era nome divulgado e acertado pelo Tarcísio para a pasta da educação. E, também não é demais lembrar que o Garcia deu total apoio ao Tarcísio no segundo turno das eleições. E, o que dizer que, um dos primeiros atos do Tarcísio foi assinar o aumento de % no seu próprio salário.
    • Alex
      06/01/2023
      KKKKKK e o cara escolhido pelo Nine para presidir a Petrobras que possui empresas no ramo de combustíveis e lubrificantes? Sentou sem olhar antes e sentou na bosta. KKKKKKKKKKK AAAAAAUUUUUUUU!
  • Isa
    05/01/2023
    Darsio e seu amigo imaginário. Cansou de brigar sozinho e criou um codinome para se auto elogiar.
    • Darsio
      05/01/2023
      Diz aí isa! Já comeu a sua picanha?
    • Isa
      10/01/2023
      Prefiro fraldinha =)
  • Alex
    03/01/2023
    Au! Au! Au! AAAAUUUUUUUUU! A saga continua. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Darsio
      03/01/2023
      Alex múúúúúú! Já comeu a sua pica nha?
  • Darsio
    01/01/2023
    Sugiro ao professor que pesquise o significado de realidade, pois assim poderá deixar de escrever como se ele vivesse no mundo de Nárnia. Acorda pra vida, professor!!!
  • Darsio
    31/12/2022
    O Brasil termina bem? Oras, professor! Saia do conforto de sua casa, da mesa farta que nela se encontra e, percorra esse país, especialmente as periferias das grandes cidades. Ou vá a um supermercado e, tente fazer o milagre de comprar o básico do básico com um salário mínimo. E, olha que, muitos nem o mínimo recebem. Olha para o orçamento enviado por esse energúmeno ao Congresso e, veja como ficaram setores estratégicos como a saúde. Simplesmente não há dinheiro se quer para corrigir a tabela do SUS e até mesmo manter programas como o Farmácia Popular e os programas de vacinação. E, o que dizer do valor repassado para a merenda escolar? Enquanto crianças em municípios sem recursos próprios, tiveram de se contentar com bolacha seca e água na merenda, nossos honrosos militares nadaram em salários dignos de marajás, picanha, leite condensado, cerveja puro malte e, muito Viagra. Além disso, muitos trabalhadores penam para se aposentar e, quando conseguem, os salários são vergonhosamente baixos. Bem diferente do GENOCIDA que, foi contemplado por mais uma maravilhosa aposentadoria, sem que ele tenha sido atingido pela maldosa reforma previdenciária por ele mesmo aprovada. Feliz mesmo, somente o alex múúúúúú, que nesse momento deve estar saboreando a sua suculenta pica nha.
  • Darsio
    31/12/2022
    Professor! Seu candidato perdeu e fugiu para os Estados Unidos, para não ser preso pelos vários crimes cometidos. Pior do que Bolsonaro é algo que nunca existiu em governos desse país. O Sujeito nunca trabalhou e, se reservava apenas as motociatas e as trocentas férias se divertindo com churrascos e jet ski. Um energúmeno que, nunca respeitou as mulheres e as diversidades. Nem o capeta o desejaria no inferno, pois teme pela concorrência. FORA BOLSONARO! FORA NEONAZISTA! FORA GENOCIDA! FORA...
    • Francisco Matos
      01/01/2023
      Perfeito texto, meu caro Darsio. Agrego a seu r. texto, que Bolsonaro é a maior desgraça que já morou no Palácio da Alvorada e defecou no Palácio do Planalto. Aqueles prédios precisam ser higienização por no mínimo um mês. O que me estranha é que o resultado das eleições deveria descrever 90% contra 10%. Nunca imaginava que neste amado Brasil, há milhões de imbecis. Franca é exemplo da existência destes idiotas que quase fizeram esse monstro, antiCristo que por mais quatro anos, iria nos tornar um Afeganistão.