NATUREZA

Com trilhas, animais soltos, lagos e muito verde, Zoobotânico é boa opção ao francano

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Dirceu Garcia/GCN
Pai e filho caminhando no Jardim Zoobotânico; e arara vermelha do viveiro
Pai e filho caminhando no Jardim Zoobotânico; e arara vermelha do viveiro

Espaço aberto ao público, com a natureza preservada, diversos tipos de espécies de árvores, plantas e áreas verde para todo lado, o Jardim Zoobotânico de Franca parece ter sido "deixado de lado" pela população de Franca e região.

Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio, Artístico e Turismo em 1998, o local foi criado na década de 1950 e possui um valor significativo para o município, em especial para as pessoas que entendem a importância da preservação da natureza e gostam de contemplá-la. A área verde fica na região Norte, próximo do bairro City Petrópolis.

Um dos impactos positivos do Jardim Zoobotânico é a distribuição de mudas que ajudam a confeir um cenário mais verde para a cidade. Somente em 2022, o Jardim Zoobotânico entregou 2.177 mudas urbanas gratuitas para a população, 3.456 mudas nativas e 831 mudas medicinais para os munícipes, e é através desse espaço que a Secretaria de Meio Ambiente promove o plantio na cidade. Um total de 9.259 mudas de árvores de várias espécies foram plantadas em 2022.

Um exemplo desse benefício é a história contada pelo professor e biólogo Mateus Domingos, 38 anos. Sempre envolvido com temas ligados ao meio ambiente, ele criou o projeto Vila Verde, que promove o plantio de mudas no bairro Vila Nova. "Quando eu terminei a faculdade, fiz a contagem das árvores do bairro e percebi que estavam diminuindo, daí surgiu a ideia do projeto", disse Mateus, contando que seu pai também atua como voluntário no projeto.

Com o engajamento no plantio, o biólogo inicialmente percorreu quatro ruas do bairro para ver quem queria plantar, à época, do lado da rua sem fios de eletricidade. E deu certo: as pessoas abraçaram a causa.

O projeto, criado há sete anos, continua promovendo o plantio de mudas em várias regiões do município gratuitamente, conforme as pessoas demonstram interesse. Diversas mudas doadas pelo Jardim Zoobotânico contribuem para o plantio e continuação do projeto. “Entendo que preciso de fazer uma coisa para a cidade onde eu nasci. A gente faz com muito amor”, acrescentou Mateus.

Trilhas, animais soltos e lagos
Outro atrativo do local é a trilha asfaltada para caminhada disponível à população e o viveiro com araras, maritacas e papagaios, com aves silvestres que são encaminhadas após apreensão pela Policia Ambiental para serem reinseridas na natureza.

Os visitantes "sortudos" que passam pelo local podem ainda se deparar com alguns animais soltos, entre eles, quati, macaco sagui, camba, lebre, capivaras, além de diversas aves da fauna brasileira que habitam o local, como jacutinga, pica-pau e tucano.

Nas dependências do espaço, há também três lagos e uma colmeia de abelhas para serem visitados. Ano passado, 84 escolas participaram das visitas, cerca de 2.175 alunos e professores.

Responsável pelo Jardim Zoobotânico, a servidora pública Tais Zimak, formada em biologia e técnica em meio ambiente, disse ter muito carinho pelo espaço.

Segundo Tais, o local conta com remanescentes de vegetação que abrigam várias nascentes e, com isso, o espaço possui áreas de vegetação nativa que foram reflorestadas e áreas implantadas, como o Bosque Pau Brasil, além dos animais que usam bastante a área, sendo um refugo da vida silvestre. Ela lembra que as nascentes do local são importantes para a questão hídrica da cidade.

"Eu amo esse local, é minha vida isso aqui, eu gosto demais e tenho a maior paixão por essa área. Acho que tem muito para ser contemplado, para ser visto aqui. É só a gente ter esse olhar e gostar de natureza", disse Tais sobre o que representa o Jardim Zoobotânico em sua vida.

Segundo o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), o local está sendo readequado com pistas de caminhada para a população, e já conta segurança armada para garantir a segurança dos visitantes. O Jardim Zoobotânico e outros espaços integrarão um programa da prefeitura chamado “Parques de Franca”, para as pessoas visitarem e usufruirem.

O Jardim Zoobotânico é aberto à visitação de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Interessados em conhecer o local não precisam realizar nenhum agendamento prévio.

Já as escolas que desejam levar alunos para conhecer o espaço podem agendar a visita monitorada, através do telefone (16) 3703-0454 ou e-mail meioambiente@franca.sp.gov.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

6 Comentários

  • Anesio Borges 25/01/2023
    Infelizmente o horário de funcionamento impossibilita o acesso a esse lugar maravilhoso. Uma pena.
  • Maria 23/01/2023
    Se puderem funcionar aos sábados, quero muito conhecer mas trabalho dia tudo.
  • Tais 23/01/2023
    Não foi esquecido pela população, mas assim como o Museu de Ciências, Biblioteca e outros, não funciona em horário que permita quem trabalha usufruir. A Prefeitura precisa rever isso, o Poli que tem horário de funcionamento extendido, vive lotado. O francano merece mais opções de lazer e cultura
  • Willian 23/01/2023
    Acredito que seria bem mais visitado pela população abrindo aos finais de semana, feriados e alguns dias no meio de semana. Moro na cidade há mais de 6 anos, fiquei sabendo da existência do parque pela reportagem, mas nos horários que estão abertos não tem a menor condição de eu visitar.
  • Guilherme 23/01/2023
    Lugar lindo! Fui com a escola quando eu era novinho. Gostaria muito de passear lá, contudo não abre as finais de semana, o que complica
  • Fabricio 23/01/2023
    Poderiam estudar a possibilidade de abrir aos sábados.... gostaria muito de conhecer mais o horario não ajuda.