RELIGIÃO

A videira e os ramos

É extremamente interessante como Jesus ensinou ilustrando seus ensinamentos. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 26/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim, nada podeis fazer."
João, 15.5 

É extremamente interessante como Jesus ensinou ilustrando seus ensinamentos. Quem lê os evangelhos percebe, através das parábolas de Jesus, como é simples entender algumas verdades bíblicas quando se utiliza uma ilustração.

O versículo que destacamos acima, mostra o quanto somos dependentes de nosso Cristo. Aqui, Jesus se coloca como uma árvore que produz uvas, e nós só produziremos também se estivermos ligados na videira. No entanto, de forma clara, expressa: “Sem mim nada podeis fazer”.

Com isto, aprendemos que qualquer tentativa sem a ação transformadora de Jesus no coração humano é inócua. Sem Jesus, o ser humano jamais irá conseguir se levantar de suas enfermidades. Então, o que fazer? Vamos desprezar todas as ferramentas que ao longo dos tempos foram sendo desenvolvidas para estruturar a vida humana? Não! De modo algum.

Nosso objetivo, é na verdade, mostrar que é pura utopia a pretensão de um progresso sem Deus. Queremos, sim, os avanços mas ao mesmo tempo precisamos combater a ilusão de uma felicidade sem Jesus. A ciência, a educação, a sociologia, a psicologia são bons aliados do evangelho, mas péssimos substitutos. É pura enganação pensarmos que podemos evoluir deixando Jesus de lado.

Em nossa simples maneira de ver as coisas, o melhor a fazer é seguirmos o conselho do Mestre, conforme o versículo destacado: "Eu sou a videira, vós, os ramos, quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim, nada podeis fazer." (João, 15.5).

Percebam que é preciso permanecer ligado na videira verdadeira, que é o próprio Jesus. Ele, se utilizando desta metáfora, nos ensina que assim como um ramo que não está ligado ao seu tronco não pode produzir frutos bons, o homem desligado de Deus não pode produzir bons resultados.

É por isso que tenho dito que pouco adianta vestirmos de branco, fazermos bandeiras e saímos pelas ruas e avenidas das cidades exigindo paz quando, na verdade, nossos corações estão obscurecidos pelo pecado. Longe do príncipe da paz, é impossível vivenciar a paz. A única maneira de mudarmos o rumo da raça humana é nos voltando para Deus, que tem poder para promover as verdadeiras transformações de dentro para fora do ser humano. Foi o próprio mestre que prestes a concluir seu ministério terreno disse aos seus discípulos: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá." (João 14:27).

Então, caro leitor, viver divorciado da vontade divina e distante de seus ensinamentos é puro retrocesso, razão pela qual devemos avançar sim mas sempre ligados à videira verdadeira, que é Jesus.

Deus vos abençoe.
Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.