FÚRIA

Cachorro enfurecido faz donos 'reféns' dentro da própria casa

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Dirceu Garcia/GCN
Casal é obrigado a ficar trancado dentro de casa por conta de cachorro agressivo
Casal é obrigado a ficar trancado dentro de casa por conta de cachorro agressivo

Um cachorro enfurecido faz seus donos "reféns" dentro da própria casa. Segundo a família, o animal se mostra muito agressivo e está avançando em seus próprios donos e em quem chega à residência, que fica no Jardim Aeroporto 2, zona sul de Franca. O problema é que os donos são um casal de idosos. E a mulher possui problemas de visão. Eles já procuraram ajuda, mas não conseguiram nenhum auxílio.

O casal está dentro de casa sem poder, ao menos, sair ao quintal e ir ao supermercado desde o começo da noite desta quarta-feira. O cão é de porte médio e, segundo a irmã da moradora da casa, o animal é de raça indefinida, com cerca de 10 anos.

Maria Aparecida Bonifácio Barbosa, irmã da moradora da casa onde fica o cachorro, diz que o cão foi levado para casa pela filha do casal ainda pequeno, mas passou a ter comportamento estranho há mais de meses.

“Já faz cinco meses que o cachorro passou a ficar agressivo, quando ele mordeu em minha sobrinha. Desde então, ela levanta de manhã cedo e amarra o cão para minha irmã e meu cunhado poderem circular no quintal e fazer seus afazeres. Agora, o cachorro passou a ficar agressivo até com minha sobrinha”, conta.

Maria Aparecida conta que sua sobrinha não conseguiu prender o cachorro ao sair de casa para o serviço e os pais estão presos desde o começo da noite desta quarta-feira. “Minha sobrinha não conseguiu amarrá-lo hoje (quinta-feira) e eles estão trancados dentro de casa. Meu cunhado quer ir ao mercado, fazer alguma coisa, mas não consegue. Meu cunhado e minha irmã já são idosos. Ela ainda tem problemas de visão”.

A parente do casal disse que o animal é bem tratado e tem o calendário de vacinação em dia. “Minha sobrinha sempre cuidou dele desde quando ela encontrou o cão na porta de seu serviço e levou para casa, ainda pequeno. Ela pegava o cachorro no colo, dava carinho, mas agora não sabemos o que está acontecendo. Ele sempre foi bravo, latia muito, mas ficou numa situação complicada”.

A irmã da moradora no Aeroporto, de nome Maria Luiza Gonçalves, de 65 anos, disse que já procurou ajuda ao Corpo de Bombeiros e ao Canil Municipal, mas não foi atendida. “Minha irmã me ligou e pediu ajuda, mas já tentei de tudo”.

O diretor do Canil Municipal de Franca, Eduardo Garcia, disse que esse serviço de recolha ou ressocialização do animal é da responsabilidade dos próprios donos. “Nosso serviço de resgate é feito com animais em maus-tratos ou abandonados nas vias públicas. Como é um caso particular, os próprios moradores precisam acionar um veterinário para as providências”, disse Garcia.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

38 Comentários

  • Paulo Cesar Barbosa de Souza 16/11/2022
    Essa rotina de amarrar o cachorro cedo, e deixá-lo assim no decorrer do dia para os donos transitarem é o que levou o animal a tomar essas atitudes.
  • Marta 13/11/2022
    Eu sempre tive cães adotados de resgate.... AMO cães, minha empatia com eles é formidável... No entanto, nem todo \"humano\" tem essa empatia de adestrar com AMOR, sem gritos, sem bater.... cães são como filhos pequenos: você precisa oferecer carinho, ensinar a ficar dentro de casa sem bagunçar os ambientes, ter horários para comer, passear, dormir... vc precisa estar preparado para educar um animal... qto à situação do casal, a família deve chamar um veterinário com urgência para retirá-lo da casa pela segurança dos idosos o qto antes. Por favor!!!
  • Rejane 12/11/2022
    Gente tbem já passei por isso. Meu cachorro sempre recebeu amor e carinho, até dormia na cama com meu filho. De uma hora para outra, deu um transtorno psicológico nele e começou a atacar, primeiro minha irmã, depois a mim e ao meu marido. Chamamos o veterinário e ele disse que infelizmente teríamos que sacrificar ele. Doeu mas foi necessário para a segurança nossa e delê que estava sofrendo.
  • Maria Rita 12/11/2022
    O cão é o reflexo do dono. Algo deve ter acontecido para que o cão mudasse o seu comportamento.
  • Janete 12/11/2022
    Muito estranho esse cachorro estar tendo essa reação né? Podem ser *N* coisas como por exemplo: Problemas neurológicos, maus tratos, alguma coisa q esteja causando muita dor...tem q conversar com um veterinário q irá orientar a família sobre o q fazer. Todos são vítimas até o momento né? O cachorro precisa ser cuidado pois ele não está bem! Espero q tudo se resolva e q tenha um final feliz!
  • Angela Rosi 12/11/2022
    De algo com sonífero com salsichas que ele come e logo dorme oum veterinário tem quedar uma dosagem certa para o peso dele. E esperar o remédio fazer o efeito.
  • vilza carla penaforte mendes 12/11/2022
    Esse ani.al está visivelmente estressado coitado pelo lugar n deve viver num ambiente bom. Vão acabar soltando ele na rua ou alguém matando ele. Tadinho pq é o q o ser humano faz p resolver o problema. Simplismente só falam q n sabem pq o animal está agressivo. Acaba faz favor vão procurar ajuda p ele tadinho w doem p alguém q vai dar amor a ele w n que queiram deixar o animal amarrado
  • Leliane 11/11/2022
    Animais também ficam doentes. Se fosse maus tratos ele seria agressivo desde filhote. Agressividade nao é só espelho de como é criado, animais também têm doenças de seres humanos. Será que eles têm condições de pagar consulta e exames para o cachorro? É fácil acusar, quero ver ir lá e ajudar.
  • Kildare 11/11/2022
    Esse cachorro deve ter ficado assim porque os donos o mantém na corrente preso desde filhote.
  • Mário Cerqueira 11/11/2022
    Apliquem um sedativo , nós três, com autorização de um VETERINÁRIO, e fazer o tratamento correto. NADA DE MATAR OS ANIMAIS. TRATAMENTO COM RESPONSABILIDADE E AMOR.
  • Maria 11/11/2022
    A matéria é o título parece \"demonizar\" o cão. Se a família o adotou há cerca dex10 anos, é como diz o relato, o quadro surgiu há meses, deveriam procurar ajuda profissional e não ligar para a Prefeitura. Os cães são seres bons, amigos até o fim. Ao invés desre tipo de matéria, deviam procurar ajuda-lo, e o jornalismo procurar pautas para incentivar adoções.
    • Redação Sampi 12/11/2022
      Nota da Redação: ao jornalismo, interessa sempre os fatos. A matéria narra os fatos. Quando jornalista deixa de se ater aos fatos e só escreve como gostaria de ver o mundo, ele virou ficcionista - e deixou de ser jornalista.
  • Marta 11/11/2022
    Coitado do cachorro tinha que levar ele para ser avaliado pelo veternário o cachorro pode estar sentindo alguma dor por isso que ele está agressivo
  • MONICA VALE 11/11/2022
    Cachorro precisa socializar e gastar energia. Preso o dia inteiro, morando com idosos que não conseguem gastar a energia dele,só podia acontecer isso mesmo.
    • Bruno 11/11/2022
      Alguém tem que tomar atitude
    • Vera Maria 12/11/2022
      Muito blabla é pouca ação.
  • Eliton 11/11/2022
    Vejo um monte de cachorros bons abandonados nas ruas, estão de parabéns esses idosos, por não mandarem sacrificar ou jogar na rua esse animal. Esse cachorro é um psicopata cuidado.
    • vilza carla penaforte mendespsicopata é 12/11/2022
      Psicopata é vc ignorante. N fala besteira idiota
  • 11/11/2022
    Nenhum cão ataca, apenas se defende. Muito menos se for sem motivo. O que levou este cão a ficar reativo com estas pessoas? É função do canil sim resgatar animais que sofrem maus tratos. Cadê a vereadora \"protetora\" dos animais? Se este doguinho chegou ao ponto de querer se defender das pessoas só pelo fato de estarem no mesmo espaço é porque causaram um trauma nele por muito tempo, até ele chegar neste ponto. Cães só \"atacam\" por medo, desconforto ou insegurança.
    • vilza carla penaforte mendes 12/11/2022
      Concordooooooooo tadinho
  • Roberta Oliva 11/11/2022
    Acredito q a situação do animal fez ficar assim. Caes precisam cuidados, incluindo atividade fisica, passeios. Coisas q o casal de idosos nao pode dar...
  • Marina Dos Guimaraes Peixoto 11/11/2022
    Impressionante como ninguém se presta a resolver a situação... simplesmente um casal de idosos não pode ficar preso em sua própria casa por causa de um cachorro agressivo! Óbvio q o cão precisa de ajuda. Talvez o casal não tenha condições de chamar um veterinário a sua casa. A vdd é q por causa desse tipo de problema onde ninguém se dispõe a ajudar , muitas pessoas deixam de adotar cães. Se o casal não fez o melhor pro cachorro certamente eles não podem ser abandonados a própria sorte. Se eles quiserem continuar com o pet (eu não ficaria) devem ser educados sobre o q fazer; se não, tem q ter um lugar q ajude o animal. Tenho 3 cães e 1 gato, todos resgatados, sou contra mais tratos, mas não posso, em sã consciência, julgar meus semelhantes sem ter conhecimento e sem manifestar nenhum tipo de compaixão, principalmente por eles (e tbm pelo bichinho).
  • Gislaine 11/11/2022
    Concordo plenamente com os 2 comentários, infelizmente tutores despreparados não tem capacidade de viver e sentir o verdadeiro amor, e eu posso garantir que não há amor mais puro que dó animal com seu tutor, claro que ele irá responder aí que recebeu
  • Mariangela Celina Estrella 11/11/2022
    Faço das palavras abaixo, do Abreu, as minhas palavras. Sempre ajudei na causa animal!!!
  • Rosana 11/11/2022
    Judiaram dele de certo
  • Alex 11/11/2022
    Acho que o Abreu não leu a matéria, ou então se acha o Cezar Millan francano.
  • PAULO ALEXANDRE OLIVEIRA DE CASTRO 11/11/2022
    Acredito que se continuar preso será pior. Um outro dono fará bem á ele.
  • Luciola 11/11/2022
    Por ser um cão idoso, pode ser que ele tenha Alzheimer, ou esteja com algum tipo de dor, mas ele deverá passar por um veterinário para uma avaliação mais aprofundada.
    • Patricia 11/11/2022
      Exatamente o que pensei! Ele provavelmente está com um tumor cerebral que dando dor faz o cão ficar muito agressivo!!!
  • Daiane 11/11/2022
    A um tempo atrás uma cadela mansa mordeu uma pessoa.. ninguém entendeu, pois ela extremamente boazinha. Quando foram descobrir, ela estava com câncer na cabeça e doía muito.. As dores a tornou nervosa. Soube também de um caso que o cachorro passava o dia no sol com as patas queimando, água no sol e sob estresse tremendo, pois ninguém o levava para andar e socializar. O mesmo se tornou agressivo e decidiram pela sacrificacao, mas acho injusto, pois as pessoas decidem ter um animal zinco para depois deixar preso e não atender as necessidades que ele precisar para ser mentalmente saudável...
  • LÊDA maria 11/11/2022
    eu acredito que ele está sentindo alguma dor ? não pode se expressar de outra maneira uma dor de dente por exemplo....
  • Lucia 11/11/2022
    Eu acho que esse cãozinho deve estar sentindo alguma dor .minha gatinha quando ficou doente ficou TB agreciva.Um check com o veterinário seria muito bom p fazer uma avaliação.
  • Sandra 11/11/2022
    Isso é falta de carinho, tem pessoas que não gosta de animais e ainda pega para criar.
  • IZABELA DRACH 11/11/2022
    Obviamente precisa de atendimento veterinário. Deve estar sentindo dor e é completamente negligenciado, essa mudança de comportamento é um pedido de socorro. Ter um animal não é apenas dar água e ração. Lamento por esse animal.
  • Elizabeth Oliveira Reis 11/11/2022
    É verdade esse animal reflete o que ele recebe, ai falta carinho amor, por favor alguém tira esse coitado desse lugar o amor resolve tudo isso.
  • Glaucia 11/11/2022
    Chama o delegado bruno
  • Fernando 11/11/2022
    Ainda tem indivíduos culpando os idosos pelo stresse do cão.... é simples, vai lá e pede o cão em adoção ao invés de criticar!
    • vilza carla penaforte mendes 12/11/2022
      Eles tem culpa simmmmm n é pq são idosos q são santos. Tá cheio de idoso q judia sim de animal. Agora idoso pode fazer o que quer por conta da idade?? Bem se vê q seu comentário de um ser q n gosta de animais
  • Tania Ribeiro 11/11/2022
    Pra mim,esse pobre animal,está com cara de que está sob stresse, e muito confinado. A reação do Aníbal,sempre depende de uma Ação, não esqueçam disso. Tudo depende de como é tratado,Amar cuidar proteger,não é só jogar uma água,uma comida e achar que é só isso que precisam. Não são humanos,nas tmb gostam de carinho,amor.
  • Marisa 11/11/2022
    Vão esperar o cão matar os dois idosos é isso ?? O animal é irracional,tem que se fazer algo, depois não adianta lamentar....
  • Marcia 10/11/2022
    Uma pergunta. Que carinho e amor que esse cachorrinho recebe? Se precisa prender para que os donos possam andar pelo quintal? Não têm condição nenhuma de ficar com o bichinho. Já que não conseguem cuidar com amor, então não tenha.
  • Cristina 10/11/2022
    Aconselho a eles e a sobrinha , acessar o site; www.cãocidadão.com.br. Através desse site é possível entrar em contato e pedir ajuda ao Dr Pet ( Alexandre Rossi) especialista em comportamento e psicologia animal.
  • Teresa Campos 10/11/2022
    Absurdo ninguém assumir e resolver essa situação. Vão esperar o que? O cão atacar e matar um dos donos? Aí simplesmente sacrifícam o animal, sendo que a culpa não é dele. Por favor, alguma organização tome providências antes que isso aconteça!
  • Rulia 10/11/2022
    Tadinho dos idosos ???? e coitado do cachorro pode ser por ficar preso a muito tempo ou pode ser raiva tadinhos
  • Abreu 10/11/2022
    Um cão é como uma esponja de emoções que ele sente dos seus tutores e um cão desequilibrado é o atestado do desequilíbrio dos seus donos. Esse casal de idosos não tem condições de ter um cão, essa é que é a verdade. Esse cão deveria ser resgatado desse casal e ser adotado por quem tenha as condições necessarias que um animal precisa, equilíbrio emocional, amor, carinho e um lar que esse casal não oferece. E antes que alguém diga aqui que eu deveria aditar esse cão, saiba que eu tenho 11 cães e apenas um comprado, todos os outros foram adotados ou recolhidos das ruas, eu faço a minha parte, aliás, faço até mais.
    • Cristhofer 11/11/2022
      E os donos idosos? Romantizar a situação onde apenas o animal é a vítima?? Que absurdo é esse seu comentário nada construtivo.