ÓDIO

Bolsonaristas criam lista de empresas 'petistas' e articulam boicote em Franca

A lista que circula em aplicativo de mensagens é composta por 60 empresas da cidade. A Acif orienta os comerciantes que se sentirem lesados a procurarem a Justiça.

Por Pedro Baccelli | 04/11/2022 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Reprodução

Conversa incentivando boicote a empresas de Franca em grupo de WhatsApp
Conversa incentivando boicote a empresas de Franca em grupo de WhatsApp

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) criaram uma lista de empresários de Franca que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou não se posicionaram ideologicamente durante as eleições gerais deste ano. O objetivo deles é boicotar os negócios citados na relação.

Em um grupo de WhatsApp, onde a lista circulou, um participante comentou: “bora não comprar nada deles. Vamos postar”. Já outro membro respondeu: “boicote total”.

A lista é composta por 60 empresas da cidade. Açougues, advogados, bandas, distribuidora de bebidas, escolas, fábrica de doces, fábricas e marcas de calçados, farmácias, lojas de ferramentas, lojas de móveis, pizzarias, rede varejista, restaurantes, serviços gerais (como calhas e gessos) e outros.

Já em outro grupo, um membro afirmou que alugaria o apartamento para pessoas que tivessem votado em Bolsonaro nas eleições. Veja:

Posição da Acif 
A Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) informou que não recebeu a lista em seus canais oficiais, mas não pactua com ações antidemocráticas e que a livre expressão de ideias e opiniões deve ser assegurada.

A associação também alerta para a produção de conteúdos falsos e seus possíveis danos. “A produção e o compartilhamento de fake news podem acarretar diversas consequências jurídicas, ainda mais quando causam danos materiais e morais à pessoa prejudicada”.

As empresas que se sentirem lesadas poderão recorrer à Justiça. A entidade se coloca à disposição para ajudar os seus associados. “Esses têm o suporte da assessoria jurídica da entidade, serviço de consultoria já prestado aos seus filiados”, finaliza a nota.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

37 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Binho
    12/11/2022
    Cade a lista da cidade de Bauru????
  • Francisco Matos
    11/11/2022
    Apreciando os diversos comentários, conclui-se - explicitamente que os não bolsonaristas demonstram cultura de história, linguagem mãe e, principalmente momento político brasileiro. Os que pedem intervenção federal, ainda não saíram do curral, embora o boi \"mestre ou mito\", sequer para no local para os alimentar com a ração fascista que devasta qualquer nação. O pior dessa gente, usam o jargão de Mussolini \" Família, pátria Deus...\"
  • Jennifer
    08/11/2022
    Interessante, aproveitem em quanto podem, porque os meios de comunicação de acordo com o presidente que ira assumir 01/01/2023, serão reguladas.. hahahhahahahahahhahahha ---- e outra coisa, cada o TSE para censurar os fake news
  • Dirceu
    08/11/2022
    Os petistas não propuseram boicotar a HAVAN por apoiar o Bolsonaro??? Os bolsonaristas estão simplismente usando a mesma tática petista!!! nada mais justo!
  • EZEQUIEL EVANGELISTA
    07/11/2022
    RAPAZ ESTOU AQUI DESESPERADO DE DÓ DOS COITADOS EMPRESARIOS QUE NAO PODERÃO VENDER MAIS SEUS PRODUTOS A ESCORIA NAZISTA, AOS RATOS ESCROTOS DE ESGOTO. A FALTA DE CEREBRO, LEVA ESSAS AMEBAS A SE IMAGINAREM IMPORTANTES, LEDO ENGANO. NAO FARÃO A MENOR FALTA. ALIAS ATITUDE MUITO BEM VINDA, CONTINUEM ASSIM, NAO COMPREM DE NINGUEM E CONTINUEM EM SUA ABSOLUTA INSIGNIFICANCIA.
  • ilegal
    06/11/2022
    identificar as pessoas desse grupo e penalizar, simples. Legalmente e criminalmente, só assim para isso parar
  • Denovo,denovo,denovo
    06/11/2022
    Tática nazista sendo empregada em franca e povo achando bonito. Cidadão francano deve ter cunhado o termo cringe pqp
  • RG
    06/11/2022
    Kelmon Kelvin, o Padre de Festa Junina, convida a todos para a missa de sétimo dia do Desgoverno de Satanaro. * 1. 1. 19 +30.10.22
  • Mirt0 Felipin
    05/11/2022
    todos devem ser daquelas \"famílias de bem\".
  • Antônio Carlos
    05/11/2022
    Tudo petista enrustido kkkkkkkk
  • Zetinho
    05/11/2022
    Para o partido que usa sempre as palavras \"Deus\" \"Pátria \" e \"Familia\" que exemplo de atitude....
  • Alessandro
    05/11/2022
    Votei no bolsonaro,mas nao sou bolsonarista! Gente acabou a eleicao!. Infelizmente o Lula será nosso novo Presidente!. Bora democracia!. Daqui a 4 anos veremos se foi bao ou ruim!. Vai trabaiá que vcs ganharao mais. nao é meia dz de gente que vai alterar a nossa constitituicao! acorda povo!
  • Luiz Fernandes
    05/11/2022
    As pessoas sao livres pra decidirem onde elas preferem conduzir seus negocios pessoais, a decisao comum desses individuos em deixar de comprar em certos estabelecimentos e um direito que lhes cabe.
  • André
    05/11/2022
    A Esquerda fez isso por 4 anos e não vi nenhuma materia desse jornaleco falando sobre isso.
    • GCN
      05/11/2022
      Nota da Redação: ficamos sempre impressionados como o leitor "André" dedica tanto tempo a comentar as noticias. É um dos nossos leitores mais assíduos. Obrigado pela fidelidade. Sobre o comentário propriamente dito, recomendamos que procure um médico. O leitor pode estar com problema de memória. E isso, precisa de tratamento.
  • Fabio
    05/11/2022
    Mostra a lista aí, vou consumir só deles! ;D
  • Antônio Carlos
    05/11/2022
    Franca sendo Franca né, dono de posto, dono de fábrica e dono de supermercado pegando auxílio Brasil eles não põe no grupo não né, tudo santo ! Já tem tempo q estamos sendo governados pelo “menos pior” vida q segue
  • Lee Sant´\'ana
    05/11/2022
    ALINE Múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú, SE O Alex Múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú É O BOI RUFIÃO, ENTÃO VOCÊ É A VACA NÉ ???????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
  • Freitas
    05/11/2022
    E daí? A esquerda já promoveu esse tipo de coisa muitas vezes. Já ouviram falar em Sleeping Giants? As pessoas precisam aprender que suas atitudes geram consequências e que as outras pessoas tem direito de escolher de quem comprar. Assim é a vida, minha gente!
    • Adriano
      05/11/2022
      Cada um tem o direito de decidir onde quer comprar, o que quer comprar. Isso se chama democracia. Agora fazer boicote a determinadas empresas por conta de estarem a favor de político A ou B, sinto muito mas isso não tem nada de democrático. Porque então, essas pessoas que estão sugerindo isso, não sugeriram fazer boicote aos postos de combustíveis, supermercados, farmácias, e tudo que ficou cada vez mais caro nesse atual governo? Será que é porque eles são os donos desses estabelecimentos? Agora, sobre o Sleeping Giants, você realmente acha que eles são de partidos de esquerda? Acho que vc está muito mal informado. Acho melhor você ir estudar um pouco, aprender a verificar se uma informação é falsa ou não antes de sair postando um monte de besteira por aí
  • Darsio
    05/11/2022
    Até parece que a maioria do povão compra por esse pseudo patriotismo. A miserabilidade aprofundada pelo governo Bolsonaro é tamanha que, a maioria das pessoas compram onde estiver mais barato. Esses bolsominions dementes podem pintar de verde-amarelo as paredes, o piso, o teto, a privada, os cabelos des seus funcionários que, se os produtos estiverem mais caros, certamente o povão procurará outra loja, mesmo sendo ela vermelha ao extremo. Nessa altura do campeonato, para sobreviver o que manda não é esse falso patriotismo e sim, o que o bolso permite. Além do mais, alguém avise esses idiotas que, na modernidade atual, compramos muito pela internet e, em muitos casos, produtos bem mais baratos do que os vendidos por esses patriotas comerciantes francanos.
  • Darsio
    05/11/2022
    E, olha que os bolsominions amantes de nazismo defendem o slogam: Deus, pátria, família e LIBERDADE. Mas, o que é biberdade para esses caras? Liberdade é ser proíbido de pensar diferente deles? Como observamos, de tão insanos e destituidos de inteligência, os bolsominions se contradizem até mesmo no próprio discurso defendido por eles. As eleições terminaram e vamos seguir a vida. Simples assim!
  • Enibenedito
    05/11/2022
    Que povo imbecil, deem o mesmo a eles. Peguem seus nomes e nunca os deixe comprar tb em sua empresa. Vamos crescer e não andar para trás.
  • Nari
    05/11/2022
    Marcando os petistas como os nazistas marcaram os judeus?
  • Jão
    04/11/2022
    Poxa, se essa lista cai na minha mão é propaganda positiva. Faço questão de divulgar gratuitamente as marcas e produtos no meu meio social. Certamente são empresas civilizadas, que respeitam funcionários, clientes e fornecedores, e mantêm boa governança. Fico feliz que tenhamos tantas empresas com o selo de garantia \"livre de milicianos\" em nossa cidade!
  • Sandro
    04/11/2022
    Ódio é o que fizeram na Havam e no Ceasa,vagabundos PETISTAS provavelmente do MST invadiram saquearam e quebraram tudo comunistas e ainda por cima fraudaram as eleições Bolsonaro ganhou com 66% dos votos válidos fomos ROUBADOS.
    • GCN
      05/11/2022
      Nota da Redação: será que o leitor também acha que Rodrigo Garcia e Haddad foram roubados em São Paulo pelo Tarcísio? Que Freixo foi roubado no Rio pelo Castro? Que Kalil foi roubado em Minas pelo Zema? Que França foi roubado na disputa pelo Senado pelo Astronauta Pontes?
    • Anonimous
      05/11/2022
      É verdade Sandro, vc ta quase certo . na minha conta deu 116 % para o mito tá, aliás não sei se vc ja tá sabendo, mas Deus fez um decreto de nº131313 que substitui Jesus Cristo, Maomé,Buda por Jair Bolsonaro, a diplomação vai acontecer semana que vem ali embaixo, depois de um lugar chamado Ushuaia, chegando lá vire a primeira a direita, não vire a esquerda senão vc cai da terra plana tá, Ah , a viagem é de graça, os caminhoneiros estão adaptando seus caminhões pra seguir em comboio tá, não se preocupe com frio , o véi da Havan ta fornecendo roupas de ótima qualidade, Corre João Gomes e avisa o restante da boia,,,digo , avisa o restante dos cristãos.:>))
  • João Gomes
    04/11/2022
    Eu tenho a lista e já estamos divulgando. Não ajudaram a ferrar o Pais? Agora que se danem! Façam um L
    • Gabiroba
      06/11/2022
      Vc deve ser um dos doentes então. Busque tratamento amigo e vai viver sua vida, ela é curta!
    • Lee Sant´\'ana
      10/11/2022
      É, ESSE CARA TEM PROBLEMA !!!!!!!!
    • Bolsotario
      12/11/2022
      Bem a sua cara mesmo e de quem fez essa lista.. tudo lixo!!! Continua assim com esse pensamento de bosta!
  • Melina
    04/11/2022
    Quando será que esses bolsonaristas irão entender que até a imbecilidade tem limites?
  • raul
    04/11/2022
    eu ja boicoto um monte dos bolsonaristas, madero e havan nao piso por questao de higiene kkkk
  • Mih
    04/11/2022
    A ignorância tá tomando o lugar do racional. Estão querendo retroceder no tempo. Praticar golpe num país onde se preza pela democracia. As famílias estão sendo destruídas por causa de político de estimação seja qualquer um dos lados. Vale a pena isso tudo? Por políticos que nem sabem que vocês existem? Brasil precisa crescer mentalmente ao invés de bajular dois políticos que não valem nem o que vestem. Valores estão invertidos por nada. Acordem.
  • Gabiroba
    04/11/2022
    Quanta baixaria e falta de amor ao próximo. Bando de hipócritas que dizem ser cristãos e de bem, mas na verdade só sabem semear o caos e o ódio. Tá dando nojo desses alucinados.
  • Joao Roberto Oliveira Jacinto
    04/11/2022
    Cada qual é livre para comprar onde bem desejar, temos que respeitar se são apoiadores do presidente ou do nine
  • aparecida donizete de freitas
    04/11/2022
    Será que não perceberam que ainda estamos no governo do Bolsonaro. Lula é só em 2023. Tudo que estão fazendo o prejuizo é do governo do Bolsonaro. Fazendo com que ele tenha um péssimo final de mandato.. è assim que ensinamos as nossas crianças a agir quando perdem. Daqui pra frente nos campeonatios nas escolas, os alunos vão fechar as portas daescolas, destruir as classe, não deixar os professores entrar, porque perderam. Esse é o exemplo.
  • MULLER FERREIRA MALTA
    04/11/2022
    Normal ... Isso e liberdade, e só os petistas não comprar dos bolsonarista...
  • Paulo
    04/11/2022
    Meu Deus que povo doente kkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Gabriel
    04/11/2022
    Que absurdo, precisa de intervenção psiquiátrica já
  • Sah
    04/11/2022
    Gente feia e sem limites. A acid também, péssima representação para os comerciantes. Eu ainda lembro que apoiaram o golpe, agora vem com essa que não apoiam e lavam as mãos. Sangue não se lava.
  • Fabio
    04/11/2022
    Ta aí Kinho, o PT NÃO DESEJA a alternância de poder, ele tem PROJETO De PODER! Quer que desenhe???
    • Alice
      04/11/2022
      Bolsominion ouve falar em Projeto e fica doido. Não reelegeu um presidente sem nenhum projeto pro país e agora não querem que quem tem um, implante. Mais Médicos, Universidade para todos, Licenciatura fomentada, Bolsa família, programas de vacinação, estatuto do idoso, aposentadoria, banco de DNA, valorização do eca, PAC, Minha casa, minha vida. Projeto de poder do povo. Fala aí uma realização do Bolsonaro
    • Daniel
      04/11/2022
      Para de proliferar m**** e vá ler, estudar um pouco querido! Chega de comer grama, já deu né?
    • Gabirola
      05/11/2022
      E pra isso prefere punir empresas locais? É no voto que tem q agir! Democracia....
    • Lee Sant´\'ana
      05/11/2022
      VOCES BOLSONARISTAS SÃO MUITO DIFERENTE DISSO NÈ ????????? QUER QUE DESENHE ???????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Adriano
      05/11/2022
      Amigo, o PT não tentou nenhum golpe antidemocrático, diferente do atual presidente, que desde que se elegeu tentou fazer isso e não conseguiu. E para evitar de ser investigado e a família dele, aparelhou as polícias, principalmente a PF, e encheu de dinheiro a Câmara dos Deputados e o Senado com o orçamento secreto, para evitar mais de 150 pedidos de impeachement, além das rachadinhas, mansões compradas em dinheiro vivo, barras de ouro no MEC e tantos outros escândalos que por falta de sair na grande mídia, a maioria acha que não é verdade. Infelizmente, a maior parte da população se esconde atrás da hipocrisia, de falsa moral, de fake news, para mandar no poder esse monte de corruptos. Vá se informar primeiro, com fatos reais sobre tudo que aconteceu no nosso país antes de sair com uma camisa da seleção e uma bandeira amarrada no pescoço dizendo asneira!!!!
    • Só pra responder o kinho
      09/11/2022
      Maluco projeto de poder é nome de livro do Edir Macedo, acusar o PT tranquilo mas pelo menos acuse do coisas que eles fazem e não vocês , cambada viu ?
  • Kinho
    04/11/2022
    Sério isso, isto é família né, de milicianos, da máfia. Gente, democracia prevê alternância de poder, isto é perfeitamente normal. O PT (e eu não sou petista) já governou este País vários anos, e tudo normal. Libertem suas mentes desta doença, das fake news. Mais amor no corção, menos ódio gratuito. Vamos no mínimo respeitar quem pensa diferente né.