RELIGIÃO

O Valor da presença de Deus

Indubitavelmente, a maneira como Moisés primou pela presença de Deus, é algo extraordinário. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 29/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para o GCN

“Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar”.
Êxodo 33.15

Indubitavelmente, a maneira como Moisés primou pela presença de Deus, é algo extraordinário. Moisés estava convencido de que sem a presença de Deus em sua vida lhe seria inútil se empenhar por qualquer coisa. Por isso, sabia que sem a presença de Deus guiando o povo seria humanamente impossível superar todas as dificuldades da viagem.

Moisés não estava preocupado sobre como as outras nações recebiam orientação contra eles, de como formavam suas estratégias, conduziam os seus governos ou dirigiam os seus exércitos. Tinha consciência de que se Deus estivesse à frente do povo, todos os obstáculos do deserto seriam superados. Esta era a única maneira de sobrevivência no deserto.

Ao falar face a face com o Senhor, disse: “Se a tua presença não for comigo, não me faça subir deste lugar”. Em outras palavras, o que Moisés disse, foi o Seguinte: “Senhor, sem a tua presença não irei a lugar algum. Não darei nem um passo a menos que tenha certeza de que estás comigo”. 

Em tudo isso, há algo que gostaria de destacar. Poucos homens gozaram de uma comunhão tão íntima com Deus como Moisés. O texto que destacamos acima, afirma assim: “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo”. (Êxodo 33.11).

Foi por esta razão que, quando o povo falhou diante de Deus e Moisés intercedeu pelo povo, concernente a sua presença entre eles, Deus lhe respondeu: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”. Que promessa incrível! Em hebraico a palavra descanso aqui significa um repouso confortável, tranquilo. Deus estava dizendo: “Não importa que tipo de inimigos ou de lutas tenha de enfrentar, você sempre poderá encontrar descanso tranquilo em mim”.

Caro leitor, a semelhança de Israel, se uma igreja possui a manifesta presença de Deus em seu seio, inexistirá qualquer agitação, ansiedade que a impeça de prosseguir sua caminhada. Os cultos de adoração não serão apressados, com três hinos, ofertas e um breve sermão. Em vez disto, haverá paz serena, um descanso tranquilo e qualquer pessoa que entrar perceberá isto! O corpo eclesiástico que possua a presença de Deus em seu meio mover-se-á e prestará adoração com serena confiança no Senhor em todas as ocasiões.

Concluindo, gostaria de afirmar que se a presença de Deus é importante dentro do aspecto coletivo, ela se aplica a todo cristão individualmente.

Se você tem a presença de Jesus em sua vida, experimentará a doçura de sua companhia. Você terá paz, tranquilidade e alegria. Você não irá precisar correr de um lado a outro para buscar orientação, com a sensação de que o chão está se abrindo. Você viverá como um vencedor, sabendo que Deus está no controle de tudo.

Então, valorize a presença de Deus e viva para ser santuário de Deus. “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos”? (I Coríntios 6.18) Então, cuide bem do santuário de Deus. 

Deus Vos abençoe.

Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.